31 agosto 2006

No Direction Home, Documentário Hoje na Tv2



Com um bom timming, a TV2 passa hoje à noite o documentário No Direction Home filmado por Martin Scorsese sobre Bob Dylan. Na semana em que sai o novo disco de originais do cantor americano a RTP dá-nos uma boa razão para fazermos serão em casa.
Hoje às 23h10 dá a parte 1.

in RTP.pt

O encontro de um dos maiores cineastas em actividade, Martin Scorsese, com uma lenda viva da música, Bob Dylan

O primeiro documentário de longa-metragem sobre a vida de Bob Dylan realizado por Martin Scorsese.

Trata-se de um documento fantástico sobre o cantor e autor que abrange praticamente toda a década de 60. Uma biografia fascinante, com imagens inéditas e entrevistas a cantores e artistas que interagiram com Bob Dylan no seu trajecto de musico “folk” a cantor de protesto. Com o toque e a visão de Scorsese, este documentário não se limita a ser apenas a vida de uma estrela do rock. Transforma-se antes num extraordinário retrato musical e social de uma época única do século 20. Uma obra muito premiada e exaltada em todo o mundo.

30 agosto 2006

Depois Queixem-se dos Mp3 (parte 2)

Depois de ter comentado aqui o atraso da chegada do novo cd dos Outkast às nossas lojas, descubro pelo DN que o novo disco de Bob Dylan só chegou cá ontem: uma troca fez com que lote dos discos enviados para Portugal pela editora Sony-BMG acabasse em Espanha e vice-versa.

Sério Candidato a Disco do Ano Nacional



Gaiteiros de Lisboa - Sátiro

Marcelo D2, 5 Setembro@MTV


Marquem nas vossas agendas para não perderem a actuação de Marcelo D2 na Casa da Música do passado dia 2 que a MTV ("portuguesa") vai transmitir no próximo dia 5 de Setembro.
O concerto de Marcelo D2 no Sudoeste foi das melhores surpresas que tive nesse belo fim de semana alentejano.

29 agosto 2006

Nasce o Triângulo Escaleno@Química FM

A ideia não é nova. Em 2003 na rádio Voxx esteve no ar a "Operação Drunfo", programa de 2 horas idealizado por mim, e pelo amigo Vítor Junqueira. A experiência foi gratificante e deixou saudades. A Voxx finou-se, e o panorama radiofónico é a pasmaceira que se sabe.
Agora surge um novo projecto que já promovi ontem. É na Química FM que acontece o regresso às ondas hertzianas da dupla de autores dos blogues Grandes Sons e do Juramento Sem Bandeira.

Triângulo Escaleno é o nome desta nova aventura, vai para o ar aos domingos das 21h às 23h.
Aqui fica a sinópse:

Juntam-se dois amigos e convidam um terceiro para lhes fazer companhia todos os domingos à noite, para falar de si e da música que o rodeia. Ao longo de duas horas, ouve-se e fala-se de música no plural, argumenta-se, ensaia-se e desmistificam-se os meandros mais obscuros e mais solarengos da música popular destes e de outros dias, fazem-se piropos e declarações de ódio, fala-se da actualidade e apresenta-se a semana de palcos que aí se inicia. E o triângulo que se senta à mesa é escaleno, em prol da diversidade angular, contra a uniformização, contra os triângulos isósceles e outras figuras geométricas de lados e ângulos sempre iguais que teimam em invadir os nossos ouvidos.

Triângulo Escaleno é realizado por João Gonçalves e Vítor Junqueira, que se conheceram em 98, na Musicnet, quando um colaborava e o outro dirigia aquele projecto entretanto extinto. João colabora actualmente com o Disco Digital e com a Mondo Bizarre. Vítor escreveu em 2004 a biografia dos Mão Morta, "Narradores da Decadência", e colabora com a Mondo Bizarre.

Blogue: triangulo-escaleno.blogspot.com
Mail: trianguloescaleno@gmail.com

A Blitz de Setembro Já Anda Por aí


Blitz Online

28 agosto 2006

Nasce Uma Nova Rádio

QUÍMICA FM
PAIXÃO, INDEPENDÊNCIA, MILITÂNCIA


No dia 1 de Setembro de 2006 nasce, no concelho de Cascais, um projecto de rádio ímpar no panorama actual da Grande Lisboa.
A Química FM, que emite em 105.4 FM, é um projecto financeira e esteticamente independente, motivado pelo prazer de fazer e ouvir rádio.
É uma rádio feita por pessoas, e não uma máquina de alinhar discos.
A Química FM ocupa, tanto fisicamente como no éter, o espaço que pertence à CSB Rádio.
Nasce, sobretudo, da vontade e da necessidade urgente de devolver à área da Grande Lisboa o amor pela rádio feita por gente apaixonada por música e pela nobre arte de comunicar.
Nasce, desde logo, desalinhada da ditadura da formatação que se abateu sobre o espectro radiofónico nacional.

