02 março 2008

Winter Jam II:



As boas vibrações do reggae voltaram a ecoar no Pavilhão dos Lombos em Carcavelos na 2ª edição do Winter Jam. Uma grande noite que teve o apogeu lógico no concerto do embaixador da Jamaica, Max Romeo, mas que revelou também a grande qualidade ao vivo de Collie Budz das Ilhas Bermuda, e o bom reggae de África trazido por Takana Zion, natural da Guinée-Conakry. Nova aposta ganha da promotora Positive Vibes.

Já ia alta a madrugada quando o massivo que enchia o Pavilhão dos Lombos explodiu a uma só voz após o falso arranco e tradicional rewind; «Lucifer son of the mourning, I'm gonna chase you out of earth!». Estava no ar um pouco da história do reggae na presença de uma das suas lendas, e o povo quer estar à altura do momento dançando, levantando as mãos e cantando bem alto «Chase the Devil». Aos 64 anos Max Romeo continua imparável em palco, desfila clássico atrás de clássico desde o arranque ao som de «One Step Forward», passando por «War in a Babylon», terminando num medley à volta de Jamaica Ska. Voz de qualidade intacta, coros e banda composta de excelentes músicos, e assim temos Max Romeo a continuar a espalhar a mensagem Rastafari pelo mundo. Depois das passagens por Oeiras, e Lisboa (Festival Creamfields), e uma passagem cancelada pelo Sudoeste 06, Max Romeo voltou a partilhar com os portugueses um bom pedaço das raízes da música jamaicana. Encantador.

Collie Buddz não podia ter tido melhor estreia em palcos nacionais, a público recebeu-o entusiasticamente, e a The New Kigston Band teve oportunidade para brilhar. O seu álbum de estreia, do ano passado, ainda está bem presente nos amantes de reggae, e os sons vindos das Ilhas da Bermuda foram acompanhados pelo público que se rendeu aos temas mais conhecidos, “Come Around”, “Blind To You” e “Tomorrow’s Another Day”.

Tambem bem recebidos foram Takana Zion e Manjul que representaram brilhantemente o reggae africano da Guinée-Conakry e Mail. Takana, de apenas 21 anos de idade, apresentou o seu álbum de estreia, “Zion Prophet, e convenceu muito por força de uma secção rítmica muito forte que se destacou nos instrumentais.

A abrir a noite estiveram os portugueses Black Nepal.
Não custa acreditar que para o ano teremos o Winter Jam III, e ainda bem porque estes acrescentaram momentos bem valiosos para a já importante história do reggae ao vivo em Portugal.