19 julho 2008

FMM Sines, Porto Covo noite1: Da Lusofonia até NY

A 10ª edição do Festival das Músicas do Mundo de Sines chegou ao palco de Porto Covo. Uma noite de sexta feira já bem concorrida em termos de público que acolheu com entusiasmo a música portuguesa d'A Naifa, recebeu com carinho a voz de Cabo Verde de Herminia, e dançou pela noite fora ao som da mescla de ritmos dos norte americanos Hazmat Modine.

As honras de abertura ficaram a cargo dos portugueses, tal como já acontecera há um ano com os Galandum Galundaina. Esta noite foi o projecto A Naifa que marcou o arranque das festividades no palco da aldeia de Porto Covo junto ao porto de pesca.
Apesar da ausência forçada de João Aguardela o quarteto esteve firme e bem liderado pela guitarra portuguesa de Luís Varatojo e pela excelente voz de Mitó.
O alinhamento passou pelos 3 discos editados com natural destaque para os temas do mais recente «Uma Inocente Inclinação para o Mal». O fado revisto pela Naifa abriu muito bem a noite.

De Cabo Verde chegou-nos a voz experiente de Herminia. Senhora que já ultrapassou a bonita casa dos 60 anos tem toda uma vida dura cantada na sua voz para partilhar com uma audiência que a acolhe com carinho. Prima da grande Cesária Évora, Herminia embalou Porto Covo com a sua voz agudamente doce e desfilou canções dos seus dois discos editados. Ela que só apareceu no circuito de concertos já sexagenária e que parece disposta a recuperar o tempo perdido de dias dificeis. Herminia encantou, e a plateia dançou ao som dos temas de «Coraçon Leve», editado em 1998, e de «Do Sal», editado há dois anos.

Para fechar a noite aposta ganha nos norte americanos Hazmat Modine. Wade Schuman é o vocalista e líder que dá o mote com a sua harmonica para uma entusiasmante viagem instrumental baseada no jazz dos clubes de Nova Iorque a cruzar com ritmos excitantes que tanto podem ir do reggae, ao blues, como seguir pelas melodias klezmer. Uma banda de excelentes músicos que estendem todos os temas por autênticas jams que não deixam ninguém parado em frente ao palco.
Um fim de noite bem balançado.

vídeo: a naifa