17 março 2009

Potugueses no South by Southwest

Seis músicos e grupos portugueses actuam esta semana no festival South by Southwest (SBSW), em Austin, Estados Unidos, um evento em torno da música e do cinema que se faz actualmente em todo o mundo.

Entre repetentes e estreantes no SBSW, a participação portuguesa conta este ano com os Clã, Buraka Som Sistema, David Fonseca, Rita Redshoes, Paulo Furtado e a cantora Nicole Eitner, alemã radicada em Portugal.

O South by Southwest, que começou no dia 13 e termina a no dia 22, é um evento de música, cinema e novas tecnologias que acolhe desde há 22 anos dezenas de bandas, artistas e profissionais da indústria discográfica.

Só na área da música estão previstos cerca de 1.800 concertos que decorrerão em praticamente todos os locais possíveis em Austin.

Os Clã rumam pela primeira vez ao SBSW, para um concerto na quarta-feira numa igreja, a St David´s Church.

Manuela Azevedo, vocalista, explicou à agência Lusa que esta presença no SBSW surge no âmbito de uma estratégia de internacionalização dos Clã.

"Nem sempre tivemos oportunidade de internacionalizar o nosso trabalho, porque as digressões tomaram-nos sempre muito tempo", explicou Manuela Azevedo.

A ida a Austin servirá para fazer contactos e experimentar as canções dos Clã, sobretudo do último álbum, "Cintura", perante um público diferente do habitual.

Além do concerto na quarta-feira, onde estarão apenas Manuela Azevedo, o guitarrista Hélder Gonçalves e o teclista Miguel Ferreira, os Clã querem ver os concertos dos outros portugueses e aproveitar para ver o maior número de actuações internacionais.

"Vamos fazer claque, claro, nos concerto dos portugueses e já temos aqui uma longa lista de concertos que queremos ver, como PJ Harvey e John Parish, Ed Harcourt, Andrew Bird, Micah P. Hinson", elencou Manuela Azevedo.

Paulo Furtado estará em Austin com o projecto "one-man-band" Legendary Tigerman, antecipando o novo álbum que editará em Maio, e David Fonseca regressará ao festival pelo terceiro ano consecutivo.

O músico de "Dreams in colour" contará, desta vez, com a colaboração em palco de Rita Redshoes, a teclista do seu grupo e que lançou em 2008 o primeiro álbum a solo.

Rita Redshoes acompanhará David Fonseca ao piano e o músico retribuirá no concerto da cantora.

A estes juntam-se ainda a cantora Nicole Eitner, que actuará no mesmo dia dos Clã na St David`s Church, e os Buraka Som Sistema, que continuam no périplo internacional de divulgação do álbum "Black Diamond".

Em 2008, o SXSW juntou mais de 12.500 profissionais da indústria musical e nos cinco dias destinados à música foram contabilizados quase duas mil actuações de artistas de 42 países.

Au Revoir Simone, Beach House, Andrew Bird, Gabriela Cilmi, Lila Downs, Fanfarlo, Gang Gang Dance, Ben Harper e Ra Ra Riot são alguns dos projectos que também integram este ano o festival.