16 agosto 2007

Festival Paredes de Coura: Última Noite

O Minho continua belo como sempre. Os rojões, e o vinho verde, em Ponte de Lima estavam de tal maneira apetitosos que não consegui chegar ao recinto a tempo de ver as Electrelane. Paciência, a gastronomia regional tem muita força.
Mas de estômago bem aconchegado vi um excelente concerto dos Sonic Youth que não se inibiram de ir ao fundo do baú buscar aqueles temas que nos recordam a adolescência, e fecharam a edição 2007 do Paredes de Coura em grande estilo.
Edição que fica marcada por um cartaz fraquinho e isso acabou por se reflectir na menos numerosa assistência de que me lembro de ver no anfiteatro verdejante desde que visito o Festival que já leva 15 anos de vida. Eu tenho ido a Paredes de Coura desde a edição de 1999 quando os Mr. Bungle deram aquele concerto maravilhoso!
Antes dos Sonic Youth as Cansei de Ser Sexy também arrancaram um bom concerto. Vinho do Porto, e vinho verde, foram elogiados pela vocalista. Esta gente aprende depressa o que é bom!
As outras duas bandas é que foram aborrecidas. A malta do assobio é grande candidata a ficar na história com aquele musiquinha e pouco mais, e os outros ... Maus demais.
A organização não adiantou números oficiais, mas o facto de anunciarem que a próxima edição vai decorrer num fim de semana deixa adivinhar que nem o numeroso contingente espanhol disfarçou a pouca afluência. Também é melhor pensarem num cartaz mais forte, ao nível do que aconteceu ontem nas duas últimas actuações da noite.
Mas vir ao Minho é sempre um prazer, e um ritual obrigatório nem que seja uma vez por ano sob pretexto de um Festival.