Na Química FM não há playlists.
O que há, acima de tudo, é a música que melómanos de longa data – entre músicos, DJs e jornalistas – acumularam e continuam a acumular nas suas colecções.
É, por isso, uma rádio feita com os mesmos critérios com que minuciosamente se constrói uma discoteca caseira.

Na Química FM haverá pop, haverá electrónica, haverá as chamadas músicas do mundo, haverá jazz, haverá espaço para experiências sónicas, haverá reggae e, naturalmente, haverá atenção sobre a produção portuguesa.
Sempre, e aí reside o maior trunfo desta rádio, com os olhos postos naquilo que não é óbvio, naquilo que não é debitado em larga escala pelos órgãos de comunicação actualmente existentes.

A Química FM não é escrava de estudos de mercado nem de auditorias inconsequentes.
É, isso sim, o espelho do que de mais relevante e pungente foi e continua a ser produzido dentro de um universo que se convencionou chamar de alternativo.
A grelha da Química FM é o alinhamento de pessoas “reais” ao longo do dia e da semana.
É o alinhamento de programas mais generalistas e de uma considerável dose de programas de autor, a área onde toda a História da rádio sempre conheceu maior criatividade.

A Química FM não é transgressora por sê-lo, não vive com uma atitude gratuíta de confronto.
Se se mostra desalinhada é porque, ao longo dos anos, o panorama radiofónico português se encaminhou para um estado vegetativo de normalização.
Além da música, que é a figura central da actividade da Química FM, abre-se igualmente espaço para a informação.
Sem sobrecarga, sem um peso insustentável, mas devidamente doseada e dividida em espaços ao longo do dia.
À informação generalista juntar-se-á uma importante componente de informação cultural.

Na Química FM, a cultura não é um monstro assustador e anafado, mas um objecto de prazer genuíno.
A partir de 1 de Setembro, a Grande Lisboa passa a ter uma alternativa real ao tom monocórdico que caracteriza o espectro radiofónico.
Passa a ter uma rádio com gente dentro.

A Condução Eléctrica, A Indução Magnética, A Recepção Simbiótica estão activadas no laboratório da Química em 105.4 FM.

Química FM
Agosto 2006

27 agosto 2006

Pearl Jam em Directo de Reading

Uma semana antes da passagem por Lisboa, os Pearl Jam tocam em Reading. Neste preciso momento o concerto está a ser transmitido em directo na net.
Para quem estiver interessado siga já o link de baixo:
Pearl Jam@Readind

Alinhamento do CD de FMM SINES

A pedido de várias famílias, aqui fica o alinhamento (mais legível) do duplo cd do Festival de Sines:


26 agosto 2006

a-trak Em Grande no Mercado



Grande festa de ambiente hip hop no Club Mercado em Lisboa. A presença do puto maravilha dos pratos, DJ A-Trak, foi um chamariz para uma grande enchente na discoteca do Bairro Alto.
A-Trak tinha maravilhado todos os que estiveram presentes na memorável noite em que Kanye West actuou em Oeiras. A sua performance como giradisquista é impressoinante e já lhe valeu vários títulos a nível mundial.
Ontem actuou a solo, e perante uma sala esgotada e (literalmente) escaldante, o canadiano deu uma festança escolhendo sons do mais puro hip hop/rap, ao funk, e até à pop de Nelly Furtado.
Confirmou as suas credenciais de deixou a sua classe carimbada em Lisboa.

25 agosto 2006

Wraygunn Passaram por Almada



Os Wraygunn passaram ontem por Almada e deram mais um belo concerto ilustrado pela foto de Pedro Polónio, sempre atento às movimentações de Paulo Furtado.

O Juramento Faz 3 Anos, Parabéns

Completa hoje 3 anos de vida o blog do amigo Vítor Junqueira. O Juramento Sem Bandeira é uma referência na blogosfera, principalmente para os entusiastas de tudo o que se passa no mundo musical.
Muitos parabéns!

