21 julho 2008

Faiz Ali Faiz substitui Asif Ali Khan & Party no Festival Músicas do Mundo de Sines

O grupo paquistanês Asif Ali Khan & Party não vai poder estar presente no concerto do Festival Músicas do Mundo de Sines programado para o dia 25 de Julho, às 21h30, no Castelo. De acordo com o agenciamento, não podendo o artista provar a posse de recursos financeiros que na realidade não tem, o visto de entrada na Europa foi-lhe negado, repetindo-se uma situação que nos últimos anos tem impedido a vinda à Europa de muitos dos melhores músicos dos países mais pobres de África, Ásia e América Latina.

Felizmente, Faiz Ali Faiz, o outro grande "qâwwal" paquistanês, perfeitamente a par de Asif em qualidade e estatuto, está em digressão pela Europa e disponibilizou-se para adiar o regresso ao seu país para estar presente no festival de Sines.

Nomeado em 2005, 2006 e 2008 na categoria de melhor artista da Ásia / Pacífico dos prémios de “world music” BBC Radio 3, Faiz Ali Faiz tem sido, na primeira década do novo milénio, o artista que de forma mais constante tem carregado a tocha do mestre Nusrat Fateh Ali Khan nos palcos internacionais.

Nascido em 1962, provém de uma família com sete gerações de cantores "qâwwali", a música do misticismo muçulmano que, através da repetição da palavra ("qaul"), procura estimular no ouvinte o contacto directo com Deus ou, para quem não é crente, com uma forma superior de experiência estética.

Conhecedor profundo desta tradição, Faiz tem também procurado pontos de contacto com outras músicas, nomeadamente o flamenco, género com o qual o "qâwwali" partilha raízes.

Com genes, escola e uma voz poderosa, Faiz Ali Faiz promete fazer chegar o público do FMM 2008 ao "haal", o estado do puro êxtase.