Grandes no fim da década de 90 quando emergiram de Londres para o mundo com uma mistura sonora de ambientes orientais, com guitarras punk, breakbeats, dub, e mensagem interventiva, os Asian Dub Foundation foram , naturalmente, perdendo gás, e terreno, para novos projectos. No entanto, mantiveram sempre o colectivo em movimento e dedicado às causas sociais anti-racistas usando a música para intervir.
Ao fim de 15 anos de actividade os Asian Dub Foundation já conheceram muitas mudanças, e esta versão apresentada esta noite no Santiago Alquimista denuncia a perda de carisma na figura do vocalista.
Numa noite fria de meio da semana foi positivo ver a sala muito bem composta de público, na sua maioria trintão, pronto para dançar e fazer a festa. Em parte o objectivo foi cumprido, se pensarmos na parte final do concerto onde se conseguiu uma interessante química entre som de palco e reacção da plateia.
Foi a partir do tema «Flyover» que fez sentido estar ali a ver os actuais A.D.F. Até aí tinha sido tudo muito tímido, som baixo, atitude meio contida, e ambiente morno.
Já não entusiasmam como no passado. Mas ainda mexem.
in disco digital
-