05 setembro 2007

Freddy Locks - Bring Up The Feeling

O reggae tem sido a área musical que mais adeptos tem ganho nos últimos meses no nosso país. Basta um olhar mais atento pelas agendas de concertos de norte a sul para verificarmos as imensas sugestões baseadas em sonoridades da Jamaica que contemplam a divulgação de lendas, ou de novatos. Também as ramificações mais concentradas na Alemanha são recebidas de braços abertos por cá, é ver os fenómenos Gentleman ou Patrice.
Todo este entusiasmo tem desenvolvido o interesse pela cultura rastafari, e tem dado ao mundo algumas boas propostas portuguesas ao longo dos anos como os Mercado Negro, e os Kussondulola.
Mas é agora que se sente que o reggae nacional atinge o patamar mais alto e convincente com actuações ao vivo bem interessantes de vários projectos, e (finalmente!) o aparecimento de registos discográficos maiores.
Este "Bring Up The Feeling" é um dos documentos que atestam a maturidade na área da produção, composição, musicalidade, e gravação de reggae feito por cá.
Freddy Locks assume-se como figura de proa na área, e na companhia da família mais feliz do país, a Família Fazuma, assina um excelente disco de reggae.
Canções como "Fazuma", sim uma dedicatória à família, "Bring up the Feeling", ou "Wake Up", são clássicos imediatos do curto reportório português para a causa de Jah.
Um disco equilibrado, bem produzido, e de entusiasmo contagiante é o que Freddy Locks tem para nos dar.
Do melhor do que se faz por cá!