Los Lobos - The Town and the City



Calma, não desista já de ler. Sim, aqui fala-se dos Los Lobos, sim os gajos que cantam o La Bamba, esses mesmos.
Mas sabia que os Los Lobos são uma banda sediada em Los Angeles, e que editam discos desde 1983? E sabia que alguns desses discos são autênticas pérolas ofuscadas pelo êxito à escala mundial desse hit, já quase insuportável, chamado La Bamba?
Pois é, há belos álbums para serem descobertos na longa discografia dos Lobos. Alguns exemplos: How Will The Wolf Survive, de 1984; Kiko, de 1992; Goog Morning Aztlán, de 2002.
Este ano regressam com novo disco de originais, que sucede a The Ride, de 2004, e que tem um conceito interessante. Trata da experiência de imigrantes na América, e cada tema é uma crónica diferente.
São 13 canções que formam The Town and the City.
É um belo regresso dos Los Lobos, e pode ser ouvido no link abaixo.
los lobos - the town and the city

24 agosto 2006

Pearl Jam Começaram Tour Europeia

Na noite de hoje, de 23 para 24, os Pearl Jam começam a sua digressão europeia. A estreia aconteceu em Dublin, no The Point.
No site oficial da banda podemos acompanhar todos alinhamentos de todos os concertos. Os temas escolhidos nunca são os mesmos, o que torna impossível adivinhar as canções que vamos ouvir nos próximos dias 4 e 5 de Setembro. Até aí os Pearl Jam vão passar por Inglaterra, Bélgica, Holanda e Espanha.
A título de curiosidade fica o alinhamento do último concerto dado nos Estados Unidos:
Set 1 Severed Hand, Corduroy, World Wide Suicide, Gods' Dice, Animal, Do The Evolution, In Hiding, Green Disease, Even Flow, Marker In The Sand, Wasted Reprise, Better Man/(Save it for Later), Army Reserve, Garden, Rats, Whipping, Jeremy, Why Go
Encore 1 I Won't Back Down, Life Wasted, Big Wave, Satan's Bed, Spin The Black Circle, Alive
Encore 2 Given To Fly, Little Wing, Crazy Mary, Comatose, Fuckin' Up, Yellow Ledbetter

23 agosto 2006

Remixes da Luaka Bop

A conceituada editora Luaka Bop publica uma compilação com remixes de artistas seus. Ora, onde há Tom Zé, Susana Baca, ou Franti, é de ficar de olho.
Uma compilação a procurar.

1. Strawberry Letter 23 - Otis, Shuggie

2. Bruja - Los Amigos Invisibles

3. Bandy Bandy - Zap Mama

4. Afro Blue - Baca, Susana

5. Button Down - Clinton (2)

6. Poetry Man - Zap Mama & Michael Franti

7. Ease Your Mind - Los Amigos Invisibles

8. Cuando - SiSe

9. Magic Shag Carpet - Dancing Is Beautiful

10. Mulatto - Dancing Is Beautiful

11. Rain - SiSe

12. Wherever - Tah, Geggy

13. Defect 2 Curiosidade - Ze, Tom

14. Button Down - Clinton (2)

22 agosto 2006

Depois Queixem-se dos Mp3


Foi destaque em toda a imprensa musical nacional, o novo disco de originais dos Outkast era hoje posto à venda. Lembrei-me de passar por uma Fnac para trazer o cd para casa.
Espanto maior que o meu, ao não ver nada de novo da dupla americana, só o do vendedor que simpaticamente me respondeu com uma pergunta: - tem a certeza que era para sair hoje?!
Espectáculo! Cheguei a casa e numa hora a mula deu-me a ouvir "Idlewild".

Saldos - 3º round



Sweell - Whenever You're Ready
beggars banquet
2003
3,95€


Gorky's Zygotic Mynci - Sleep/Holiday
sanctuary
2003
3,95€

ambos na Fnac Colombo

Revista de Imprensa, Setembro

A Uncut e a Mojo mostram capas semelhantes, destaque total para Syd Barret:



A Q aposta em Guilty Pleasures:



E a Wire é de outras músicas, Smegma, Dabrye, John Wiese...

21 agosto 2006

Radiodread: Tribute To OK Computer

Da mesma equipa ( Easy Star All-Stars ) que teve a lata de agarrar no clássico dos Pink Floyd "Dark Side of the Moon", e gravá-lo todo em versão reggae/dub - com um resultado bem catita, diga-se - chega o mesmo tipo de atrevimento para um outro clássico da era moderna. Desta vez as vítimas são os Radiohead e o seu aclamado "OK Computer", considerado o melhor disco dos anos 90 por muito boa gente.
Sai este mês Radiodread - Tribute to OK Computer. A capa ilustra este texto.
Se o resultado for ao mesmo nível do Dub Side of the Moon, então temos disco.

