17 abril 2008

Gilberto Gil Para ver e ouvir Hoje no Coliseu de Lisboa

O grande mestre da música brasileira mostra-nos ao vivo “Luminoso”. Que é nome de espectáculo intimista – apenas Gilberto e o seu violão, acompanhados pelo seu filho Bem Gil. “Luminoso”, que é também nome de disco, e disco especial: gravado em 1999, mas apenas editado em 2006/2007, expõe-nos revisitações de temas de toda a carreira de Gilberto Gil, agora em versões despidas e ainda mais aprofundadas.

São 15 canções que servirão de base para os espectáculos de Portugal (mas a que se juntam também outros clássicos), e que regressam a temas caros ao pai do Tropicalismo. “Copo vazio”, “Preciso aprender a só ser” ou “Aqui e agora” são reflexões que nos permitem, a nós que estamos em frente ao palco, (re)conhecer o homem que as compôs, e nos levam a querer perceber quem somos nós. Tudo sempre ao som de uma voz em que o passar dos anos foi afinal acumulando não só de sabedoria, mas também de graça e carinho. De verdade.

Abril em Portugal, estação para reencontrar um nome que nunca foi domado, nem na vida, nem na política, nem na música. Gilberto Gil, o “Luminoso”, que nos vai acender as emoções com (como ele diz no disco) “a magia verdadeira do todo-poderoso amor”.”