05 novembro 2008

Contas Bizarras

Elvis Presley, o rei do rock, e Charles Schulz, o criador do famoso cachorro Snoopy, são duas das celebridades mortas que mais geraram dinheiro durante o último ano.

É o sexto ano em que a revista "Forbes" faz a lista de "celebridades mortas que dão mais lucro", publicada por altura do Dia de Todos os Santos.

Os lucros em torno de Elvis chegaram aos 41 milhões de euros - superando em muito os ganhos de grandes estrelas vivas e no activo, como Madonna ou Justin Timberlake. Por seu lado, Schulz, o criador da banda desenhada de Charlie Brown, gerou valores na ordem dos 26 milhões de euros.

O terceiro, e recém-chegado à lista, é o actor Heath Leger que, desde que morreu, em Janeiro de este ano, gerou cerca de 15 milhões de euros pelo seu papel de Joker na saga de Batman. A seguir na lista está o físico Albert Einstein, com 14 milhões de euros. O recém-morto mais destacado da lista é o actor Paul Newman e no final da lista está o músico e cantor de soul Marvin Gaye.

Os 13 ícones do top das celebridades mortas ganharam ao todo 212 milhões de euros nos últimos doze meses. O dinheiro vem dos direitos pagos para usar o seu nome e trabalho, assim como da venda de merchandising e de campanhas de marketing. Na lista estão também John Lennon, Andy Warhol, James Dean, Marilyn Monroe e Steve McQueen.

in público