23 setembro 2009

Coldplay 1 - 0 Satriani

Tudo começou quando Joe Satriani, um virtuoso guitarrista, acusou os Coldplay de terem plagiado o seu tema "If I Could Fly" no single "Viva La Vida", do último álbum dos britânicos. A discussão ganhou contornos judiciais, sem que tivesse havido uma condenação. Os Coldplay saem ilesos, avança o jornal "The Guardian".

Independentemente de a linha melódica que compõe os versos da música "Viva La Vida" ser decalcada de "If I Could Fly", só que com outra instrumentação, o certo é que os Coldplay não foram acusados de plágio e Joe Satriani nada pode fazer - depois de ter recorrido aos seus advogados e de ter processado os britânicos, uma decisão judicial era a sua última oportunidade para provar ao mundo que tinha (e tem) razão.

Numa altura em que se apregoa que já nada pode ser inventado e que quase toda a composição musical pressupõe uma recriação, isso não poderá constituir um aval a cópias ou a "remakes" musicais bem disfarçados. A melodia principal de "If I Could Fly", música de 2004, é marcante quanto baste para ser facilmente distinguida. Conscientemente ou não, não pode haver dúvidas quanto ao decalque que representa a melodia nos versos de "Viva La Vida", de 2008, que os Coldplay defendem como sendo uma composição original.

Assim sendo, o processo foi indeferido por um juiz e os Coldplay não serão punidos. Segundo o jornal inglês, tanto a banda britânica como Joe Satriani ainda não reagiram à decisão