A Blitz avança com os concertos já confirmados para 2008. Vão apontando na agenda:
O ano arranca com o anunciado concerto dos Babyshambles no Coliseu de Lisboa, a 8 de Janeiro, e encontra a primeira surpresa na visita dupla dos ingleses The Go! Team. A 18 de Janeiro, a banda de «Do It Alright», que a BLITZ destacou na sua lista de melhores do ano, toca no Lux, em Lisboa; no dia seguinte, passa pela Casa da Música, no Porto.
O realizador e músico Emir Kusturica vem com a sua Non Smoking Orchestra aos coliseus do Porto e Lisboa, a 25 e 26 de Janeiro respectivamente. A 4 de Fevereiro, os ingleses Charlatans tocam na Aula Magna, em Lisboa.
A 15 de Fevereiro, os americanos 30 Seconds To Mars, liderados por Jared Leto, estreiam-se ao vivo no nosso país com um concerto no Coliseu dos Recreios.
A 23 do mesmo mês, o crooner Richard Hawley e o norte-americano Joe Henry são os primeiros nomes confirmados no Festival para Gente Sentada, a realizar-se como habitualmente em Santa Maria da Feira.
Também a 23 de Fevereiro, os norte-americanos Spoon, que em 2007 actuaram em Paredes de Coura, dão um concerto em nome próprio na Aula Magna, em Lisboa.
Concerto confirmado há vários meses é o dos Korn no Pavilhão Atlântico, a 27 de Fevereiro.
Lou Rhodes, a antiga vocalista dos Lamb, apresenta o seu segundo disco a solo, Bloom , com um concerto no Santiago Alquimista (a 29 de Fevereiro) e outro na Casa da Música (1 de Março).
Em Março, há espectáculos dos Within Temptation (dia 7, no Coliseu de Lisboa); Cure (dia 8, no Pavilhão Atlântico) e Alicia Keys (dia 19 na mesma sala). Destaque ainda para a primeira actuação em Portugal da banda «teen» do momento, os Tokio Hotel. Os alemães tocam no Atlântico a 16 de Março.
Ainda em Março, a agenda «acusa» as estreias dos canadianos Caribou (aka Manitoba) e Patrick Watson - o primeiro actua no Santiago Alquimista a 12 de Março, o segundo ocupa a Aula Magna no dia seguinte. Em Famalicão, o aclamado John Vanderslice toca na Casa das Artes no primeiro dia de Março.
Em Abril, os Editors visitam o Campo Pequeno, em Lisboa (dia 2) e o Coliseu do Porto (dia 3). Mark Knopfler toca, também na Praça de Touros do Campo Pequeno, a 4 de Abril; Danko Jones passa pelo Santiago Alquimista a 20 do mesmo mês; os Backstreet Boys regressam ao Atlântico a 25 de Abril e Joe Satriani apresenta-se a 30 de Abril no Coliseu de Lisboa e a 1 de Maio no do Porto.
Em Abril, destaque ainda para a visita dos finlandeses Nightwish, que tocam nos coliseus do Porto e Lisboa, a 18 e 19 de Abril respectivamente.
Em Maio, os veteranos Einstürzende Neubauten actuam na Casa da Música (dia 3) e na Aula Magna (dia 4), ao passo que a 26 de Junho o Atlântico acolhe o regresso de Jack Johnson.
Segue-se a época dos festivais, com três nomes grandes já confirmados: a 9 de Julho, os Iron Maiden tocam no Super Bock Super Rock. A banda traz a Portugal a digressão Somewhere Back In Time , onde deverá revisitar 30 anos de carreira. A pilotar o avião dos ingleses virá o vocalista Bruce Dickinson, legítimo detentor de um brevet. O bilhete para o dia dos Iron Maiden custa 40 euros.
No dia seguinte, ou seja, a 10 de Julho é a vez de os Rage Against the Machine visitarem Portugal. A banda de Tom Morello e Zack de la Rocha já confirmou a presença na edição de 2008 do Optimus Alive, a realizar, tal como em 2007, no Passeio Marítimo de Algés (Oeiras).
A 12 de Julho, Ben Harper vem apresentar o novo disco, Lifeline , também no Alive. Os bilhetes custam entre 45 euros (um dia) e 80 euros (passe de três dias).
Quanto ao Rock In Rio - Lisboa, até ao momento tem três artistas confirmados: a brasileira Ivete Sangalo e Alejandro Sanz têm presença assegurada nos dias de abertura de ambas as edições ibéricas do mega-festival – 30 de Maio em Lisboa e 27 de Junho em Madrid.
Já Lenny Kravitz toca no Parque da Belavista a 8 de Junho.
-