23 fevereiro 2008

Spoon e Mazgani Logo na Aula Magna

De Austin, Texas, para o palco da Aula Magna, chega uma das mais importantes bandas americanas do rock alternativo, os Spoon, que editaram em Julho de 2007 o aclamado álbum “Ga Ga Ga Ga Ga”.
Quando Britt Daniel (vocalista e guitarrista) e Jim Eno (baterista) se juntaram em 1993 e escolheram para nome da banda o título de uma música dos avant-garders alemães, Can, estavam longe de imaginar até onde podiam chegar.

Desde 1995, ano em que editaram o primeiro EP, “Nefarious”, até 2007, em que lançaram o brilhante último álbum “Ga Ga Ga Ga Ga”, que os Spoon têm tido uma evolução notável.
Apoiado na extraordinária capacidade de Britt Daniel para escrever canções e numa sonoridade que incorporou o soul no habitual som minimal de piano e guitarra dos Spoon, “Ga Ga Ga Ga Ga” entrou directamente para o 10º lugar do top americano – lugar mais elevado de sempre dos Spoon no top de vendas.

Como bónus há a presença de um dos projectos mais interessantes da música actual nacional. Após ter sido considerado um dos 20 novos artistas mais promissores da Europa pela prestigiada revista francesa Les Inrockuptibles, os poemas de Mazgani (e de alguns outros poetas) estão prontos para serem apresentados ao público: num formato maioritariamente acústico, intimista e de uma paixão rara.

A actuação serve de apresentação a “Song of the New Heart”, o primeiro álbum de Mazgani, recentemente editado. São treze temas, todos da autoria de Mazgani (música e letra) com a excepção de “Song of the Old Mother”, com poema de William Butler Yeats, e “How Sweet I roam’d from field to field”, poema de William Blake, numa celebração da música que nasce da palavra.