08 maio 2008

Deolinda no Cinema São Jorge: Movimento Perpétuo Associativo

Fique sabendo o estimado leitor que se aventurou em vir espreitar esta crónica que acaba de ganhar o dia. Isso mesmo. Se está a ler estas linhas é porque se interessa por música, e se quer saber como correu o espectáculo da Deolinda no São Jorge não só fica a saber que foi um excelente concerto, como vai ficar com vontade de ver e ouvir com os seus próprios sentidos este quarteto tradicionalmente português.

Os discretos adereços de palco denunciam bem o que ali se vai passando. Um misto entre o que é tradicional, e a caricatura do povo. Por isso não faltam naprons brancos por cima das colunas de palco, uma mesa com moldura, flores, e napron, ao que junta as indumentárias dos músicos, em especial da vocalista Ana Bacalhau. E falar da Deolinda é falar de Ana Bacalhau.
É ela que dá voz, corpo, e alma ao projecto. A voz é de um poder surpreendente. Às vezes faz lembrar Teresa Salgueiro, outras vezes soa-nos a voz de fadista batida em casas de velhos bairros lisboetas. Tudo isto numa só jovem que expressa toda a sua irreverência com gestos certos, e expressivos, e que combina a ironia com a liderança firme do evento. Além disto ainda tem o mérito de ter inventado a melhor alcunha para as plateias nacionais; ferrinhos! É isso mesmo, aquela mania das palminhas a acompanhar é mesmo de ferrinhos.

A música da Deolinda não é a última invenção maravilhosa da fusão entre fado e outras escolas, não resulta em nenhuma descoberta cientifica. Mas também não é mais do mesmo a que estamos habituados a ver e ouvir. Há aqui um toque discreto de disfarce que leva a Deolinda a viajar a partir da génese do fado em várias direcções. Sem grande dificuldade vamos indentificando ao longo da noite tiques de Pascal Comelade, ambientes das caraíbas, aproximações ao samba, e raízes da chamada música popular. Há uma espécie de marcha popular, há fados tristes que enganam, há histórias de amor em autocarros, há fados transformados em axé com pronúncia, e há , pelo menos, três pérolas que se não forem descobertas por toda a nação é porque não há justiça. A saber; «Fado Toninho», «Movimento Perpétuo Associativo» que a vocalista diz que ainda vai ser o hino nacional, e «Fon Fon Fon».

A canção «Movimento Perpétuo Associativo» é genial e devia mesmo ser o hino nacional, por um lado aquela velha determinação revolucionária bem tuga de "vamos lá mudar isto tudo de vez", por outro as velhas desculpas do "hoje não dá que está a chover", ou "hoje não que joga o Benfica". Melodiosa, irónica e certeira.
Por outro lado quem resiste a balançar ao som de «Fon Fon Fon» só pode estar surdo.
Tudo nos soa a familiar mesmo que seja a primeira audição, tudo nos parece óbvio, e é esse o grande mérito da Deolinda que agarrou num universo musical que é o nosso, e gira em torno dele impondo a sua marca. Tão eficazmente que nem se percebe como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto. Claro que com uma voz como a de Ana Bacalhau as canções ganham uma aura especial. E não vale só ir comprar o disco, ou ouvir as canções do myspace da banda.
O leitor lembre-se que enquanto não vir a Deolinda ao vivo, o seu ano de 2008 , musicalmente, não faz sentido.