30 setembro 2008
Lost dos Coldplay
Vídeo Lost
29 setembro 2008
Os Pontos Negros
28 setembro 2008
Novas dos Basement Jaxx
Chama-se Planet 1 tem 3 faixas e pode ser ouvido aqui:
Basement Jaxx / Planet 1 EP [2008]
Visão de Mafalda Arnauth
Visão
27 setembro 2008
26 setembro 2008
Tori Live
O disco capta espectáculos da cantora na cidade suíça em 1991 e 1992 e apresenta versões de «Whole Lotta Lova», dos Led Zeppelin, e «Smells Like Teen Spirit», dos Nirvana.
Alinhamento:
Disco 1 - 1991 Show
Silent All These Years
Precious Things
China
Crucify
Leather
Song For Eric
Upside Down
Happy Phantom
Winter
Thank You
Disco 2 - 1992 Show
Little Earthquakes
Crucify
Silent All These Years
Precious Things
Happy Phantom
Whole Lotta Love / Thank You
Me And A Gun
Winter
Smells Like Teen Spirit
25 setembro 2008
«Kalemba (Wegue Wegue)» dos Buraka
Kalemba (Wegue Wegue)»
24 setembro 2008
Cut Copy no Lux a 22€
13 DE NOVEMBRO (LUX)
ENTRADA * 22 EUROS
organização da EVERYTHINGISNEW.
23 setembro 2008
Primeiro Vídeo dos Peixe : Avião
O tema integra o alinhamento de 40.02, editado a 15 de Setembro.
Depois da primeira maquete Finjo a fazer de conta feito Peixe : Avião, o trabalho é apresentado por Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta como "o novo fado do século XXI" - portugalidade na esteira de Radiohead, dos "Pink Floyd de Syd Barrett e dos Van Der Graaf Generator de Peter Hammill, passando pelo krautrock dos Faust ou dos Neu!".
in blitz
22 setembro 2008
Alicia Keys e Jack White Para 007
ouvir aqui: «Another Way To Die»
21 setembro 2008
Saudades do Verão
The Breeders-Saints
I like all the different people
I like sticky everywhere
Look around, you bet I'll be there!
Hot metal in the sun
Pony in the air
Sooey and saints at the fair
Saints alive you're saying
Walk in ... squares
The hid are out, out for the year
It's a lot of face
A lot of crank air
Eroding around here
Summer's ready
Summer is ready when you are
20 setembro 2008
19 setembro 2008
18 setembro 2008
James Murphy (LCD Soundsystem) no Lux Hoje
O nome James Murphy pode, à partida, não dizer muito. Mas os mais atentos sabem que se trata do nome verdadeiro do mentor do projecto LCD Soundsystem. E sabem também que as suas actuações têm por hábito ultrapassar as expectativas mais altas. Murphy vai estar no Lux, em Lisboa, para comandar o serão de 18 de Setembro.
Murphy tem tantas credenciais como produtor que chegou a ser chamado de "Pharrell Williams do punk-funk". Mas tentar colocar-lhe uma etiqueta é tarefa capaz de dar nós na cabeça de qualquer um - e juramos que ele se diverte com isso. Dentro da sua música há indie, há rock, há batidas e há linhas de baixo demasiado sedutoras para serem apenas uma coisa.
No ano passado, James Murphy lançou, juntamente com o baterista Pat Mahoney, a sua contribuição para a série de discos de remisturas editada pelo clube londrino Fabric. É esse registo que dá o mote para esta digressão conjunta, que visita o Lux depois de passar por Nova Iorque (a cidade que viu nascer as famosas festas Special Disco Version, prontas a decalcar para o clube lisboeta) e antes de se instalar no próprio Fabric.
in público
17 setembro 2008
O Regresso dos Cut Copy
Se as datas se confirmarem, este é o regresso da banda a Portugal, depois da enorme estreia no último Sudoeste. Recorde-se que no dia 13 de Novembro, Boys Noize actuará no Lux numa iniciativa que celebra os 10 anos da discoteca.
