01 junho 2008

Rock In Rio-Lisboa 3º Dia: Palco Sunset


Os encontros imediatos ao pôr do sol cantados em português conheceram mais curiosos cruzamentos ao 3º dia do Rock in Rio. O sol e o calor ajudaram a compôr o espaço do palco Sunset que recebeu os sons dos Jazzinho com Melo D, a Ala dos Namorados com Rão Kyao e Nancy Vieira, e terminou com Boss AC e Vitorino em grande festa entre o discursos urbano e rural.

O projecto Jazzinho pede a nossa atenção pela excelente voz de Guida de Palma que encantou todos que trocaram a imensa creche em que se tornou hoje o recinto do Festival por aquele cantinho chamado palco Sunset. Os ritmos quentes do jazz, funk, e bossa nova juntaram-se à voz, e presença destemida de Melo D. O ponto alto foi a interpretação em conjunto de «Groove Junkie».


A plateia permaneceu sempre sentada e recebeu com agrado as canções da Ala dos Namorados sempre com o vocalista Nuno Guerreiro em destaque. Todo vestido de preto, Nuno foi conseguindo convencer o público a chegar-se mais perto do palco embalando-o com as conhecidas canções. Com a presença da cabo verdiana Nancy Vieira o palco ficou mais belo, e as canções cantadas no plural saiam com naturalidade, o que se perceber pela colaboração que a cantora já tinha tindo no disco da Ala dos Namorados «Mentiroso Normal». Rão Kyao não se acanhou em acompanhou os restantes músicos com à vontade, tendo até direito a um instrumental focado em si. Encontros muito agradáveis numa tarde a querer chamar o verão.

Para o fim ficou o curioso encontro entre o hip hop de Boss AC e o alentejano Vitorino. As canções dos bem sucedidos últimos discos do rapper chamaram muito público para perto do palco, e depressa se instalou a festa com todos a cantarem, e a agitarem os braços à boa maneira hip hop. Com a chegada de Vitorino ao palco a satisfação aumentou muito porque assim os pais puderam também dar o seu pezinho de dança e recuperar da memória letras de canções de Vitorino que já fazem parte do espólio nacional.
Boss AC nunca perdeu a liderança dos acontecimentos, e Vitorino não se fez de rogado quando teve de o acompanhar como se viu no refrão de «Baza baza».
A tarde terminou com Boss AC a chamar todos os artistas em destaque neste dia ao palco para todos juntos fecharem mais uma sessão de encontros curiosos, e nem faltou o organizador destes concertos, Zé Ricardo, que participou em todas as actuações.