05 maio 2009

The Weatherman - Jamboree Park at the Milky Way



Olha-se para a capa de "Park at the Milky Way" e facilmente a nossa memória identica-a com o imaginário do rock dos anos 60. Não é por acaso. É uma imagem honesta que casa muito bem com o conteúdo do mais recente disco do projecto The Weatherman.
Não será exagero dizer que esta nova aventura de Alexandre Monteiro é uma das edições mais aguardadas da temporada tendo em conta a aceitação que a estreia em 2006 com "Cruisin’ at Alaska" teve entre crítica e público.

A expectativa justifica-se plenamente e The Weatherman corresponde de forma convincente e empolgante. O rock vive de ciclos e por isso facilmente um som datado de uma certa época pode passar a clássico sendo as que as suas ondas de revivalismo acabam sempre por serem válidas. Isto quando apresentam qualidade, claro.
The Weatherman não engana. Bebe tudo na inesgotável fonte de inspiração dos alucinados anos 60 e 70, entre o fim de uns e início de outros.
Se no disco de estreia facilmente encontrávamos a bússula orientadora dos Beatles na ligação das belas canções adpatadas ao século XXI, neste "Park at the Milky Way" é dado o passo em frente, sem medo e sem marcar... passo.

Agora Weatherman é sinónimo de canções mais cheias, fruto do encontro de cordas, sopros, e teclas de músicos que podiam ver de Liverpool mas frequentam a Academia de Música de Espinho. É este o encanto de The Weaterman, não esconde a sua admiração por Paul MCcartney, nem por todas as bandas que marcaram aquele tempo, e reinventa uma música que nos é reconhecível com personalidade. E isso é muito mais complicado do que se possa pensar. Até o próprio Sir Paul tem a sua dificuldade em reinventar-se, na última tentativa (sob o nome Fireman) acertou em cheio. tal como o "nosso" Alexandre Monteiro que volta a acertar em cheio editando um disco de boa qualidade. Aqui, ou em qualquer outro lado. Para ouvir hoje ou daqui a alguns anos, porque este som é universal e intemporal.