27 março 2009

Hoje há Festival (Alternativo) da Canção. Na web.

Online e ao vivo, hoje realiza-se o primeiro Festival Alternativo da Canção. Que "não é um anti-Festival da Canção", avisa Fernando Alvim, mentor da Speaky.tv, o canal de TV na Internet que organiza o evento. É sim, uma celebração do formato que desde 1964 está na RTP, com mais ou menos bafio. "Queremos é fazer melhor ainda", ri-se Alvim.

O festival alternativo, que hoje é transmitido em directo do Auditório de Monsanto para a Internet em www.speaky.tv, conta com dois pesos pesados dos festivais RTP: na apresentação, Eládio Clímaco e Serenella Andrade. Espera-se dos concorrentes que tenham ido "beber aos vários estereótipos associados ao Festival da Canção", dos "refrões orelhudos" às "indumentárias fluorescentes". Há dez canções concorrentes. Artistas como Jel ou Tocha & Pestana, canções como "Famel Zundapp" ou "Ela e Ele (Sócrates não)".

O júri também tem um cheirinho a Festival RTP: Armando Gama (que vai cantar Esta Balada Que Te Dou), Tozé Brito, Dora e Helena Coelho (das Doce) são alguns dos jurados. Vão escolher a canção que vá à Eurovisão - "O objectivo é levar os vencedores à Rússia a 16 de Maio, dia da grande final da Eurovisão [em Moscovo], e fazer a banda vencedora tocar nas imediações", explica Alvim. Depois, planeia uma espécie de Taça Intercontinental. "Vamos convidar os vencedores [da Eurovisão] a competir connosco em Lisboa". Se não aceitarem, perdem por falta de comparência e os portugueses serão, enfim, campeões mundiais da canção e "esquecerão o trauma" de, em 54 edições, nunca terem ganho na Eurovisão, diz Alvim.

in Público