27 fevereiro 2009

Blitz Março Sai Hoje

Com disco novo nas lojas muito em breve, os U2 são o assunto de capa da BLITZ nesta edição de Março, nas bancas esta Sexta-feira, 27 de Fevereiro.

A BLITZ foi a Madrid ouvir em primeira mão o novo álbum, No Line On The Horizon , e conta-lhe tudo sobre o 12º disco de estúdio da banda de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.

Mas há mais: recuámos até meados da década de 70 e contamos-lhe como o quarteto de amigos que se tornaria o maior grupo do mundo não era mais do que mais uma banda de coração cheio e bolsos vaios.

A fé - em Deus e em si mesmos - pôs os U2 no topo do mundo ou, como recorda The Edge no livro U2 By U2: "Era uma espécie de irmandade, com muita lealdade entre todos e a crença de que podíamos ir longe. Antes de aprendermos a tocar, antes de sabermos escrever canções, antes de sabermos tocar ao vivo, começámos a acreditar em nós como banda".

E por falar em The Edge, a BLITZ apresenta-lhe uma entrevista com um dos guitarristas mais idiossincráticos da sua geração. Pasme-se: ele é fã dos Black Keys e dos Fleet Foxes e acha que não lhe fazia mal voltar a ter umas aulas.

O top das melhores músicas dos U2, conforme votadas pelos leitores da BLITZ , e um emocionado testemunho de Billie Joe Armstrong, dos Green Day , sobre a voz de Bono completam este dossiê U2, a não perder.

Quem também está de regresso aos álbuns é BRUCE SPRINGSTEEN . Galvanizado pela vitória de Barack Obama, o "Boss" brilha em Working On A Dream e é brindado, pela BLITZ, com um artigo em que Mário Lopes passa em revista a obra, o brilho e a motivação - política mas não só - de Springsteen ao longo das últimas décadas.

Trazido à baila sempre que há concertos de Tokio Hotel, My Chemical Romance ou 30 Seconds To Mars, o EMO JÁ CHEGOU A PORTUGAL . A BLITZ foi falar com adolescentes de Norte a Sul sobre uma das tribos urbanas mais badaladas do momento.

Adeptos da causa ou simples fãs de bandas associadas ao movimento, os jovens falaram sem pruridos sobre aquilo que os leva a acampar à porta dos concertos ou sobre a grande identificação que sentem com as letras dos seus grupos favoritos - e deixam-se fotografar. Surpresa: há uma ilustre leitora do site da BLITZ.pt entre os entrevistados e fotografados...

Jovens, portuguesas e melhores amigas, ANA FREE e MIA ROSE tomaram a internet de assalto, em 2008, e são as novas estrelas da canção sem rede - ou, pelo menos, sem um percurso convencional na indústria da música. Marta F. Reis foi falar com Ana Free e Mia Rose sobre o segredo do seu sucesso.

Foi um dos fenómenos mais singulares do ano passado: os músicos da editora FLOR CAVEIRA , liderada pelo pastor baptista TIAGO GUILLUL , e as tão faladas "missas rock" de Benfica.

A BLITZ foi, com Rita Carmo e a sua preciosa câmara, ver uma missa da Igreja Baptista de Benfica e falar com Tiago Guillul sobre aquilo que faz mexer este homem: músico, patrão de editora discográfica, pai e pastor.

A década ainda não chegou ao fim, mas apostamos que, no balanço do melhor dos anos 00, os TV ON THE RADIO vão marcar presença. Rui Miguel Abreu explica porque é que os norte-americanos vão ficar para a história, depois de álbuns como Dear Science e Return To Cookie Mountain .

No Retrovisor, Rui Miguel Abreu debruça-se sobre a extensa obra que JOÃO AGUARDELA , homem do leme dos Sitiados, A Naifa, Megafone ou Linha da Frente, nos deixou. Declarações de músicos com quem o malogrado artista trabalhou ajudam a traçar um retrato do músico que partiu no começo deste ano, aos 39 anos.

Nos P&Rs, BOSS AC abre o livro sobre o seu novo disco, Preto no Branco ; JEL mostra porque é que é um homem-bomba, e JOHNNY BORRELL , dos RAZORLIGHT , partilha preocupações que vão da música às calças justas que costuma trazer vestidas.

Nos QUASE FAMOSOS , BON IVER , OS QUAIS e KLEPHT são as estrelas do mês.

No GUIA , o destaque vai para as novidades de U2 , BRUCE SPRINGSTEEN , LILY ALLEN e, em DVD, FOO FIGHTERS . As recentes reedições de ROBERT WYATT inspiram a Rui Miguel Abreu uma página de reflexão.

Mas também há crítica aos novos lançamentos de Neil Young, Boss AC, M. Ward, White Lies, Telepathe, Fall Out Boy, New Max, Andrew Bird, Whitest Boy Alive, Os Quais, Marianne Faithful, Empire of the Sun e à compilação Dark Was The Night .

KID LOCO e CHICKS ON SPEED são os entrevistados de luxo do DANCE DANCE DANCE deste mês.

No AO VIVO , recorde as melhores imagens dos concertos de Oasis no Pavilhão Atlântico e Kaiser Chiefs no Coliseu de Lisboa.