10 julho 2008

Arranca o Alive!08

No mesmo dia em que termina o Super Bock Super Rock no Parque do Tejo (Lisboa), há outro festival que começa no Passeio Marítimo de Algés (Oeiras): o Optimus Alive!. Rage Against The Machine, Bob Dylan, Ben Harper e Neil Young estão entre os convidados da segunda edição, que decorre entre os dias 10 e 12 de Julho.

O Alive! distingue-se da restante oferta festivaleira por viver do encontro entre três vértices: música, arte e ciência. O plano musical é o mais forte. A extensa ementa divide-se entre dois palcos: o principal chama-se Optimus e está reservado aos nomes maiores do rock (Rage Against The Machine, The Hives, The National, Spiritualized, Bob Dylan, Whithin Temptation, John Butler Trio, Neil Young, Ben Harper Donavon Frankenreiter, etc); o palco Metro On Stage está mais vocacionado para sonoridade urbanas e para ritmos com potencial dançante (Tiga, Pixies, Hércules & Love Affair, Vicarious Bliss, Gossip, MSTRKRFT, etc).

O Alive! propõe também uma visita ao jardim do By The Do LaB, que a "Vogue" não hesitou em considerar o "maior espectáculo da terra". Música, água, dança e extravagância são alguns dos ingredientes postos em cena pela companhia californiana. Ainda no registo artístico, vai estar montada uma exposição dedicada ao Guarda Ricardo, personagem criada pelo cartoonista Sam.

No campo científico, o festival aposta numa parceria com o Instituto Gulbenkian da Ciência, com o objectivo de atribuir uma bolsa na área da biodiversidade, além de promover acções "in loco" que despertem para a ciência os milhares de festivaleiros presentes - o "speed dating" com cientistas é uma delas.