Dizem que a partir do link mais abaixo se consegue ouvir o disco:
radiodread

Pulp Deluxe




Atenção fãs dos Pulp, e aos que ainda não são, estão a ser editadas versões deluxe dos excelentes discos de originais da banda inglesa.
Os 3 discos publicados entre 1994, e 1998, conhecem agora uma nova roupagem com adição de mais um disco, e temas extra.
Jarvis Cocker no melhor da pop irónica.

20 agosto 2006

O Assobio de Young Folks



É um dos meus videoclips preferidos deste verão. Tenho-o visto muitas vezes na MTV2, "Young Folks" é uma canção perfeita com um assobio pelo meio que marca no ouvido.
Pertence ao grupo Peter, Bjorn & John, como só conheço este single vou tentar ouvir o álbum.

Hey DJ

É convidado para passar música de vez em quando? Quer anunciar a sua noite de DJ aos amigos mas não sabe como ilustrar o convite com palavras?
Há um site à sua espera que lhe faz tudo. Basta dar o seu nome como DJ, localização e estilo preferido de som:
The Dj Bio Generator

o meu resultado:
DJ JG

this demon from Lisbon will get you dancing with his clubby style of tribal reggae!!

19 agosto 2006

Pitchfork Apresenta: 200 Melhores Canções dos 60's

O site Pitchfork apresenta uma interessante lista dos melhores 200 temas dos anos 60.
Para ver e comentar :
Pitchfork

Fim de Semana Estranho

Chegou o fim de semana e uma estranha sensação me invade. Depois do Hype@Tejo, do Lisboa Soundz, do Festival de Sines, do Festival Sudoeste, dos Rolling Stones seguidos do Festival de Paredes de Coura, chega um fim de semana sem deslocações.
É tempo de ressaca festivaleira, mas já há uma saudade das viagens, e das expectativas que nascem antes de cada concerto.
Tempo de recarregar baterias.

18 agosto 2006

Até 2007, Paredes!

Foi um enorme sucesso a edição de 2006 do festival minhoto. Apesar do tempo invernoso a meio de Agosto, o recinto esteve sempre cheio, e os concertos não desiludiram ninguém.
É caso para dar os parabéns a alguém que já anda nesta vida de organização de concertos há muitos anos, e que teve uma semana completamente em alta: Ricardo Casimiro.

Última Noite de Paredes de Coura em Imagens





fotos do Blog da Antena3

17 agosto 2006

O Blog de Paredes

Tal como já tinha acontecido no Sudoeste há um blog com toda a informação e notícias, e imagens actualizado. É da Antena3:

Blog Paredes de Coura

Hoje em Paredes de Coura, 17 de Agosto

Bauhaus + The Cramps + !!! + Shout Out Louds + Cat People + Maduros + Selfish Cunt + Justice + Insert Coin

Paredes de Coura - Noite 16 de Agosto


Recinto cheio, a chuva não assustou os festivaleiros que ocorreram em grande número a esta segunda noite de concertos em Coura.
Para já uma certeza, o concerto dos Bloc Party foi muito bom.
A banda inglesa liderada por Kele Okereke varreu o recinto com o seu rock tão bem acolhido através do disco Silent Alarm. O público respondeu à altura e temos um dos grandes concertos de Coura 06.

16 agosto 2006

Hoje em Paredes de Coura, 16 de Agosto

Bloc Party + Yeah Yeah Yeahs + Gang of Four + Eagles of Death Metal + We Are Scientists + Members of The Public + Nightmare of You + Panico + DJ Kitten + 4Walls

Paredes de Coura - Morrissey à Chuva


Morrissey já deixou a sua marca no imaginário de concertos em Portugal. Ou seja, uma passagem em cheio pelo norte do país com polémica, humor, e com opiniões divididas.
Nestas coisas de reacções a concertos a muito esperados, há sempre muita subjectividade. Trata-se de fazer um balanço final e saber se correspondeu às expectativas, ou não. E é aqui que tudo começa, as minhas expectativas eram altas, mas não enormes. Nunca tinha visto o senhor ao vivo, logo não ia ter termo de comparação, e o que mais desejava era que Morrissey se mantivesse fiél aos seus últimos anos.
Sim, nunca fui fã dos Smiths, e sim, só me rendi às melodias e composições de Morrissey quando ele fez "You Are TheQuarry". Por isso fui a Paredes na certeza que ia ver um concerto baseado no disco de 2004 e no mais recente Ringleader of the Tormentors.