16 setembro 2008
Herman José Explica
(estava a cantar e a tocar guitarra e o público começou a bater palmas ao ritmo)
"NÃO QUERO PALMAS!"
"As palmas estão para a música como o pé de atleta está para a zona interdigital dos pés... é impossível ir a um ginásio sem apanhar pé de atleta, como é impossível dar um espectáculo sem que o povo comece a bater palmas".
Vénia, grande Herman.
15 setembro 2008
U2 em Portugal. Mesmo.
"Haverá concerto dos U2, mas não é o que está à venda naquele site. É tudo mentira", sublinhou o responsável. "É preciso que as pessoas saibam que esses bilhetes são completamente falsos e que estão a ser enganadas", adiantou ainda, frisando que a banda ainda não divulgou a agenda oficial da digressão.
Madonna @ Parque da Bela Vista: Desilusão
( foto de Rita Carmo - blitz )
O termo de comparação é a passagem de há poucos anos no Pavilhão Atlântico, e partindo desta base é fácil concluir já que a noite de ontem soube a pouco, e até a desilusão.
Madonna acabou de entrar nos 50 anos e faz questão de mostrar em palco que continua fresca fisicamente e com os dotes de bailarina/coreografa inatacáveis.
O problema está mesmo na música. E dando já o natural desconto de estarmos perante o auge do que de melhor o glamour da pop tem para nos dar, que como se sabe assenta mais na imagem do que no som, é preciso dizer que as canções de Madonna ao vivo conseguem perder em quase todos os aspectos para aquilo que se conhece dos registos de estúdio.
Já se sabe que nos dias de hoje a internet manda e concertos deste já não surpreendem ninguém que tenha espreitado, e até ouvido, os concertos anteriores desta digressão. Ontem o alinhamento não sofreu um único desvio e comprovou-se que as roupagens mais dançantes que Madonna resolveu dar a todos os temas, até os mais clássicos, descambam perigosamente na fronteira entre a batida dance e o ambiente de uma feira ao pé dos carrinhos de choque.
Depois há a aposta na imagem de cantora rock com a pose clássica de guitarra na frente do palco. Não é por maldade que escrevo que a senhora já não tem idade para andar ali a brincar ao air guitar, é apenas uma constatação. Acaba por ser ridículo ver Madonna a fingir que toca.
Mais grave é a sensação que invade a multidão que encheu completamente o Parque da Bela vista quando se ouve a voz de Madonna nas colunas enquanto ela em palco está a dançar sem estar a cantar. O fantasma de Britney Spears no Rock in Rio pairou por ali uns largos minutos.
Junte-se o efeito de sonolência provocado nas várias pausas disfarçadas com longos vídeos, ou a passagem de microfone a terceiros.
De resto o ritual foi cumprido, uns acenos para Lisboa e Portugal, alguns momentos bem conseguidos a nível gráfico e visual nos efeitos de palco, um som fabuloso a encher o recinto, ecrans bem distribuídos para que ninguém ficasse sem saber o que se passava lá em baixo no palco, e uma multidão de 75 mil pessoas sedenta de mega concertos a rejubilar em comunhão a passagem do ícone mais emblemático da pop.
14 setembro 2008
Bilhetes U2 no Porto Desmentidos
E avisam para não comprar os bilhetes do Ticket Unlimited
Dia Madonna: O Concerto em Cardiff
Para ouvir enquanto se caminha para o Parque da Bela Vista:
Madonna - Live@The Millennium Stadium Cardiff 23-8-2008
U2 em Dose dupla no Dragão em Agosto de 2009
As Datas estão no epilepsiaemocional.!!
11 AGOSTO 2009 Ter
U2 Porto - Estádio do Dragão
12 AGOSTO 2009 Qua
U2 Porto - Estádio do Dragão
13 setembro 2008
Semana Madonna: 5/5 Melhores Telediscos
12 setembro 2008
Semana Madonna: Factos e Números
Nesta nova digressão Madonna mantém a postura de irreverência e polémica.
