30 setembro 2009

Grandes Sons o Blog da Semana para o Cotonete


O Grandes Sons foi eleito como Blog da semana no Cotonete.
É uma iniciativa interessante que tem como objectivo destacar semanalmente projectos que o Cotonete ache merecedores de divulgação entre aqueles que se dedicam à cultura musical.
No fim de cada mês os blogues seleccionados são votados pelos leitores do Cotonete a fim de apurar o melhor do mês numa rubrica chamada Golden Blog:
A descoberta de música e a partilha dos melhores sons com todos os viajantes online merece um devido reconhecimento. O Cotonete Golden Blog pretende elogiar, todos os meses, o melhor Blog do mês, de todos os eleitos, todas as semanas, na área Blog da Semana.
Esta semana foi o Grandes Sons e eu agradeço o destaque saudando e elogiando o pessoal que trabalha no Cotonete.
Bem hajam.

LCD Soundsystem Anunciam Disco e Tour

No Facebook assim:

29 setembro 2009

Coração Abre para Au Revoir Simone

A primeira parte do concerto das encantadoras Au Revoir Simone, dia 5 de Outubro na Aula Magna, vai ficar a cargo de João Coração!

Discos Soul Jazz a preço de saldo

O Crónicas da Terra anuncia e eu divulgo estes interessantes saldos:

Discos Soul Jazz a preço de saldo na VGM (em Lisboa), até dia 10 de Outubro

A loja de discos VGM, que possui dos mais interessantes fundos de catálogo ao nível de música étnica, clássica, antiga e jazz, situada na Rua Viriato 12, em Lisboa (mesmo em frente ao edifício do Jornal Público), propõe a todos os seus clientes melómanos reduções entre 25% e os 52% em todos os títulos (editados até ao final de 2008) dos seguintes catálogos: Soul Jazz, World Circuit, Crammed Discs, World Music Network, Demon Music group, Sterns, Asphalt Tango, Dreyfuss Music, Network Medien, Roir, Ponderosa, Park,Topic, Alia Vox, Essay Recordings, Chesky, Arion, Knitting Factory, Nocturne, Sundance, Mr.Bongo, Materiali Sonori, Music and Words, Felmay, Picwick, Oriente, BMC, Cypres, Effendi, Magda, Voices Me, Sterns, Weatherbox e muitos outros, num total de mais de 150 etiquetas.

Jordi Savall, Peter Hammill, Hector Zazou, Bassekou Kouyaté, Buena Vista Social Club, Orquestra Baobab, Fanfare Ciocarlia, Etran Finatawa, Kroke, Cibelle, DJ Dolores, Shantel, Boom Pam, Bembeya Jazz, Waterson Carthy, Maddy Prior, Steelye Span, são alguns dos artistas cujas obras discográficas poder ser adquiridas a preços simpáticos, até ao próximo dia 10 de Outubro.

Novo Tema de Burial

Aqui está o novo tema de Burial, "Fostercare" que faz parte da compilação "5" da Hyperdub:

Green Day no Pavilhão Atlântico: Lisboa a Arder


(foto IOL Música- Manuel Lino)

Não durou as prometidas 3 horas mas foi um concerto arrebatador, o dos Green Day, em que Billie Joe Armstrong brilhou e fez brilhar a juventude portuguesa representada por alguns miúdos que subiram ao palco para o momento das suas vidas.
Cai na perfeição o título que os U2 imortalizaram: «Even Better Than The Real Thing»! Foi o que sentiram dois fãs que deram muito boa imagem da nossa gente. Um subiu ao palco para cantar na vez de Billie e mostrou o porquê do sucesso de tanto concurso de imitações nas nossas televisões. Há talento. E ainda mais surpreendente foi a parte final do concerto quando um outro fã aceitou o desafio de tocar a guitarra do líder dos Green Day em «Jesus of Suburbia». Saiu-se lindamente! Foi como jogar o famoso simulador de consolas Rock Band mas em cima de um palco! Inesquecível para estes rapazes, surpreendente para a imensa plateia que lotou o Atlântico.Terão passado pelo palco perto de uma dezena de fãs resgatados pelo vocalista às primeiras filas. Cantaram, e abraçaram o irrequieto Billie que mostrou não ter medo da Gripe A estimulando o contacto físico com os seus fiéis.

