20 maio 2008

Adriana Calcanhotto no Coliseu: Apagão no Oceanário

O concerto de apresentação do novo disco «Maré» já levava mais de uma hora de duração quando Adriana cantava «Mulher sem Razão» que subitamente se tornou em mulher sem ... luz! O Coliseu de Lisboa ficou sem electricidade e o espectáculo ficou abruptamente interrompido. Quase meia hora depois , e sem solução eléctrica à vista, a compositora de Porto Alegre resolveu regressar para ao palco com o seus músicos para fazer um encore verdadeiramente unplugged para delícia dos fãs resistentes que entretanto trocaram as cadeiras da plateia por lugares improvisados bem perto do palco para ouvir os últimos temas da noite ao natural. Inesquecível.

Há momentos assim. Uma falha de energia na zona onde está o Coliseu dos Recreios foi o suficiente para marcar este concerto de estreia do novo espectáculo de Adriana Calcanhotto no nosso país. Daqui a uns anos perdura na memória a noite em que a brasileira cantou, e tocou, sem microfones e com as luzes de presença da sala acesas para a plateia lisboeta, fruto de um acidente que julgamos ser inédito naquele espaço.

Até aí Adriana tinha encantado uma sala longe de estar cheia com a apresentação dos excelentes novos temas do disco «Maré». Esta série de concertos é baseado no tema mar que serve de pretexto para uma trilogia na discografia da cantora brasileira. Tudo começou com «Marítimo» em 1998, e agora chega a meio com este «Maré».
São estes os disco que contribuem com o maior número de canções para um espectáculo cuidadosamente pensado a nível visual com o cenário do palco bem azul simulando o fundo do mar onde a banda de Adriana está a tocar. Um oceanário com a banda sonora perfeita, onde se destaca a cantora de vestido vermelho, sentada com o seu violão, a cantar e encantar.

Apesar do fio condutor andar entre os discos dedicados ao mar, Adriana não resistiu a agitar o sossegado público com visitas aos seus estrondosos êxitos como "Vambora", e até uma passagem pelo universo Partimpim com «Fico Assim Sem Você», altura em que perguntou se havia crianças na plateia. Não havia, mas os adultos adoraram, e agradeceram.

De «Maré» foram tocados quase todos os temas, e até um outro que Adriana confessou não saber porque é que não entrou, com destaque para a canção que tem tudo para ser o próximo hino de Calcanhotto por cá; «Um Dia Desses».

Quem se sentiu lesado com o imprevisto acidente pode contactar a organização do concerto que garantiu ao Disco Digital que acede a dar entrada para o concerto de hoje no mesmo local, ou devolver o dinheiro caso seja esse o desejo do espectador que , mesmo assim, viu mais de 80% do alinhamento em condições normais.

in: disco digital