Em Cardiff, no Reino Unido, interpretou "Get Stupid" enquanto eram projectadas em fundo imagens de Hitler, de Robert Mugabe e de John McCain.
Em Roma, dedicou a música "Like a virgin" ao Papa Bento XVI.
Com 50 anos, feitos em Agosto, Madonna chegará a Lisboa com uma equipa de 250 pessoas e mais de 600 horas de ensaios.
O palco terá apenas 45 centímetros de altura, porque a cantora quer estar ao mesmo nível dos espectadores. O concerto será dividido em quatro partes, cada uma com coreografia, cenário e guarda-roupa específico.
Produção milionária nos 25 anos de carreira
Madonna terá a seu lado 16 bailarinos e 12 músicos para interpretar 25 anos de carreira, com uma breve passagem pelo passado com "Into the groove", "Like a prayer" ou "La isla Bonita", tema revisitado na companhia de músicos ciganos romenos.
As jóias que vai usar estão avaliadas em 1,2 milhões de euros.
Nesta digressão, Madonna não dispensa ainda um massagista, um quiroprático, 12 trampolins para treinar com os bailarinos e 69 guitarras para os músicos.
A primeira parte do concerto em Lisboa é feita pela cantora sueca Robyn.
O recinto abrirá ao público às 17:00, Robyn começa a actuar às 20:00 e Madonna entrará em palco às 21:15.
"Hard Candy", o 11.º álbum da sua carreira que justifica a actual digressão, já ultrapassou os três milhões de exemplares vendidos e representa o fim de um contrato de 25 anos com a editora Warner.
A última digressão de Madonna, "Confessions", de 2006, rendeu 139 milhões de euros só de receitas de bilheteira.
11 setembro 2008
Semana Madonna: 4/5 Melhores Telediscos
Filmado a preto e branco em 1990 e com direção de David Fincher, o teledisco transmite o clima do cinema dos anos 30 e 40 e é inspirado nas grandes estrelas de Hollywood da época. A faixa faz parte do álbum “I’m Breathless”, que tem músicas inspiradas no filme “Dick Tracy”.
10 setembro 2008
Semana Madonna: 3/5 Melhores Telediscos
Uncut Outubro ( Com Direito a Link Para o CD e Tudo)
sobre o cd apresentado pelo compilador, John Mulvey jornalista da Uncut:
Wild Mercury Sound presents "Interstellar Overdrive"
A bit of shameless self-promotion today, since I’ve spent the past month or so selecting a bunch of tracks for a new CD which comes free with the new issue of Uncut, out this Thursday or thereabouts. Ostensibly, “Interstellar Overdrive” is a compilation of newish psych to coincide with our Pink Floyd cover story. Alternatively, though, it’s a bit like a Wild Mercury Sound playlist.
I envisaged it as something of a sequel to the “Comets, Ghosts & Sunburned Hands” CD I put together a couple of years ago, and to that end, I think that only Black Mountain recur from that selection of bands. Stephen Malkmus and Espers have been on other Uncut CDs, but mostly this lot are pretty fresh – albeit, in the case of James Blackshaw especially, some might say hideously overexposed at Wild Mercury Sound.
Obviously, I can imagine some gripes about the notional psychedelic content of some of these tracks: Endless Boogie, for instance, though the temptation to start a CD with “Smoking Figs In The Yard” was too great to resist. Apologies, while I’m at it, to the mighty Sumatran band Suarasama, who appear to have had their name misspelt on the sleeve. And sorry, too, to the equally fine Sinoia Caves, who we couldn’t squeeze onto the tracklisting.
Here is the tracklisting, to whet your appetites or otherwise.
