06 novembro 2008

Barack Obama Celebrado

A amiga Liz Pereira faz um apanhado das reacções das figuras da música em relação ao novo Presidente dos USA. A ler na Blitz:

A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais norte-americanas deixou o mundo da música ao rubro.

A maioria dos artistas que, ao longo dos últimos meses, mostraram o seu apoio ao candidato democrata já veio a público dar os parabéns a Obama e partilhar os seus sentimentos de alívio e esperança.

Num concerto na Califórnia, Madonna dirigiu-se ao público nestes termos: "Vocês estão tão contentes como eu? Palmas para Obama! Hoje é o melhor dia da minha vida", exclamando, considerando que ontem começou uma nova era mundial.

Para o baixista dos Strokes, Nikolai Fraiture, a vitória de Obama compara-se a "ser libertado da prisão".

"Acompanhei as eleições em casa com a minha mulher, a Regina Spektor e a sua prima Anna. Não tenho televisor por isso estávamos sempre de volta do computador, enquanto jantávamos", contou o Stroke ao NME.

Nikolai Fraiture percebeu que Obama ganhara quando começou a ouvir os festejos na rua do bairro onde vive, em Nova Iorque. "Estava toda a gente a filmar as reacções uns dos outros, porque parecia que tínhamos saído da prisão, oito anos depois de lá entrarmos".

O baixista comparou ainda o discurso de vitória de Obama, que viu num bar, a um discurso de John F. Kennedy. "Só espero que os próximos quatro anos não pareçam a inevitável ressaca", acrescenta.

Bandas como os We Are Scientists e Death Cab For Cutie também se mostraram entusiasmadas com o resultado; os primeiros disseram que a vitória de Obama era "como o Natal para adultos" e Chris Walla, dos segundos, acredita que o novo Presidente dos Estados Unidos é "um revolucionário".

Em Inglaterra, o rapper Dizzee Rascal afirmou, jocosamente, que agora já se pode candidatar a Primeiro-ministro, enquanto Mark Ronson, que pediu cidadania americana só para poder votar nestas eleições, resumiu desta forma o sentimento colectivo: "Parecia que o mundo inteiro tinha ganho o Super Bowl".

Quanto a Bruce Springsteen, um dos mais empenhados defensores de Barack Obama, poderá lançar um novo álbum em Janeiro de 2009, altura em que o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos toma posse. O "Boss" apresentou, num novo concerto esta semana, uma nova canção chamada "Workin' On A Dream".

Também will.i.am, autor do "hino" de Barack Obama, "Yes We Can", já anunciou um novo tema sobre o novo líder americano. O rapper Nas promete seguir-lhe o exemplo.