01 outubro 2009

Dia Mundial da Música

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Música celebrado um pouco por todo o país com diferentes iniciativas.
A data foi instituída em Outubro de 1975 pelo «International Music Council», uma ONG, fundada em 1948 sob patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), e que visa a promoção de valores de paz e amizade, por intermédio da música.

Um pouco por todo o país assinala-se este dia com iniciativas que pretendem homenagear esta prática cultural humana. Em Lisboa, o Museu do Oriente vai assinalar o Dia Mundial da Música com uma oficina 15h00 horas que pretende que os visitantes descubram «os sons dos objectos em exposição». A oficina vai permitir «escutar, cantar, brincar e deixar-se encantar com as muitas surpresas melodiosas que surgem em todos os recantos do espaço expositivo», revela o comunicado do Museu. A inscrição prévia é obrigatória e o preço é de 5 euros por pessoa.

As celebrações do Dia Mundial da Música são ofuscadas pelos números, que revelam que as vendas de música continuam a cair e nem mesmo o formato digital, que cresceu em 2008, escapa. Segundo Eduardo Simões, director-geral da Associação Fonográfica Portuguesa, citado pelo Correio da Manhã, a quebra no consumo de música no primeiro semestre de 2009 situa-se «entre 15 e 20 por cento». Uma tendência antiga que tem vindo a agravar-se. «É preocupante», frisou.

fonte jornal digital