Os Green Day começaram em Portugal a digressão europeia apresentando muito boa forma e aparato visual em palco de respeito. Muitas explosões, muita chama quente, cenários graficamente mutantes e um alinhamento em jeito de revisão que mesmo assim não pôde satisfazer todos os fãs ao deixar de fora «When I Come Around», ou «Wake me Up When September Ends», por exemplo.

Teria sido um concerto ainda mais convincente se não tivessem anunciado uma maratona de três horas seguidas de música que afinal foram encurtadas em 45 minutos. Se os longos momentos passados com o público a replicar os famosos «EHHH OOOHHH» vindos do palco contarem como uma espécie de anti-jogo então teremos que dizer que o tempo útil de concerto ficou abaixo das duas horas, e muito longe das três prometidas.

De qualquer maneira foi um bom concerto com momentos musicais marcantes numa sintonia impressionante entre palco e plateia e uma prova de vida de uma banda que atingiu o auge no já distante ano de 1994 mas que soube manter-se perto das franjas mais novas de fãs através de singles em famosos jogos de consolas, ou em bandas sonoras de filmes consumidos por adolescentes, renovando sempre assim a sua base de fãs. Apesar de já estarmos no Outono a noite foi de Verão e as muitas dezenas de fãs que acamparam de véspera nas imediações do Pavilhão agradecem o tempo ameno.

Green Day no Atlântico: Alinhamento

1. Song of the Century
2. 21st Century Breakdown
3. Know Your Enemy
4. East Jesus Nowhere
5. Holiday
6. The Static Age
7. Before The Lobotomy
8. Are We The Waiting
9. St. Jimmy
10. Boulevard of Broken Dreams
11. Hitchin' A Ride
12. Iron Man [Black Sabbath]/Master of Puppets [Metallica]/You Really Got Me [The Kinks]
13. Brain Stew
14. Welcome To Paradise
15. Longview
16. Basket Case
17. She
18. King For A Day/Break On Through (To The Other Side) [The Doors]/(I Can't Get No) Satisfaction [The Rolling Stones]/Shout [The Isley Brothers]
19. 21 Guns
20. Minority

Encore 1
21. American Idiot
22. Jesus of Suburbia

Encore 2
23. Last Night On Earth
24. Good Riddance (Time of Your Life)

Bilhetes para o concerto dos U2 entre 35 e 155 euros

O preço dos bilhetes para o concerto dos U2 em Coimbra deve variar entre os 35 e os 155 euros, avança o Correio da Manhã.
Os bilhetes serão postos à venda «em breve, mas nunca este mês», adiantou ainda Nuno Braancamp, responsável da Ritmos & Blues, a empresa promotora do espectáculo. O concerto de Coimbra será o quinto dos U2 em Portugal, depois das actuações em Vilar de Mouros (1982), no ex-estádio de Alvalade, em 1993 e 1999, e no Alvalade XXI, em 2005.

Nuno Braancamp revelou ainda que a banda acedeu a que o concerto se realizasse num fim--de-semana. A escolha de Coimbra explica-se por ser «o palco ideal», já que a geografia da cidade permite «que as pessoas se desloquem com facilidade quer do Norte quer do Sul do País».

O promotor espera também a presença de muitos espanhóis, concretamente da Galiza, já que a única cidade do país vizinho onde os U2 vão actuar é Sevilha (29 de Setembro).

28 setembro 2009

Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis

A Comissão Europeia quer limitar o volume nos leitores de música portáteis, medida que tem como objectivo proteger da surdez parcial um universo estimado em dez milhões de pessoas, mas o processo pode demorar dois anos até entrar em vigor.

Segundo dados hoje divulgados pelo executivo comunitário, em Bruxelas, "calcula-se que podem correr este risco [de surdez parcial] cerca de dez milhões de pessoas". A Comissão Europeia precisa que "entre cinco e dez por cento dos utilizadores destes aparelhos correm o risco de ficarem parcialmente surdos", tratando-se de pessoas que "ouvem música mais de uma hora por dia num volume muito alto".

A comissária europeia para os Direitos do Consumidor, Meglena Kuneva, sublinhou ser "fácil fazer subir o volume do MP3 até níveis que são prejudiciais, sobretudo na rua e nos transportes públicos".

A comissária acrescentou ainda que "os dados mostram que especialmente os jovens que ouvem música muito alta e, por vezes, várias horas por semana, não têm a menor ideia de que estão a pôr em risco a sua capacidade de audição".

A Comissão Europeia propôs hoje ao Cenelec, organismo responsável pela elaboração de normas da União Europeia, que redija novas normas de segurança técnica para os leitores de música portáteis, incluindo os telemóveis, que abarcarão apenas os aparelhos produzidos após a entrada em vigor.

