21 setembro 2009

SuperFM volta a emitir passados 11 anos de ausência

A geração que passou muitas tardes a ver o Verão Azul, que fez a Prova Geral de Acesso e que viveu estes fenómenos na região da Grande Lisboa, logo ao fim do dia pode revisitar mais um lugar comum da adolescência e voltar a ouvir uma rádio que marcou quem hoje está na casa dos 30 anos. Quando forem 21h09 a SuperFM, a rádio local da margem sul do Tejo que marcou um lugar importante entre os apreciadores de rock, volta a emitir passados 11 anos de ausência.

O projecto, que acabou em 1998, depois da frequência que ocupava ter sido comprada pelo produtor brasileiro Ediberto Lima não morreu, lembra Rui Santos, director deste novo projecto. O responsável frisa que esta será a recuperação de um nome que acompanhou o crescimento dos seus ouvintes, mas que continua animada e a apostar no rock e no apoio à música nacional. Está prevista a recuperação de antigos programas da antiga Super FM como o Força Total à Música Nacional.

Agora na frequência 104.8, ocupada antes pela Rádio Eco de Alcochete, Rui Santos lembra que esta é a recuperação de um projecto de rádio que liderava na região de Lisboa na faixa etária 18-25 - agora reformulado para servir os ouvintes na casa dos 30 anos, com poder de compra e espírito revivalista: "Os nossos ouvintes cresceram, aqueles que eram a geração rasca são o motor do país e não se revêem nas rádios que estão disponíveis", afirma Rui Santos que acusa a rádio de hoje de não pensar nas pessoas e que frisa que não concorrem com ninguém.

"Podem desligar os ipods e os cd's do carro. Para aqueles que nos ouviam em 1998 a rádio deles voltou. Para os que não nos conheciam, só posso prometer uma agradável surpresa".

Num dos testemunhos deixados por artistas nacionais, como Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, para saudar o regresso da SuperFM, Fernando Ribeiro, dos Moonspell lembra: "Na altura era difícil colocar os Moonspell nas rádios. Os Moonspell cresceram com a Super. Era uma rádio onde era possível ouvir-se música pesada a qualquer hora do dia". Rui Santos acrescenta. Se decidirmos passar 'Pantera' nenhum director nos vai chatear ao estúdio a dizer que se calhar é muito pesado."

A SuperFM tem ainda programado um acordo de partilha de conteúdos com a Speaky.TV a televisão online de Fernando Alvim.

fonte: Público