20 fevereiro 2007

Mos Def - «Tru3 Magic»


Falar em Mos Def é falar em «Black on Both Sides», fabuloso disco de estreia a solo que lhe valeu o título de Homem da Renascença do Hip Hop no final do século passado.
Com estreia tão auspiciosa o mais complicado seria gerir o resto da carreira, um problema que foi comum a tantos outros rappers como Jay-Z, Nas, ou mesmo Snoop Doog.

Dante Smith, o verdadeiro nome de Mos Def, optou por experimentar novos caminhos instrumentais em «The New Danger», de 2004, mas não convenceu nem fãs, nem críticos. E, pelos vistos, nem ele ficou muito contente, pois agora na hora do regresso há um claro regresso à fórmula inicial deixando-se de aproximações ao rock.

«Tru3 Magic», o 3 serve para assinalar o terceiro disco a solo, traz de volta Mos Def à boa forma lírica, há mensagens positivas – «There is a Way», há funk em «Undeniable», há críticas sociais em «Murder of A Teenage Life», e há um tributo às vítimas do Katrina em «Dollar Day».

Portanto, se estamos bem quanto a mensagens, ao melhor nível do rapper de Brooklyn, o resultado final falha essencialmente pela componente sonora. O facto de voltar às batidas mais próximas de «Black on Both Sides» prejudica-o porque não se sente especial inspiração. Há boas malhas, claro, mas nada que chegue a entusiasmar quem espera um sucessor à altura da estreia há tanto tempo. Ainda não foi desta.

in Disco Digital