10 março 2007

Tora Tora Big Band@ Santiago Alquimista: Sigam a Banda!

Ao apelo de comparência no Santiago Alquimista para uma noite de festa em que a Tora Tora Big Band ia apresentar o seu novo disco, houve uma forte adesão de público que encheu a sala sita na encosta do Castelo de São Jorge. E a banda aproveitou para tocar as novas composições que desta vez contam com apoios vocais de gente ilustre como Kika Santos, André Cabaço ou Silvia Hysteria Iberica. Todos apareceram e o povo dançou com prazer durante mais de uma hora.

São um dos projectos mais interessantes a nível musical, tanto pela originalidade, como pelo risco. Não é todos os dias que vemos por cá uma autêntica banda em palco com 12 elementos, sendo que 7 são só a secção de sopros. Todos seguem a batuta de Francesco Valente, o irreverente líder que armado com o seu baixo vai criando um bem disposto elo com a plateia.

Depois é só seguir a banda, a música vale por si só momentos de prazer, divertimento, e «obriga-nos» a mexer, a dançar sem parar. Sempre guiados pelos instrumentos de sopro, os Tora Tora vão desfilando ritmos globais que atravessam a salsa, o samba, o tango, o afrobeat, o jazz, ou a valsa, tudo com grande competência e uma alegria contagiante.

O facto de neste novo disco haver temas cantados favorece os escoamento, e ligação das várias canções.

Natural destaque para «Elephants Run» com Kika Santos, e que será o primeiro avanço de apresentação deste «Tora Tora Cult». A cantora ainda dá voz a um «Velho Samba», com sotaque e tudo, e depois há «La Magia del Amor» com Hysteria Iberica, e o tempero africano de «Moca Man» com André Cabaço.

Uma excelente apresentação para o segundo disco da Tora Tora Big Band que merece ser ouvido, e descoberto por toda a gente.

in Disco Digital