01 novembro 2009

António Sérgio (1950 - 2009)


Nunca estou preparado para receber uma notícia destas. Já tinha acordado demasiado chateado por ter dormido tão pouco, cheguei às 5 da manhã de Braga onde fui ver o Benfica perder o 1º lugar. E de repente tudo é reduzido a pó quando se recebe um sms com esta notícia brutalmente triste e inesperada.

O António Sérgio tem uma carreira única na divulgação de música em Portugal. Ele era o nosso Homem da Rádio, aquele que levava a música que era preciso conhecer e descobrir a quem com ele queria aprender sempre mais. É óbvio que qualquer pessoa que adore música, e que esteja ligada à cultura musical tem, ainda me custa escrever no passado, em António Sérgio uma referência sagrada. Aquela imagem de lobo, associada ao nome do programa Hora do Lobo, que casa na perfeição com o seu vozeirão é reconhecida facilmente por todos os fãs de música. Lobo mas não solitário já que a sua inseparável companheira Ana Cristina completava na perfeição o nosso Mestre.
É para ela, e seu familiares, que vão as minhas palavras apoio, e agradecimento por uma tão bonita, e importante carreira.
Se este blogue existe é também porque na raíz do meu gosto musical esteve António Sérgio.
Neste momento lembro-me do jornalista Fernando Magalhães que também nos deixou cedo de mais que um dia me disse sobre o Lobo: Se o António passou essa música então é porque vou ouvir falar do álbum. Posso gostar, ou não, mas será seguramente algo relevante.
Na altura estávamos a falar dos Queens of the Stone Age e de um dos melhores discos rock desta década.

O velório de António Sérgio realiza-se a partir das 18h00 de hoje na Basílica da Estrela , em Lisboa.

recordar:
País - Programa "Som da frente" ou "Hora do Lobo" marcaram carreira de António Sérgio - RTP Noticias, Áudio