20 março 2009

Caetano Veloso Com Novo Disco

O músico brasileiro Caetano Veloso edita em Abril o álbum de originais "Zii e zie", um registo de samba e rock que foi sendo construído e experimentado na Internet ao longo de 2008.

"Zii e zie" (que significa tios e tias em italiano) integra maioritariamente originais de Caetano Veloso num registo rock semelhante ao álbum anterior, "Cê", editado em 2006.

A diferença é que no novo álbum, que sairá em Portugal a 20 de Abril, Caetano Veloso foi divulgando esboços das novas canções num blogue que criou no Verão passado, intitulado Obra em progresso.

De acordo com a imprensa brasileira, Caetano Veloso introduziu algumas composições novas nos concertos que deu em 2008 e disponibilizou-as no Youtube e no seu blogue, como "Lapa", "Lobão tem razão", "Base de Guantánamo".

Do alinhamento deverá fazer parte ainda "Menina da Ria", cuja letra faz referências a Aveiro, cidade onde Caetano Veloso actuou em Julho de 2008, no âmbito de uma série de concertos em Portugal.

No blogue, Caetano Veloso explicou ainda que para o título do novo álbum se inspirou na obra de um Nobel da Literatura.

"Escolhi o nome pela impressão curiosa (e bela) que essas palavras simples causam quando escritas juntas. As encontrei assim na tradução italiana de `Istambul´, de Orhan Pamuk, que li na ida à Turquia, presente de uma italiana espectadora assídua dos meus shows. É um modo livre, misterioso e revelador de coisas que não sei, de nomear um disco tão lançado à aventura", escreveu.

Caetano Veloso manteve os mesmos músicos de "Cê" para fazer um disco de samba com travo rock.

in Lusa