05 fevereiro 2009

Raridades vol. I - punk/rock português em Vinil

"Raridades vol. I" é o título de uma colectânea que reúne temas inéditos e raros de bandas punk/rock portuguesas dos anos 1980 que a editora independente Zerowork acaba de lançar em 7" vinil branco limitada a 500 cópias numeradas à mão, incluindo Banda Desenhada de Marcos Farrajota.

A edição reúne inéditos dos Censurados e dos Peste & Sida e raridades dos Crise Total e Vómito.

"Raridades vol. I" é apresentado como um documento histórico de uma época em que proliferaram bandas portuguesas influenciadas pelo punk, muitas delas efémeras, mas que marcaram o circuito "underground", explicou Luís Piedade, editor da Zerowork, à agência Lusa.

O disco, que teve uma tiragem de 500 exemplares numerados, é acompanhado de uma banda desenhada de Afonso Cortez (argumento) e Marcos Farrajota (desenho), que recorrem às letras de alguns dos temas para contar histórias passadas em Lisboa nos anos 1980.

A opção pelo vinil prende-se com o facto de ser "uma peça de colecção, com um som melhor do que o CD. Dentro do punk e hardcore é comum coleccionar-se estas raridades e quem acompanha e conhece quer ter isto mesmo só para si, enquanto que com o CD fazem cópias e não dão valor", disse.

No início do Verão deverá sair o segundo volume de "Raridades" e, embora o alinhamento não esteja ainda fechado, incluirá temas dos Grito Final, Ku de Judas e Condenação Pacífica, esta última considerada uma das primeiras bandas anarco-punk portuguesas.

"A ideia é fazer uma colecção com vários volumes dentro deste espírito de inéditos e raridades no punk/rock e subgéneros, mas também com alguma coisa da new wave", indicou Luís Piedade.

Algumas destas bandas já não existem, outras tiveram uma existência intermitente, tocaram no Rock Rendez Vous, gravaram apenas em cassete, tinham músicos em diferentes projectos, e há outras que se mantiveram em actividade até hoje.

Por exemplo, João Ribas, vocalista dos Tara Perdida, esteve na fundação dos Censurados e dos Ku de Judas.

Nuno Rafael, que está hoje na banda de Sérgio Godinho, integrou os Vómito e passou pelos Peste & Sida, banda que este mês assinala vinte anos desde a edição de "Veneno" (1989), com um concerto no Musicbox, em Lisboa.