06 junho 2008

Rock in Rio-Lisboa 4º Dia: Aparição Triunfal de Paulo Furtado


O 4º dia de encontros entre artistas nacionais no palco Sunset terminou com uma colaboração morna entre Jorge Palma, e Tim. Antes passaram por lá André Indiana, e SP & Wilson, sem grande adesão popular, enquanto que a hora de Paulo Furtado entra directamente para o top dos melhores concertos do Festival.

Anunciaram-se como Wraygunn e The Faith Gospel Choir com Legendary Tiger Man e foram os vencedores absolutos da tarde. Para não destoarem das tonalidades negras com que a comunidade metaleira invadiu hoje a Bela Vista, os músicos apresentaram-se vestidos de preto com destaque para a pose sensual da vocalista Raquel Ralha.
Musicalmente foi do melhor que se ouviu em todo o festival, mas o destaque vai para a postura irreverente de Paulo Furtado que resolveu agitar o marasmo abandonando o palco de microfone na mão saltando para o fosso fronta, e depois invadindo a plateia que o acolheu de braços abertos. Isto perante o desespero de dois seguranças que tiveram de ir atrás do Tigerman que os desprezava. Um momento rock and roll ainda mais vincado quando o vocalista atirou o microfone desligado do meio da plateia para o palco!

Memorável concerto que os organizadores do «mundo melhor» não devem ter achado piada. Pelo menos os seguranças não gostaram. Foi a irreverência do rock, que tem faltado ao festival, trazida pelo homem que merece todos os elogios musicais e estéticos. Nota máxima para para a actuação de Wraygunn e The Faith Gospel Choir feat Legendary Tiger Man.

Também com muito público, Tim regressou ao festival agora no palco secundário e a solo para cantar algumas canções suas, e depois se juntar a Jorge Palma. Foi um concerto quase sempre morno sem grandes surpresas. Só houve alguma emoção com a presença de palma e com as interpretações dos temas mais conhecidos dos vocalistas, sendo que Tim recorreu ao universo Xutos & Pontapés para animar as hostes. «Frágil», «À Minha Maneira», «Encosta-te a Mim», e «Circo de Feras» foram as mais festejadas. Com direito a encore, os músicos resolveram não arriscar nada, e repetiram «Circo de Feras».

A abrir a tarde e com pouca adesão do público estiveram Adriana Indiana e SP & Wilson, num dia que ficará na história destes encontros como o dia em que Paulo Furtado mostrou a verdadeira força do rock and roll.