02 março 2009

Iggy Pop inspirado por Michel Houellebecq

Iggy Pop vai lançar um álbum inspirado no romance "A possibilidade de uma ilha", do escritor francês Michel Houellebecq, e influenciado pelo jazz.

De acordo com a publicação Pitchforkmedia, o álbum "Preliminaires", que deverá sair pela EMI França em Abril ou Maio, incluirá temas que Iggy Pop compôs para um documentário que o escritor francês fez em 2008 sobre o seu próprio romance.

Musicalmente, não será de esperar de "Preliminaires" a mesma sonoridade punk-rock dos Stooges e do anterior trabalho a solo de Iggy Pop.

Citado pelo Pitchforkmedia, o músico dá conta de que andou a ouvir jazz de Nova Orleães - de Louis Armstrong e Jelly Roll Morton -, e que isso se reflecte no novo álbum, do qual fazem parte "King of the dogs" e "Les feuilles mortes", interpretado em francês.

Iggy Pop, que diz ter feito o álbum para França e para os que falam francês, exprimiu ainda a sua admiração pelo livro "A possibilidade de uma ilha" e asseverou que a música que compôs é a que se adequava melhor ao romance quando o leu.

Michel Houellebecq, escritor francês provocador e polémico, tem publicados os romances "Extensão do domínio da luta", "Partículas Elementares", "A possibilidade de uma ilha", "Lanzarote" e "Plateforme".

in lusa