No processo de elaboração de normas pelo Cenelec participarão especialistas, a indústria, associações de consumidores e outras partes interessadas, podendo durar dois anos.

Bruxelas sublinha que a utilização segura dos dispositivos depende do tempo de exposição e do volume. A 80 decibéis, a exposição semanal ao ruído deve limitar-se a 40 horas, mas a 89 decibéis não deverá exceder as cinco horas.

Calcula-se que, na União Europeia, entre 50 a 100 milhões de pessoas ouvem diariamente música através de um dispositivo portátil. Nos últimos quatro anos, Bruxelas estima que tenham sido vendidos entre 184 e 246 milhões de reprodutores portáteis de música, dos quais entre 124 e 165 milhões são leitores de mp3

Green Day Hoje no Atlântico

27 setembro 2009

Tributo a Ponte da Barca

Ontem fiquei a conhecer a Marcha da Barca. Foi no casamento do amigo Rui Malheiro que aprendi a música de Ponte da Barca:

26 setembro 2009

Aniversário do Bacalhoeiro

25 setembro 2009

Manu Chao Em Concerto: Baionarena


Depois do lançamento de "La Radiolina" e de dois anos de digressão mundial com mais de 100 espectáculos, passando por alguns dos mais importantes festivais de música, com passagem pelo Sudoeste, em concertos que contabilizaram mais de 3 milhões de pessoas , Manu Chao & Radio Bemba Sound System oferecem este registo ao vivo, "Baionarena", num edição de 2CD's+DVD gravada em Bayonne (França), este registo oferece mais de 2 horas de festa.
Para conferir no Eterno Contestador.

The Cult Com Amor em Lisboa


Nesta tournée, os Cult recordam o álbum de 1985, Love , a apresentar na íntegra. Do alinhamento farão ainda parte outros grandes êxitos de Ian Astbury e companhia.
Logo à noite no Coliseu de Lisboa.
Recordem o disco Love.

Bilhetes para filme com Michael Jackson vão ser postos à venda

Os bilhetes para assistir em Portugal ao filme "This is it", protagonizado por Michael Jackson semanas antes de morrer, serão colocados à venda no domingo, um mês antes da estreia.

A distribuidora, Columbia TriStar Warner, anunciou que o filme estreará em 75 salas em Portugal a 28 de Outubro e estará em exibição apenas duas semanas.

"This is it", realizador por Kenny Ortega, resume numa longa-metragem mais de cem horas de gravações feitas com Michael Jackson semanas antes da sua morte, a 25 de Junho. O filme revela o cantor norte-americano em palco a ensaiar a série de concertos que deveria dar a partir de Julho em Londres.

fonte Público

24 setembro 2009

Mark Knopfler «Get Lucky»

Quem acompanhou a mudança do homem com fita na cabeça para o cidadão sóbrio, calmo, e elegantemente recolhido ao folk americano, tem aqui mais um excelente documento musical para descobrir.

Este é o oitavo disco de Mark Knopfler em nome próprio, não contando com as bandas sonoras que assinou, e segue o caminho que tem traçado desde «Golden Heart» de 1996. Musicalmente, encontramos os ambientes cruzados de celtas e raízes americanas, e a voz de sempre do agora sexagenário Mark,mais seguro e ponderado que nunca.

Espelha as suas memórias de infância onde não podia faltar uma referência às corridas de carros em «The Car Was The One» inspirada no corredor Mark Donohue. A banda que o acompanha é excelente, como sempre, e todos os instrumentos são tocados com mestria recriando, e melhorando, o ambiente que vem caracterizando estas aventuras a solo.

É um disco para ser ouvido muitas vezes com prazer e com calma. Curiosamente, este é o álbum mais curto de Knopfler, com apenas onze temas na edição original. Aos 60 anos Knopfler continua a gostar de jogar com os vários formatos das suas edições obrigando os fãs a alguma ginástica de pesquisa, e na carteira, para conseguirem reunir todos os temas resultantes destas gravações.

Investir na Box Deluxe com dois DVD, um CD com três músicas extra que caberiam perfeitamente no disco original («Pulling Down The Ride», «Home Boy» e «Good As Gold») não é suficiente! É que há ainda «Early Bird» e «Time In The Sun» que podem ser compradas na Amazon.