Feito este esclarecimento é fácil perceber que adorei o concerto desde a primeira música. A entrada foi bem humorada com Morrissey na boca de palco com a banda a agradecerem a recepção, e com o inglês a pedir ajuda à plateia de Coura para atacar os primeiros temas.
Cumpriu o esperado, seguiu pelo alinhamento dos seus mais recentes discos, e ao fim de poucos minutos uma chuvada bem forte começa a cair sobre o recinto.
Um cenário lindo como o de Paredes de Coura, um cheiro a terra molhada, e a visão de Morrissey a cantar entre a chuva inesperada.
Tudo feito para que o momento fosse inesquecível.
Mais de uma hora com o melhor das suas recentes canções, só duas passagens pelo universo Smiths, e um anúncio de adeus antes de começar a tocar Panic. Vinha aí o momento mais polémico da noite. Morrissey despede-se, a banda começa a tocar, e ele leva-a até meio, altura em que faz sinal para acabarem, e desaparece do palco. Segundos depois, todos os músicos abandonam e perante uma assistência incrédula termina o concerto!
Terá sido birra? Puro humor? Ironia para os fãs de Smiths? Maneira original de final? Organização a ordenar o fim por motivos de horários?
Fica a dúvida eterna.
O concerto foi excelente,e não vai ser esquecido.

(foto de Oslo)

Paredes de Coura - Noite 15 de Agosto

Com a presença de Morrissey as restantes bandas passaram para plano secundário.
Só tive tempo para ver um pouco dos Broken Social Scene, que pareciam uma multidão em palco mas não ultrapassaram a sensação Arcade Fire do ano passado, e para os Fischerspooner que arrancaram um bom concerto aliando um som disco com uma componente visual provocante bem forte.
Além disto houve um convidado surpresa: chuva! Muita chuva noite fora a abençoar mais uma edição do Paredes de Coura.

15 agosto 2006

Finalmente em Portugal



É hoje que Morrissey toca em Portugal!
Daqui a umas horas.

Hoje em Paredes de Coura

18h White Rose Movement
19h Gomez
20h10 Madrugada
21h20 Broken Social Scene
23h Morrissey
00h45 Fischerspooner

Ecos de Sagres

Enquanto espero a norte pela noite de Morrissey, recebo sms da outra ponta do país, em Sagres, da mana que diz ter ficada rendida no concerto de Xavier Rudd.
Parece estar animado o Festival Sagres Surf.
Espero mais relatos.


edit: recebo agora mais sms a confirmarem que o concerto de Michael Franti & Spearheads está a ser fantástico. Não custa acreditar, era o que me faria ir até Sagres.

14 agosto 2006

E Agora... Semana de Paredes de Coura

Hoje começa a festa no Minho:
Warren Suicide + Miguel Quintão + Optimo DJs + Corsage + Bandex

Amanhã há Morrissey! Lá estarei.

13 agosto 2006

Rolling Stones - Os Últimos Heróis


Não se pode falar em surpresa quando se escreve sobre um concerto dos Rolling Stones. Eles são os últimos dos bravos heróis do rock n'roll grandioso, de estádios cheios, de digressões mundiais esgotadas, de espectáculos com tudo em grande.
Ok, há os U2. Mas os Stones trazem na bagagem uma história com mais de 40 anos!
É muito curioso constatar que o alinhamento deste concerto está centrado em canções que foram feitas nas décadas de 60 e 70. Abrem com Jumping Jack Flash de 1970, e It’s Only Rock’n’Roll de 1974.
As duas dezenas de canções apresentadas visitam a carreira dos Stones mas deixam de fora a década de 90, mais pobre da banda em termos criativos, passa duas vezes pelos 80's com o enorme Start Me Up, e Slipping Away. Os temas mais recentes são tirados de A Bigger Bang editado no passado, destaque para Streets of Love com Jagger quase a solo a brilhar na vocalização irrepreensível.
De resto este concerto dos Rolling Stones é um celebrar de vida, e de carreira, só ao alcance de uns veteranos completamente apaixonados pela arte de tocarem ao vivo. O respeito que mostram uns pelos outros em palco é bonito, o respeito, ainda maior, que mostram pela imensa plateia é impressionante!
Mesmo que fossemos para o Dragão com vontade de agoirar e desejar que fosse aquela a noite em que os avôs Stones sucumbissem e não mostrassem pedalada para 2 horas de rock n' roll, saíamos vergados ao poder de cativação da banda inglesa.
Continua a ser emocionante ver Jagger a correr feito louco, e a puxar por um público rendido desde o primeiro segundo, e olhar para essa lenda da guitarra chamada Keith Richards. Que classe exibem os dois fundadores da banda!
Fico mais uma vez rendido ao maior espectáculo do mundo rock.
Como se não bastassem as personagens e as clássicas canções, há também a vertente visual e técnica que um palco deslumbrante nos deixa sem palavras.
Desta vez o cenário eram dois blocos de varandas de cada lado em formato de curva que ladeavam um écran gigantesco que não deixava perder um único pormenor do que se passava em palco. Nas varandas duas filas de cada lado eram preenchidas por fãs extasiados por verem tudo bem por cima do palco. Um luxo.
Depois há os fantásticos jogos de luz, as explosões em Sympathy for the Devil, os fumos, a língua gigante, e a grande surpresa: na resta final do concerto um pedaço do palco levanta-se com os músicos a tocarem e move-se em direcção à bancada que até ali os viu sempre muito ao longe. Atravessa toda a plateia e vai fixar-se do outro lado do relvado deixando os fãs aí instalados em loucura total. Tocam uns 3 temas e voltam da mesma maneira para o palco principal. Fabuloso!
Os últimos minutos são arrasadores com uma sequência de hinos: She's So Cold, Honky Tonk Women, Sympathy For the Devil, Start Me Up, Brown Sugar, You Can’t Always Get What You Want, e (I Can’t Get No) Satisfaction.
Que não tenha sido a última visita dos Rolling Stones a Portugal.

