23 fevereiro 2007

Cibelle @ Santiago Alquimista

Em português nos entendemos

A passagem de Cibelle Cavalli pela capital portuguesa atraiu muita gente à sala do Santiago Alquimista. Entre fãs dos seus discos, público conquistado pelo mediático videoclip de «London London», tema escrito por Caetano Veloso quando esteve exilado em Londres, e que neste novo disco tem a colaboração de Devendra Banhart, e muitos casais curiosos, Cibelle teve tudo para se sentir em casa, e fez questão de mostrar o quanto estava feliz com isso.

Uma das questões mais curiosas era saber como iria soar ao vivo a apresentação de canções que têm forte componente electrónica. O segredo fica desvendado desde cedo, Cibelle usa, e domina na perfeição, dois microfones com efeitos controlados a partir de uma pequena mesa mesmo ao seu lado. Depois tem um companheiro, literalmente um braço direito, que opera um pequeno centro de electrónica com um portátil, e mesa de misturas de onde saem os mais variados efeitos ao longo do concerto, além de tocar baixo. Há mais dois elementos em palco, um competente baterista, e o homem da guitarra, e viola. Muito bem acompanhada ao vivo.

Claro que é a cantora que centra todas as atenções, tanto usa a sua excelente voz para cantar em inglês, como a aproxima mais da música popular brasileira quando canta em português, como brilha quando só vocaliza de maneira a ser mais um instrumento em palco. É por aqui que passa o segredo do sucesso de Cibelle, alterna músicas feitas com o clássico sabor brasileiro como «Minha Neguinha», por exemplo, com canções que entram por campos da folk mais alternativa, mas nunca perdendo a sua identidade.

Cibelle confessou que estava muito feliz por poder falar português há três dias seguidos, e que se sentia muito bem em frente a uma plateia que a compreendia na perfeição, por isso aproveitou para contar histórias à volta das canções, e até colocou uma máscara para cantar o Carnaval à sua maneira.

Terminou sozinha em palco com a viola a cantar sobre um pescador. Em português.

O público adorou, ela também. Cibelle vai continuar por cá com mais duas datas: hoje dia 23 em Braga, amanhã em Torres Novas.

in Disco Digital