Este é o oitavo disco de Mark Knopfler em nome próprio, não contando com as bandas sonoras que assinou, e segue o caminho que tem traçado desde Golden Heart de 1996. Musicalmente encontramos os ambientes cruzados de celtas e raízes americanas, e a voz de sempre de Mark que a viver os 60 anos de vida está mais seguro e ponderado que nunca. Espelha as suas memórias de infância onde não podia faltar uma referência às corridas de carros em "The Car Was The One" inspirada no corredor Mark Donohue. A banda que o acompanha é excelente, como sempre, e todos os instrumentos são tocados com mestria recriando, e melhorando, o ambiente que vem caracterizando estas aventuras a solo. É um disco para ser ouvido muitas vezes com prazer e com calma. Curiosamente este é o disco mais curto de Knopfler, só 11 temas na edição original. Aos 60 anos Knopfler continua a gostar de jogar com os vários formatos das suas edições obrigando os fãs a alguma ginástica de pesquisa, e na carteira, para conseguirem reunir todos os temas resultantes destas gravações. Investir na Box Deluxe com dois dvd, um cd com três músicas extra que caberiam perfeitamente no próprio disco original (Pulling Down The Ride,Home Boy e Good As Gold) não é suficiente! É que há ainda Early Bird e Time In The Sun que podem ser compradas na Amazon. «Get Lucky» revela a melhor canção que Knopfler em anos. Um blues perfeito que Bob Dylan não desdenharia actualmente. Chama-se «You Can`t Beat The House» e vale muito, muito. É bom que fala parte do alinhamento do concerto já anunciado para o próximo ano no Campo Pequeno.

Mark Knopfler
«Get Lucky»
101/Universal


in disco digital

U2 em Coimbra daqui a um ano


Os U2 vão actuar no Estádio Municipal de Coimbra a 2 de Outubro de 2010.

A informação é avançada no site da banda. A promotora Ritmos & Blues já tinha dado conta da intenção de trazer os U2 a Portugal em 2010.

Não existe ainda informação sobre quando e onde estarão à venda os bilhetes para o concerto em Coimbra. Os U2 estiveram pela última vez no nosso país em Agosto de 2005 num concerto realizado no Estádio Alvalade XXI, em Lisboa.

O grupo vai apresentar o álbum «No Line On The Horizon», editado este ano.

fonte: disco digital

23 setembro 2009

Morrissey – Swords [polydor, 2009]


Swords é uma compilação de 18 lados B que sobraram das sessões de gravação dos últimos 3 discos : You Are the Quarry, Ringleader of the Tormentors, e Years of Refusal.
Produzido por Tony Visconti, Gustavo Santaolalla, e Jerry Finn.
Sai a 27 de Outubro já pode ser ouvido através daqui.

Alinhamento:
1. Good Looking Man About Town
2. Don’t Make Fun Of Daddy’s Voice
3. If You Don’t Like Me, Don’t Look At Me
4. Ganglord
5. My Dearest Love
6. The Never-Played Symphonies
7. Sweetie-Pie
8. Christian Dior
9. Shame Is the Name
10. Munich Air Disaster 1958
11. I Knew I Was Next
12. It’s Hard to Walk Tall When You’re Small
13. Teenage Dad On His Estate
14. Children In Pieces
15. Friday Mourning
16. “My Life Is a Succession of People Saying Goodbye
17. Drive-In Saturday
18. Because Of My Poor Education

Super Bock em Stock Volta a 4 de Dezembro

A segunda edição do festival Super Bock em Stock vai realizar-se a 4 de Dezembro, em Lisboa.
A informação é avançada no MySpace de Ebony Bones e dos Wave Machines. Ambos têm presença anunciada no evento.

fonte: disco digital

Coldplay 1 - 0 Satriani

Tudo começou quando Joe Satriani, um virtuoso guitarrista, acusou os Coldplay de terem plagiado o seu tema "If I Could Fly" no single "Viva La Vida", do último álbum dos britânicos. A discussão ganhou contornos judiciais, sem que tivesse havido uma condenação. Os Coldplay saem ilesos, avança o jornal "The Guardian".

Independentemente de a linha melódica que compõe os versos da música "Viva La Vida" ser decalcada de "If I Could Fly", só que com outra instrumentação, o certo é que os Coldplay não foram acusados de plágio e Joe Satriani nada pode fazer - depois de ter recorrido aos seus advogados e de ter processado os britânicos, uma decisão judicial era a sua última oportunidade para provar ao mundo que tinha (e tem) razão.