1 Endless Boogie - Smoking Figs In The Yard (No Quarter)
2 Stephen Malkmus & The Jicks - Elmo Delmo (Domino album)
3 Black Mountain - Wucan (Jagjaguwar)
4 Wooden Shjips - We Ask You To Ride (Holy Mountain)
5 Brightblack Morning Light - Hologram Buffalo (Matador)
6 White Rainbow - Mystic Prism (Kranky)
7 Animal Collective - #1 (Domino)
8 Caribou - Eli (City Slang)
9 Mike Wexler - Pneuma (Amish)
10 Yeasayer - Ah, Weir (We Are Free)
11 Suarasama - Fajar di Atas Awan (Drag City)
12 James Blackshaw - Spiralling Skeleton Memorial (Important)
13 Espers - Widow’s Weeds (Wichita)
14 Voice Of the Seven Woods - Second Transition (Twisted Nerve)
15 Sic Alps - Co/Ca (Siltbreeze)
CD "Interstellar Overdrive"
09 setembro 2008
Lightning Bolt na ZdB e Silver Mt. Zion no Passos Manuel
O concerto dos Lightning Bolt está marcado para 23 de Novembro. Mais informações no Tiny Mix Tapes.
Os Silver Mt. Zion vão ao Porto a 1 de Novembro adianta o Bodyspace.net.
Semana Madonna: 2/5 Melhores Telediscos
Noel Gallagher Empurrado em Palco!
08 setembro 2008
THE GUTTER TWINS MARK LANEGAN & GREG DULLI Hoje no Santiago Alquimista
Mark Lanegan alcançou a fama como vocalista dos Screaming Tree, Greg Dulli como o magnético líder dos Afghan Whigs. Depois do fim de ambos os projectos, Lanegan e Dulli continuaram a alcançar sucesso, por conta própria.
Enquanto Lanegan lançava álbuns a solo e colaborava com uma imensa paleta de artistas, dos Queens of The Stone Age a Isobel Campbell (ex-Belle & Sebastian), Dulli criou os Twilight Singers, uma mistura inovadora de Indie, Soul e música electrónica.
Finalmente juntos, os The Gutter Twins surgiram de um rumor que Lanegan contou a um jornalista, quando os dois músicos começaram a colaborar, em 2002. O que começou como um rumor, transformou-se num álbum cru e honesto, Saturnalia.
Lançado dia 4 de Março, pela mítica editora indie Sub Pop, Saturnalia será a base do concerto que marca a estreia dos The Gutter Twins em Portugal, hoje, no Santiago Alquimista.
PREÇO DOS BILHETES E LOCAIS DE VENDA
Santiago Alquimista * 8 de Setembro
Preço Único * 18,00 Euros
Semana Madonna: 1/5 Melhores Telediscos
Como se sabe a imagem sempre foi o segredo do sucesso da cantora. Arrojados vídeos, letras provocantes, mudanças estéticas, uma artista sempre em movimento, sempre em actualização permanente.
Dos muitos telediscos de Madonna vou destacar aqui os 5 melhores, matéria sempre subjectiva, e começo por "Oh Father" de 1989.
O clima nostálgico é o tom deste vídeo que foi inspirado no filme “Citizen Kane (1941)”, de Orson Welles. Com direção de David Fincher, “Oh Father” foi todo produzido em preto e branco e faz parte do disco “Like a Prayer”:
07 setembro 2008
MTV Video Music Awards
06 setembro 2008
Brian Eno em Destaque
Chama-se "Everything That Happens Will Happen Today" e até Outubro só pode ser obtido pela internet. No próximo mês conhece a edição em disco numa roupagem de luxo.
O disco tem bom momentos do que eles chamam de folk electronic gospel. Não entusiasma como a primeira aventura mas reconforta o ouvido.
Ao mesmo tempo temos uma bem mais interessante edição em livro da possível biografia de Brian Eno que retrata desde os tempos de músico nos Roxy Music até ao dia de grande produtor a nível mundial: On Some Faraway Beach: The Life and Times of Brian Eno by David Sheppard.
05 setembro 2008
A Deolinda Chega à Aula Magna
Escrevi eu a 8 de Maio: O leitor lembre-se que enquanto não vir a Deolinda ao vivo, o seu ano de 2008 , musicalmente, não faz sentido.
É agora, pessoal!
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais por 15 euros, para o anfiteatro e 20 euros para as doutorais.
