03 dezembro 2009

Harper Simon

O filho de Paul Simon, Harper, acaba de lançar o seu primeiro álbum de originais, intitulado "Harper Simon". Tendo em conta que Harper tem 37 anos e que este é o seu trabalho de estreia, não se pode considerar que filho de Paul tenha revelado precocemente o seu talento. Mas o mais estranho é que até o revelou.

Aos 4 anos, já cantava com o pai para o público infantil do programa televisivo "Rua Sésamo". E feequentou depois a escola de música Berklee, em Boston, onde se diplomaram músicos como Quincy Jones ou Diana Krall. Mas Harper só frequentou a escola durante dois anos, tendo-a abandonado sem chegar a conseguir o seu diploma.

"É preciso ser-se um tremendo falhado para se abandonar uma escola de música", reconheceu Harper numa entrevista recente. Mas acrescentou que, na verdade, não respeitava a instituição: "Era uma escola de negócios, onde se aprendia como ganhar a vida tocando em bar mitzvahs".

Durante anos, Harper limitou-se a trabalhar em bandas sonoras para filmes e a tocar com alguns grupos pouco conhecidos. Mas a crítica tem elogiado este seu álbum, que foi produzido por Bob Johnston - o produtor de Highway 61, de Dylan, ou de Sounds of Silence, de Simon and Garfunkel - e conta com músicos que colaboraram com Presley, Dylan ou Aretha Franklin.