05 dezembro 2009

Super Bock em Stock; Noite 1

Pelas 22h a enorme fila para trocar bilhetes por pulseiras que serpenteava pelas escadas do Cinema São Jorge dissipava qualquer tipo de dúvida quanto ao sucesso de adesão dos lisboetas ao segundo desafio de invadir a Avenida da Liberdade à procura da melhor música entre várias salas.
O sucesso de 2008 repete-se este ano, a fórmula está mesmo aprovada.

No Teatro Tivoli houve atrasos no arranque da noite devido a problemas com o voo da primeira banda o que fez com que a primeira opção fosse ir para a sala 1 do São Jorge ver os Wild Beasts. Os ingleses eram um dos nomes mais esperados do fim de semana. Com o segundo disco "Two Dancers" a figurar nas posições cimeiras da maior parte das listas de melhores do ano na imprensa inglesa, o vocalista Hayden Thorpe apostou forte em palco a convencer os portugueses com a sua voz bem aguda que encaixa na perfeição no rock contido dos Wild Beasts. Aquele tom vocal é coisa para cansar os ouvidos ao fim de uns largos minutos mas ao vivo o resultado final flui muito bem.

O bom começo de noite teve correspondência à altura do outro lado da Avenida onde Ebony Bones! montou enorme algazarra para agrado dos fãs que encheram a sala do Tivoli. Chegou atrasada, com uma baixa no elenco já que uma das dançarinas teve problemas com o visto, mas ao som da mesma introdução de "W.A.R.R.I.O.R." que se ouve no disco "Bone Of My Bones" a mulher entra em modo furacão para não mais parar. O grupo parece saído de uma colorida banda desenhada e a mescla sonora entre o tribal dançante e funk/punk dão o ritmo diabólico que todos na sala pareciam esperar. Plateia de pé em dança frenética, e Ebony a motivar a agitação total chamando uma jovem espectadora ao palco que não deixou mal ninguém e dançou à altura que o momento pedia. Houve versões de "Another Brick in the Wall" dos Pink Floyd, ou "I Wanna be Your Dog" dos Stooges, nem faltando o momento de aeróbica com a vocalista a levar a plateia a correr para a esquerda e para a direita para espanto, e preocupação dos seguranças de serviço. Uma bela festa que deu para queimar calorias da cerveja acumulada.

Seguiu-se uma pequena meditação para decidir os próximos passos. Espreitar os Wave Machines no Maxime, ou tentar o Hotel Tivoli para testemunhar o momento de Samuel Úria?
A questão logística da espera pelo elevador que nos leva ao Terraço do Hotel onde acontecem os concertos empurrou-nos para outro espaço. Os relatos pouco entusiasmantes sobre o concerto dos Wave Machine decidiram o regresso ao São Jorge para conhecer os Voxtrot.
Boa escolha.
Os Voxtrot é um quinteto que habita em Austin, no Texas, e apresentam o som rock clássico de boa gente com Costello ou Dylan com um cunho muito próprio.. Foram conquistando a sala rapidamente, e acabaram por ter a plateia rendida a vibrar a cada canção já com toda a gente de pé e com fãs ilustres e entusiasmados nas primeiras filas como Miguel Ângelo, dos Delfins.
Estenderam o concerto por "pedido" do público e foram a boa surpresa desta primeira noite de Super Bock em Stock.

Quem descesse à Sala 2 podiam aderir ao filme "Laudamus Vita" dos portugueses Easyway que era projectado enquanto a banda tocava a banda sonora.
Lá fora o tempo ajudou, a chuva deu tréguas e andava-se bem pela Avenida. Os mais resistentes subiram-na em direcção ao parque de estacionamento do Marquês Pombal para dançarem ao do groove dos Orelha Negra e de Marcelinho da Lua.
Hoje há mais movimentações na Avenida.