25 maio 2008

Deolinda - Canção ao lado



Este é o caso que de um projecto que se destaca nos palcos e nos faz correr atrás do disco. Para os leitores mais atentos o nome da Deolinda andou por aqui há poucas semanas envolvido em grandes elogios graças ao concerto no cinema São Jorge em Lisboa que serviu de apresentação a esta «Canção ao Lado».

Portanto é com confiança que partimos para a análise ao disco de estreia da Deolinda porque já sabemos do excelente resultado da interpretação ao vivo destas canções.

No álbum, «Canção ao lado» encontramos catorze temas que fazem do projecto uma das estreias mais promissoras do ano.

Sendo directo direi que há aqui de caras três clássicos instântaneos, parafraseando o saudoso jornalista Fernando Magalhães, que dão pelo nome de «Fon-Fon-Fon», «Fado Toninho», e «Movimento Perpétuo Associativo». Se mais não fosse necessário só com estes 3 cartões de visita a Deolinda estava bem apresentada. Está tudo aqui. O quarteto liderado pela imponente voz, e forte presença, de Ana Bacalhau parte do imaginário do fado para extravasar fronteiras que podem ir da pop, ao samba. As letras são inteligentes, mordazes, e bem humoradas.

A Deolinda tem a força precisa para emergir no cenário actual da música portuguesa com uma marca chegada às nossas raízes, e com a garra própria das almas jovens que querem ir mais além, e chegar a mais ouvidos.

Da nossa parte a Deolinda tem lugar cativo na linha da frente do que de bom há para divulgar entre os projectos da música feita no nosso país.

Deolinda
«Canção Ao Lado»
iPlay