Numa altura em que se apregoa que já nada pode ser inventado e que quase toda a composição musical pressupõe uma recriação, isso não poderá constituir um aval a cópias ou a "remakes" musicais bem disfarçados. A melodia principal de "If I Could Fly", música de 2004, é marcante quanto baste para ser facilmente distinguida. Conscientemente ou não, não pode haver dúvidas quanto ao decalque que representa a melodia nos versos de "Viva La Vida", de 2008, que os Coldplay defendem como sendo uma composição original.

Assim sendo, o processo foi indeferido por um juiz e os Coldplay não serão punidos. Segundo o jornal inglês, tanto a banda britânica como Joe Satriani ainda não reagiram à decisão

Bebel Gilberto volta a Portugal

Bebel Gilberto regressa a Portugal a 26 de Outubro para actuar na Aula Magna, em Lisboa.

A cantora vem apresentar o quarto, álbum «All in One». O disco sai a 5 de Outubro e traz, pela primeira vez, o selo da Verve.

O registo conta com temas originais e versões de Stevie Wonder, Bob Marley, Carmen Miranda e do pai João Gilberto. A produção ficou a cargo de nomes como Mark Ronson (que já trabalhou com Amy Winehouse e Lily Allen) ou Carlinhos Brown.

O preço dos bilhetes varia entre os 28 e os 35 euros.

22 setembro 2009

Green Day de Longa Duração

Os Green Day prometem uma noite única no Pavilhão Atlântico, no próximo dia 28 de Setembro, onde vão dar um concerto com 3 horas de duração!

Apesar da extensa digressão americana ter terminado apenas há alguns dias, a banda vai estar em Portugal para ensaios nos dois dias anteriores ao concerto do Pavilhão Atlântico, de forma a ultimar alguns pormenores, uma vez que se trata do primeiro concerto da digressão europeia.

Uma mega-produção, com 13 camiões TIR e mais de 100 pessoas, garante todas as condições para o estrondoso regresso dos Green Day a Portugal, dia 28 de Setembro. A primeira parte do espectáculo vai ficar a cargo dos, também americanos, Prima Donna.

Buraka Som Sistema no novo "Need For Speed"

Depois de fazerem furor na digressão pelos Estados Unidos, a banda portuguesa continua a marcar presença para lá das fronteiras nacionais. Desta vez, viram o seu single "Kalemba (Wegue Wegue)" ser incluído na banda sonora do jogo de carros "Need For Speed: Shift", da Electronic Arts.

Os Buraka Som Sistema, uma das bandas portuguesas que melhor se tem sabido "exportar" - basta vislumbrar o calendário de concertos agendados até dia 14 de Novembro, todos no estrangeiro -, viu agora incluído um tema do último álbum no jogo de carros "Need For Speed: Shift". Ao lado de artistas mundialmente consagrados como Kanye West e The Prodigy, a banda de Kuduru progressivo da Buraca, formada em 2006, figura cada vez mais num patamar musical internacional que poucos conseguem alcançar.

Lista de temas do jogo

Buraka Som Sistema, «Kalemba (Wegue-Wegue)»
Chase and Status, «Pieces»
Deadmau5, «Ghosts N Stuff»
Eagles Of Death Metal, «Anything`Cept the Truth»
Fort Knox 5, «Insight (The Nextmen Remix)»
Gallows, «I Dread the Night»
In Case Of Fire, «This Time We Stand»
Jamal, «Pull Up»
Kanye West, «Paranoid (Parte 2)»
Kasabian, «Underdog»
The King Blues, «The Streets Are Ours»
Mala Rodriguez, «Te Convierto»
Mando Diao, «Mean Street»
MSTRKRFT, «Click Click»
N.A.S.A., «Whachadoin»
The Prodigy, «Run with the Wolves»
The Qemists, «Lost Weekend»
Regular John, «Transmitter»
Rootbeer, «Under Control»
Shinichi Osawa, «Electro 411 (Lies in Disguise Mix)»
Spoon Harris & Obernik, «Baditude»
TOKIO, «Dogonim»
Twisted Wheel, «Oh What Have You Done»
Two Fingers, «High Life»n

"Lua Nova", sequela de "Twilight", com banda sonora de luxo

Thom Yorke, Muse e The Killers são alguns dos artistas que integram a banda sonora do novo filme da saga "Twilight", "Lua Nova". O filme de vampiros, que tem causado furor um pouco por todo o mundo, estará nas salas portuguesas a 26 de Novembro. O álbum deverá sair mais cedo, a 19 de Outubro.