Rolling Stones no Dragão - Fotos

user posted image
user posted image
user posted image
(Fotos tiradas pelo amigo Pedro Varela)

O Alinhamento dos Stones no Dragão

1. Jumping Jack Flash
2. It’s Only Rock’n’Roll
3. Oh No Not You Again
4. Let’s Spend the Night Together
5. Ruby
6. Streets of Love
7. Tumbling Dice
8. Rambler
9. The Night Time Is The Right Time
10. Slipping away
11. Before They Make Me Run
12. Miss You
13. Rough Justice
14. She's So Cold
15. Honky Tonk Women
16. Sympathy For the Devil
17. Start Me Up
18. Brown Sugar
19. You Can’t Always Get What You Want
20. (I Can’t Get No) Satisfaction

12 agosto 2006

Já no Norte

Curiosa viagem matinal Lisboa-Porto. Ao fim de tantos anos a conviver com pessoal nortenho nos mais variados concertos na capital, especialmente os de estádio onde costumam aparecer grandes rumarias, vivi hoje a sensação contrária.
Ver a Gare do Oriente cheia de malta vestida com camisolas da língua mais famosa do rock mundial, é uma visão engraçada. O Alfa que partiu às 11h04 veio em enorme alvoroço recriando os tempos em que os concertos eram ansiosamente aguardados. Engraçada a excitação que os Stones ainda despertam em 2006!
Mais logo todos ao Dragão, mas para já venha a tão desejada francesinha.

11 agosto 2006

Expo Punk



Uma exposição de fotografias dos anos do Punk, 1975-1984, é o que propõe o site 100.punks.
100 dias, entre o verão e o outono, para irmos descobrindo retratos que ilustram os loucos dias do Punk.
Visitem a página e descubram as imagens já disponíveis, e todos os pormenores sobre esta iniciativa.
site: 100.punks

O Alinhamento da Bigger Bang Tour



Para os que vão ao Dragão ver os Rolling Stones amanhã, deixo aqui o alinhamento do concerto deles em Nice na passada terça feira, dia 8.
Para ficarmos com uma ideia muito aproximada do que vamos ver e ouvir:

Le Palais Nikaia, Nice, França, 8 de Agosto
Setlist:

1. Jumping Jack Flash
2. It's Only Rock 'n' Roll
3. Oh Not You Again
4. Let's Spend The Night Together
5, As Tears Go By
6. Street Of Love
7. Midnight Rambler
8. Tumblin' Dice
9. Night Time

Apresentação da banda

10. Slipping Away
11. Before They Make Me Run

12. Miss You

13. Rough Justice
14. Start Me Up
15. Honky Tonk Women

16. Sympathy For The Devil
17. Paint It Black
18. Brown Sugar

encore
19. You Can't Always Get What You Want
20. Satisfaction

10 agosto 2006

Um dos Melhores Temas de Reggae

Ominpresente na edição deste ano do Festival Sudoeste, não resisto a partilhar a famosa canção de Max Romeo. "Chase The Devil", uma vez escutada não mais nos sai da cabeça. Sirvam-se:

Chase The Devil


Lucifer son of the mourning, I'm gonna chase you out of earth!
I'm gonna put on a iron shirt, and chase satan out of earth
I'm gonna put on a iron shirt, and chase the devil out of earth
I'm gonna send him to outa space, to find another race
I'm gonna send him to outa space, to find another race