Festa do Avante - Concertos
Sexta-feira, 5 de Setembro
[21h] ANDRÉ CABAÇO
[21h] TÍBIA
[22h] ENEIDA MARTA
[22h30] TRIGO LIMPO
[23h] TABANKA DJAZ
[00h] RONCOS & CURISCOS
[00h]CANELA
[00h30]LOS CUBOS
[01h] MARIANA ABRUNHEIRO + FILIPE RAPOSO
Sábado, 6 de Setembro
[15h30] FADOMORSE
[16h30] NAVEGANTE + AMÉLIA MUGE, MIMO EPIFANI + JOÃO AFONSO + RUI JÚNIOR + TTUKUNAK
[17h] GALANDUM GALUNDAINA + TOQUES DO CARAMULO
[18h] TUCANAS
[18h30] KUMPANIA ALGAZARRA
[18h] KRISSY MATHEWS
[19h30] COAL PORTERS
[20h] CHAD DUGHI
[20h30] NUNO MINDELIS
[21h15]VELHA GAITEIRA
[21h15]PROJECTO CONHECENDO PAREDES
[21h30] VIEUX FARKA TOURÉ
[22h15]RON KAVANA
[22h30] JÚLIO PEREIRA
[22h30]AL-MOURARIA
[23h] PEDRO JÓIA
[00h] CAMANÉ
[00h]ENTRETANTOS
[01h] SEBASTIÃO ANTUNES
Domingo, 7 de Setembro
[14h30] TERRAKOTA
[15h30] MU
[16h30] XAILE
[16h30] MONKADA
[19h30] ANDRÉ FERNANDES QUARTETO + MÁRIO LAGINHA
[20h15]FERNANDO TERRA
[21h45]RAÍZES DE CABO VERDE
Legenda:
Palco 25 de Abril
Auditório 1º de Maio
Palco Arraial
AvanTeatro
Palco Setúbal
Palco Solidariedade
Palco Café Concerto de Lisboa
programa oficial
04 setembro 2008
Regresso de dEUS
dEUS
03 setembro 2008
Setembro na Esplanada - ROCK E ROCKY
O Rock é o mote das noites de projecções ao ar livre em Setembro na Esplanada, mais exactamente "Rock numa Noite de Verão", num programa dedicado ao "filme-concerto" numa série de 12 sessões onde a excepção ao Rock é o último "Rocky", o "Rocky Balboa" de Sylvester Stallone, na projecção das 22h30 de 27 de Setembro especialmente dedicada aos Amigos da Cinemateca.
"Monterey Pop", de D.A. Pennebaker abre o programa musical, no dia 4, seguindo-se-lhe, a 5 e 6, "Stop Making Sense", de Jonathan Demme com os Talking Heads, e "Woodstock: Three Days of Peace and Music - The Director's Cut", de Michael Wadleigh com Joan Baez, Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Ten Years After, Richie Havens, Sha-Na-Na, Arlo Guthrie, Crosby Stills & Nash.
A segunda semana traz os Pink Floyd ("Pink Floyd: Live at Pompeii", de Adrian Maben, no dia 11), os Led Zepplin ("The Song Remains the Same", de Peter Clifton e Joe Massot, no dia 12) e os Rolling Stones ("Let's Spend the Night Together", de Hal Ashby, no dia 13).
"200 Motels" de Tony Palmer e Frank Zappa dá a ouvir Frank Zappa e os Mothers of Invention, Ringo Starr, Theodore Bikel e Keith Moon (no dia 18); "Let It Be" traz os Beatles à Esplanada (no dia 19) e "The Last Waltze", de Martin Scorsese, põe em palco The Band, Bob Dylan, Neil Young, Van Morrison, Muddy Waters, Joni Mitchell, Lawrence Ferlinghetti (no dia 20). As duas últimas sessões do programa são tempo de "Rock'n'Roll High School", de Allan Arkush (no dia 25) e "U2 - Rattle and Hum U2", de Phil Joanou (no dia 26).
02 setembro 2008
O Regresso dos Calexico
O disco "Carried To Dust" sai na próxima semana.