Segundo a revista de música NME, os temas incluídos serão versões de músicas já existentes e músicas criadas propositadamente para o efeito. No caso dos Muse, "I Belong To You" - do recém-lançado "The Resistance" - foi a música escolhida e adaptada para ser incluída no repertório.

Já Thom Yorke, líder dos Radiohead, compôs "Hearing Damage", uma canção inédita, bem como os The Killers, que contribuíram com "A White Demon Love Song". Estão ainda presentes artistas mais recentes, como a banda americana Grizzly Bear (que lançou este ano Veckatimest, um álbum bem acolhido pela crítica), os britânicos Editors e a cantora sueca Lykke Li (que actuou este ano em Portugal, no festival Optimus Alive).

A saga "Twilight", que já deu origem a um filme e resultará em mais dois - "Lua Nova" é o próximo -, é uma adaptação da novela de Stephenie Meyer e tem gerado uma onda mundial de fãs em torno dos actores Robert Pattinson e Kristen Stewart.

Rammstein de Volta

Os Rammstein estão de volta e dão nas vistas com um arrojado vídeo para o novo single. Eles que têm regresso marcado a Lisboa para dia 8 de Novembro.

21 setembro 2009

SuperFM volta a emitir passados 11 anos de ausência

A geração que passou muitas tardes a ver o Verão Azul, que fez a Prova Geral de Acesso e que viveu estes fenómenos na região da Grande Lisboa, logo ao fim do dia pode revisitar mais um lugar comum da adolescência e voltar a ouvir uma rádio que marcou quem hoje está na casa dos 30 anos. Quando forem 21h09 a SuperFM, a rádio local da margem sul do Tejo que marcou um lugar importante entre os apreciadores de rock, volta a emitir passados 11 anos de ausência.

O projecto, que acabou em 1998, depois da frequência que ocupava ter sido comprada pelo produtor brasileiro Ediberto Lima não morreu, lembra Rui Santos, director deste novo projecto. O responsável frisa que esta será a recuperação de um nome que acompanhou o crescimento dos seus ouvintes, mas que continua animada e a apostar no rock e no apoio à música nacional. Está prevista a recuperação de antigos programas da antiga Super FM como o Força Total à Música Nacional.

Agora na frequência 104.8, ocupada antes pela Rádio Eco de Alcochete, Rui Santos lembra que esta é a recuperação de um projecto de rádio que liderava na região de Lisboa na faixa etária 18-25 - agora reformulado para servir os ouvintes na casa dos 30 anos, com poder de compra e espírito revivalista: "Os nossos ouvintes cresceram, aqueles que eram a geração rasca são o motor do país e não se revêem nas rádios que estão disponíveis", afirma Rui Santos que acusa a rádio de hoje de não pensar nas pessoas e que frisa que não concorrem com ninguém.

"Podem desligar os ipods e os cd's do carro. Para aqueles que nos ouviam em 1998 a rádio deles voltou. Para os que não nos conheciam, só posso prometer uma agradável surpresa".

Num dos testemunhos deixados por artistas nacionais, como Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, para saudar o regresso da SuperFM, Fernando Ribeiro, dos Moonspell lembra: "Na altura era difícil colocar os Moonspell nas rádios. Os Moonspell cresceram com a Super. Era uma rádio onde era possível ouvir-se música pesada a qualquer hora do dia". Rui Santos acrescenta. Se decidirmos passar 'Pantera' nenhum director nos vai chatear ao estúdio a dizer que se calhar é muito pesado."

A SuperFM tem ainda programado um acordo de partilha de conteúdos com a Speaky.TV a televisão online de Fernando Alvim.

fonte: Público

Novas de Thom Yorke

Hollow Earth é anova canção de Thom Yorke , dos Radiohead, e vai conhecer uma edição limitada em vinil:

Muse Esgotam Atlântico

O concerto dos Muse no Pavilhão Atlântico, a 29 de Novembro, já se encontra esgotado, adianta o Correio da Manhã.

Entretanto, o novo álbum «The Resistance», entrou directamente para o primeiro lugar do top inglês. O quinto disco do grupo é o terceiro a obter semelhante feito no mercado britânico.

19 setembro 2009

As Melhoras, Grande Cohen!

O canadiano Leonard Cohen sofreu esta sexta-feira à noite uma «ligeira indisposição» em Valência, durante um concerto, devido a uma intoxicação alimentar. O cantor, às portas dos 75 anos, foi transportado de ambulância para o hospital local, depois de ter desmaiado em palco. Já teve alta.