Satan is an evilous man,
But him can't chocks it on I-man
So when I check him my lassing hand
And if him slip, I gaan with him hand

I'm gonna put on a iron shirt, and chase satan out of earth
I'm gonna put on a iron shirt, and chase the devil out of earth
I'm gonna send him to outa space, to find another race
I'm gonna send him to outa space, to find another race

Him haffi drop him fork and run
Him can't stand up to Jah Jah son
Him haffi lef' ya with him gun
Dig off with him bomb

I'm gonna put on a iron shirt, and chase satan out of earth
I'm gonna put on a iron shirt, and chase the devil out of earth
I'm gonna send him to outa space, to find another race
I'm gonna send him to outa space, to find another race

Satan is a evilous man,
But him can't chocks it on I-man
So when I check him my lassing hand
And if him slip, I gaan with him hand

I'm gonna put on a iron shirt, and chase satan out of earth
I'm gonna put on a iron shirt, and chase the devil out of earth
I'm gonna send him to outa space, to find another race
I'm gonna send him to outa space, to find another race

Move ya with your gun
Mi sey fe lef' ya with your bomb
Move ya with your gun
Mi sey fe lef' ya with your bomb...

Os Stones Estão Quase a Chegar

Vai ser a minha estreia no estádio do Dragão.
Vou ver pela segunda ves os míticos Rolling Stones em palco. Um convite que surgiu ainda muito a tempo de não ser recusado. É da maneira que a viagem ao norte começa mais cedo. Em poucos dias vejo ao vivo Stones, e Morrissey... Nada mau.

Capa e Alinhamento do Duplo CD do FMM


Tal como prometido, aqui fica a capa e o alinhamento do duplo cd promocional do Festival de Sines 2006 que pode ser encontrado aqui:
Duplo CD do FMM

09 agosto 2006

The Rockstar Game


Quem nunca sonhou ser uma estrela do rock n'roll? Ou "manager" de uma banda e levá-la ao sucesso?
Há um jogo na net que fas as delícias dos mais atentos ao mundo da música. Chama-se The Rockstar Game e é para ser jogado online. O registo é livre e os objectivos são diversificados. Podemos jogar para ser o músico mais rico, ou ter um single na top da tabela de vendas, ou ter actuações para grandes multidões.
Descubram o desafio em:
The Rockstar Game

Há Uma Química no Ar...

Fiquem atentos às próximas semanas...

08 agosto 2006

Um Hino de Verão

Vou compartilhar com os leitores uma das músicas que goza de estatuto de hino de verão na minha vida. Já tem 3 anos e caiu no esquecimento. Vamos recuperá-la e dar alguma alegria ao nosso dia:

The Thrills - Big Sur do disco So Much For The City

07 agosto 2006

SALDOS - 3º round

Em versão de aquisição em 2ª mão.
Há que estar atento às novidades da loja Mau Génio.
Hoje de uma só vez:


Tudo por... 35€


Entretanto na Fnac já começaram os saldos. Para já uma descoberta:
user posted image
DFA Compilation #1
3.95€

Última Noite a SW

Já longe da Zambujeira do Mar deu para ouvir os concertos da última noite de festa no Sudoeste.

Os Revistados apresentaram o seu tributo aos GNR no palco principal. Não acompanhei com atenção já que estava de viagem de regresso a Lisboa, mas parece que a coisa correu bem.
Prince Wadada esteve muito bem no palco Positive Vibes.
Macaco confirmou a boa impressão deixado no Lux há dois meses por alturas do lançamento da Blitz. Concerto em formato festança.
Paulo Furtado deu o último concerto de verão como Legendary Tiger Man. Pelo que se ouviu na Antena3 esteve ao seu melhor nível.
Os Breakestra levaram a sua música cheia de funk ao palco do lado direito da entrada, e viram os sudoesteanos responderem dançando.
Do pouco que ouvi, os Zero 7 parecem-me claramente fora de prazo. Aquilo já funcionou melhor.
Os MorningWood foram a grande surpresa no palco principal. A performance foi delirante segundo os relatos locais, levaram público para o palco e incentivaram a despirem-se de preconceitos e roupa. Uma representante feminina não aceitou o desafio e foi corrida, enquanto os homens aguentaram-se melhor. São capazes de terem ganho um bilhete de regresso a Portugal para mais concertos.
O fecho foi ao som dos Xutos em ambiente de festa como é hábito.
Para o ano há mais.

