12 maio 2008

The National na Aula Magna: Provavelmente a melhor banda do mundo


(foto: Rita Carmo in: blitz)

E para os que já torcem o nariz perante um título tão pomposo pede-se que pensem numa banda actual que tenha um vocalista com tanta presença em palco, com tanto charme, bem humorado, e que apresente canções tão arrebatadoras quanto «Fake Empire», ou «Squalor Victoria», e com letras tão interessantes. Uma banda que assine discos como «Boxer» e que os defenda de forma absolutamente brilhante ao vivo como os The National fizeram em Lisboa. É mesmo caso para nos lembrarmos da publicidade da cerveja, bebida tão apreciada pelo grupo, provavelmente a melhor banda do mundo.

O disco editado no ano passado, «Boxer» é um daqueles casos raros de unanimidade entre critica e consumidores. Foi eleito como um dos melhores discos do ano por leitores, e redacções de revistas, jornais e páginas de internet. Nesta sua estreia em Lisboa os The National arrasaram de vez assinando grandioso concerto. Depois da já longínqua passagem por Paredes de Coura, e do tardio concerto no fecho do Sudoeste no ano passado, desta vez a banda de Matt Berninger acertou em cheio. Perante uma sala completamente esgotada e completamente rendida desde o primeiro segundo, os National apresentaram todos os temas de «Boxer», apenas ficou de fora «Guest Room».
Em 18 canções de alinhamento só 7 não eram de «Boxer» e isso ajudou a incendiar uma plateia que fez questão de ver de pé a maior parte do concerto, aplaudindo, e dançando e pulando.

Mesmo nas confortáveis cadeiras em frente ao palco muitos fãs recebiam as músicas de pé e de braços abertos. Uma plateia que Matt Berninger apelidou de algo parecido com as nações unidas devido á sua arquitectura.
O ritmo foi intenso, e as canções eram todas acompanhadas nas letras, deixando a banda confortável para retribuir com momentos instrumentais fantásticos no fim de alguns temas.
Cada canção era uma celebração, cada refrão era cantada a plenos pulmões, cada intervalo era aproveitado ruidosamente para mostrar à banda o quanto são queridos por cá. A qualidade das canções dos National fazem estes pequenos milagres de deixar uma plateia histérica silenciada em poucos segundos para escutar introspectivamente temas mais calmos como "Grenn Gloves», por exemplo.
No oposto temos a imagem do caos instalado quando Matt resolveu pular do palco para as doutorais e cantar no meio dos fãs que não demoraram a rodeá-lo já em pleno encore.
Um daqueles concertos que passado uma hora e 40 do começo ninguém quer acreditar que já terminou. Os próprios elementos da banda fizeram questão de prolongar o momento trocando os privados bastidores por uma presença surpreendente bem no meio dos seus fãs para autografar e conversar bem perto da porta de saída da Aula Magna!

A noite em que os americanos The National se renderam ao carinho dos portugueses que, por sua vez, se renderam ao poder das canções. Provavelmente um dos melhores concertos de 2008.

in disco digital