O desfalecimento aconteceu durante Bird on a wire, o quarto tema no alinhamento. Um dos seus colaboradores relata que, durante as três primeiras canções – Dance to end of love, The future e There ain't no cure for love –, o público já havia reparado na má condição do músico.

O espectáculo foi suspenso meia hora depois, quando um porta-voz informou o público que Cohen tinha sofrido uma «paragem digestiva» e que, embora estivesse a sentir-se melhor, não regressaria ao palco.

18 setembro 2009

Julian Casablancas mostra primeiro single

Julian Casablancas ( The Strokes) disponibilizou no seu MySpace o single de estreia «11th Dimension».
O álbum chega às lojas a 19 de Outubro. A produção ficou a cargo de Jason Ladler e Mike Mogis (Bright Eyes, Lightspeed Champion), tendo o disco sido gravado em Nova Iorque.

16 setembro 2009

Parabéns Maninha

Dedicado à mana que faz hoje 32 anos.

Top + Beatles

Os Beatles dominam esta semana o top oficial português de álbuns:

03 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
04 - Abbey Road
06 - The Beatles (álbum branco)
11 - Let It Be
14 - Rubber Soul
18 - Help!
20 - Past Masters
21 - Yellow Submarine
23 - Magical Mystery Tour
28 - A Hard Day's Night
29 - Please Please Me
37 - With The Beatles
39 - Revolver
40 - 1

fonte: ié-ié

Spandau Ballet Adiados

O concerto dos Spandau Ballet agendado para o dia 10 de Novembro no Pavilhão Atlântico foi remarcado para o dia 14 de Março de 2010.

15 setembro 2009

Projecto Megafone 5

Megafone 5 é o nome de um projecto sem fins lucrativos que tem como objectivo celebrar, homenagear e difundir o trabalho e as ideias de João Aguardela. Nasce, informalmente, entre um grupo de amigos, companheiros e admiradores do seu trabalho:

Sandra Baptista (músico), Luis Varatojo (músico), Luis Pardelha (produtor), Ricardo Alexandre (jornalista), João Marques (músico), Luis Rodrigues (webdesigner), Luis Tomás (produtor), Rodrigo Dias (advogado // músico), Helena Pedro (promotora), Nuno Calado (radialista), Maria Antónia Mendes (músico), Samuel Palitos (músico) e Pedro Gonçalves (criativo publicitário // jornalista de música).

O trabalho do colectivo passa, entre outras coisas, pela manutenção do site que perpétua a música de João Aguardela e pela organização anual dos Prémios Megafone.
Página oficial em: Megafone 5

14 setembro 2009

12 setembro 2009

Micachu na ZdB

Os Micachu & Shapes tocarão na ZDB a 21 de novembro.

11 setembro 2009

Backspacer dos Pearl Jam


O novo disco dos Pearl Jam Backspacer já pode ser descoberto a partir desta ligação:
Pearl Jam – Backspacer (2009)

Tasca Móvel na Mouraria

Hoje há INCRÍVEL TASCA MÓVEL na Rua da Mouraria. O evento faz parte do "TODOS – Caminhada de Culturas em Lisboa".
O início está marcado para as 21h30.

10 setembro 2009

Rescaldo da Noite Beatles


Ontem à noite passou-se um óptimo serão na companhia de Luís Pinheiro de Almeida, Teresa Lage, e David Ferreira no auditório da Fnac no Colombo onde se ouviu o novo tratamento que o som dos Beatles conheceu, e onde se viram muitos dos documentários que acompanham cada disco.
Notas:

- o som dos discos está realmente diferente para muito melhor

- os temas ouvidos provam que a aquisição da discografia neste formato (ouvimos a Stereo Box) é obrigatória

- os documentários disponibilizados para cada disco são um extra de enorme valor e muito interessantes

- a Fnac continua a ser uma miséria a nível de serviço ao cliente porque não conseguiram ter uma única Box disponível para venda!!

- se quisermos comprar a caixa nem os responsáveis da loja sabem quando poderão satisfazer o nosso pedido!!