06 agosto 2006

Sudoeste Para Ouvir em Directo

Nesta última noite podem ouvir em directo na Antena 3, no site, na power box, ou no transmissor mais clássico, alguns concertos.

Neste momento José Gonzalez a tocar uma versão dos Massive Attack.
Horário dos seguintes concertos:

20h45 - Prince Wadada
21h20 - Macaco
21h40 - Final Fantasy
22h10 - Zero 7
22h40 - Legendary Tiger Man
23h50 - Breakestra
00h00 - MorningWood
01h20 - Xutos & Pontapes

Última Noite no Sudoeste

Xutos & Pontapés + Morning Wood + Zero 7 + Macaco + Revistados + Ivan Smagghe + Breakestra + The Legendary Tiger Man + Final Fantasy + José Gonzaléz + Kalibrados + Factos Reais + Olivetree + Pow Pow Mov. + Anthony B. + Israel Vibrations + Prince Wadada

Noite de 5 Agosto a Sudoeste

Final da 2ª noite.

Boss AC cumpriu, tal como fizera no Atlântico e no Super Bock.

Sir Giant
é o exemplo perfeito de que um bom Ep pode ser estragado em palco. Desilusão ao vivo.

Marcelo D2 assinou um dos melhores concertos do festival. Embaixador do hip hop brasileiro com toda a mescla de ritmos que só os brasucas sabem explorar na sua música. Era o último concerto da tour deles e arrasaram perante uma imensa plateia rendida.
Los de Abajo na tenda Oxigénio arrancaram o melhor concerto de todos os que vi. Para quem não conhecia foi uma descoberta em cheio, para quem já sabia como eram os mexicanos ao vivo foi pular e dançar até não poder mais! Electrizante.

Madness tocaram o "House of Fun", mas apoiaram-se no seu disco de covers e não convenceram, ainda por cima com uns pregos pelo meio. Boa passagem por "Chase the Devil".
Curiosamente a música de Max Romeo esteve sempre presente, ontem nos samplers dos Prodigy, e no set de Dj's noite fora, hoje nos Madness. "Chase the Devil" é o tema do Sudoeste 2006.
Como Madness não encantava salto para o palco Positive Vibes para ver Jimmy Cliff. Grande desilusão. O senhor da Jamaica, lenda do reggae, traz muita palha para o seu concerto. Muito paleio do mundo melhor, muitos "eeehhh ooohhh", e reggae do bom pouca coisa. Foi pena, depois do cancelamento de Max Romeo, esta desilusão. Salvaram o reggae os bons Dj's que passaram pelo Sudoeste para animar as madrugadas, e encontraram um público identificado com o reggae tradicional, e não apenas com o da "germaica".

Grande concerto da noite, e provavelmente o concerto que vai marcar esta edição 2006 para sempre: Daft Punk. A dupla francesa enfrentou um recinto cheio como nunca se tinha visto. Milhares e milhares de almas possuídas pelas batidas da dança que desde os primeiros minutos do concerto levantaram os braços dançando violentamente contribuindo para uma das mais potentes nuvens de pó sudoesteanas. O impacto visual da actuação dos Daft Punk é hipnótica. Jogos de luzes, e estética visual ao nível dos seus telediscos. A dupla apresenta-se equipada com so seus fatos e capacetes no meio de uma espécie de nave com frente em formato triangular, onde espreitavam de um 2º andar para a multidão. À sua volta jogos de luzes que iam surpreendendo e encanto à medida que as batidas faziam saltar todo o recinto. Com um som fortíssimo, o do baixo parecia que nos ia fazer explodir a qualquer momento, os Daft Punk viajaram pelos seus clássicos e nunca deram descanso à plateia que rejubilou aos primeiros sons de "One More Time". Grande concerto!

Concertos que me passaram ao lado:
Skin, que ao seu estilo gritadeira não dava descanso aos ouvidos mesmo a quem comia uma bifana bem perto da porta de saída do outro lado do recinto.
Buraka Som Sistema, ouvi uma amostra hoje na Antena3 e não fiquei arrependido de não ter trocado os Daft Punk
WhoMadeWho, dos minutos que escutei pareceu-me que estavam a dar bom concerto.
Loto, Pedro Luis e a Parede, Houdini Blues, Rock Group Tiger, Mundo Secreto, e Quaiss Kitir passaram-me ao lado .

No fim da noite os Firestarter Soundsystem voltaram a pôr o reggae em órbitra com grande estilo perante uma multidão incansavel.

(um obrigado ao Gonçalo Castro pelo "empréstimo" das fotos que podem ser vistas em antena3sudoeste)