11 julho 2008

Festival Oeiras Alive! 08 Dia 1: Raiva contra as máquinas



Uma das bandas mais esperadas do ano conseguiu superar expectativas altíssimas. Os Rage Against The Machine ofereceram um momento histórico para ser recordado por muitos anos.

Não há memória de um cartaz tão forte como o do primeiro dia desta segunda edição do Optimus Alive! 08. MGMT, Vampire Weekend, Hercules & Love Affair, Spiritualized, The National e mesmo os campeões da farra The Hives e Gogol Bordello saciaram apetites diversos. Mas toda a noite se poderia resumir aos Rage Against The Machine.

Durante pouco mais de uma hora, a Festa do Avante voltou aos seus melhores dias. O comunismo voltou a fazer sentido e só Jerónimo de Sousa faltou à chamada com um megafone a pedir a queda do governo após o debate do estado da nação. Zack De La Rocha foi o Che Guevara da noite e até a Internacional Socialista se ouviu.

Para quê surpresas quando tínhamos saudades dos Rage? Eles soaram como se não tivessem terminado no início desta década. O tempo passou mas as canções sobreviveram e passaram a fazer ainda mais sentido (vidé a referência ao preço do petróleo). A geração de 90 - e não só -aproveitou para reencontrar alguns dos valores perdidos.

O desfile de canções elevadas a clássicos foi interminável: de «Bombtrack» passando por «Bulls On Parade», «Guerilla Radio», «Sleep Now Into The Fire» até ao orgasmo final com «Killing In The Name Of». O Rockline transformou-se em arena. O pó subiu à estratosfera. O suor pingou em catadupa.

Antes, os The Hives provaram que um festival é o espaço onde a sua performance atinge o conforto máximo. Antes, os Gogol Bordello demonstraram que não há festa como a deles, mesmo sem canções por aí além. Mais fracos, os The National não comprovaram créditos adquiridos recentemente.

Nota muito negativa para os MGMT, fraquíssimos e sem alma, ao contrário de Hercules & Love Affair, em formato de banda com passagens e muito disco sound. Peaches foi igual a si própria tal como Tiga, aliás. Os Spiritualized pagaram os anos de ausência. Em contraponto, os Vampire Weekend pediram claramente um horário mais tardio.

in disco digital