- o tão falado kit Beatles Rock Band nem vê-lo! Só o jogo sem os acessórios

- Luís Pinheiro de Almeida e Teresa Lage são uma enciclopédia lusa sobre os Beatles

- David Ferreira é um excelente orador mas é inqualificável o aproveitamento idiota que está a fazer deste mediático lançamento dos Beatles para fazer passar a sua mensagem política anti-mp3! Dizer que os Beatles são a prova que os artistas não devem viver do dinheiro de concertos mas sim das vendas dos trabalhos de estúdio é um argumento tão estúpido quanto patético.

09 setembro 2009

09.09.09 - Serviço Público do Bolachas

Sirvam-se:
The Beatles in Stereo (all their LPs, remastered)

09.09.09 - Beatles no D.N.


09.09.09 - Beatles na Blitz



Edição especial da Blitz com textos de leitura obrigatória de gente boa, amiga e entendida:
Luís Pinheiro de Almeida, Rui Miguel Abreu, Lia Pereira, e Luís Guerra como editor.

09.09.09 - Beatles na RTP2

«THE BEATLES IN THE STUDIO» na RTP 2 dia 09/09/09 pelas 23h35

Imagens raras e uma visão fascinante sobre a carreira do maior grupo pop de todos os tempos !!!


Em 1962 um grupo musical desconhecido entrava nos estúdios de Abbey Road (não era Abbey Road, mas sim EMI - nota do editor) para gravar o seu primeiro single . Nos oito anos seguintes eles criaram indiscutivelmente a melhor colecção de gravações de estúdio do séc . XX.

Este documentário revela a extraordinária viagem dos Beatles desde “Please, Please Me “ até “Abbey Road” e reflete como eles se desenvolveram como músicos, como se tornaram grandes escritores de canções e como o seu legado soa tão actual hoje como na altura em que foi gravado.

Narrado por Paul, John, George, Ringo e Sir George Martin (Paul também é Sir - nota do editor), o documentário mostra imagens e fotografias raras do arquivo da banda , assim como fragmentos de gravações e conversas em estudio inéditas das sessões de estúdio em Abbey Road.

É o documentário que poderá assistir na RTP 2 , quando se comemora 40 anos do fim da melhor banda de todos os tempos
(40 anos do fim é só em Abril de 2010 e, além disso, os Beatles não acabaram, nem vão acabar - nota do editor) e quando está a ser editado o catálogo completo das gravações originais dos Beatles remasterizado.

RTP 2 - 4ªfeira , dia 9 de Setembro pelas 23h35 . duração : 59’

Fonte: Dept. de Promoção - Emi Music Portugal
Via: http://guedelhudos.blogspot.com/

09.09.09 Apresentação com Luís Pinheiro Almeida e Teresa Lage às 21h no Colombo

A Fnac do Colombo promove uma apresentação no seu auditório com a presença de Luís Pinheiro Almeida e Teresa Lage entre outros.
Eventos semelhantes vão acontecer noutras lojas em outros horários. É consultar o site da loja que não específica quem vai estar onde.
Eu conto estar no Colombo pelas 21h.

09.09.09 - Beatles no Público


The Beatles Discografia - Apresentação da Reedição Discográfica

The Beatles Discografia - Past Masters Volume One & Two

The Beatles Discografia - Let it Be

The Beatles Discografia - Abbey Road

The Beatles Discografia - Yellow Submarine

The Beatles Discografia - (White Album)

09.09.09 - Magical Mystery Tour

The Beatles Discografia - Magical Mystery Tour

The Beatles Discografia - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

09.09.09 - Revolver em Poucos Minutos


Um rápido resumo de Revolver, o melhor disco de sempre.

The Beatles Discografia - Revolver

The Beatles Discografia - Rubber Soul

The Beatles Discografia - Help!

09.09.09 - Rain


The Beatles - Rain

08 setembro 2009

07 setembro 2009

The Beatles: Stereo Box Set - Encomendado



Na BangCD por 201€.

06 setembro 2009

Mojo Outubro + Disco Abbey Road Now!



Mojo

FREE CD! ABBEY ROAD NOW!
The Beatles' 1969 classic re-recorded by the likes of Cornershop, Robyn Hitchcock, Gomez, The Low Anthem, Glenn Tilbrook, Noah And The Whale and many, many more!
Download do disco: Abbey Road Now!

Uncut - Outubro + CD SEEING FOR MILES



Uncut

FREE CD: SEEING FOR MILES
A mind-blowing 12-track set of the finest new psychedelic rock, with White Denim, Wooden Shjips, Ganglians and more
Download do cd: SEEING FOR MILES

Q - Outubro



Q Magazine

Clash - Outubro



Clash

O Regresso dos Ölga