24 junho 2009

Os maiores festivais de 'World Music' por Cá

Ainda sobre o artigo do DN:

Os maiores festivais de 'World Music'

Rotas & Rituais Para além do Med, também o festival Rotas & Rituais arranca hoje. A segunda edição é dedicada à transumância. O cartaz oferece concertos de Gaiteiros de Lisboa, Master Musicians of Jajouka e Kepa Junkera, no Cinema São Jorge (Lisboa), de 2 a 4 de Julho. A programação paralela inclui exposições de fotografia e ciclos de documentários.

Sete Sóis Sete Luas Promovido por uma rede cultural de 20 cidades e dez países, este festival realiza-se em Oeiras, Ponte de Sor, Lajes do Pico, Vila Real de Santo António, Odemira e Castro Verde.

Mestiço Nos dias 2 a 5 de Julho, a Casa da Música (Porto) recebe nomes como Naná Vasconcelos, JP Simões, Babylon Circus, Natiruts, Konono N.º 1 e Bruno_M.

Arrábida WM Estreante nestas andanças, o Arrábida WM traz a Portugal artistas como Tinariwen, Sun Ra Arkestra e Techeka. Os concertos estão marcados para o Forte de São Filipe, na Arrábida.

Évora Clássica O 15.º aniversário deste festival é assinalado com um cartaz virado sobretudo para as cultura asiáticas, balcânicas e mediterrânicas. O Évora Clássica celebra também o cinema indiano e a indústria de Bollywood. De 7 a 15 de Julho no Palácio Cadaval.

Tom de Festa Tondela também tem o seu festival de músicas do mundo, baptizado de Tom de Festa. Não se tratando da primeira edição, a deste ano é a mais ambiciosa, com a presença de Chico César, Kasai Massai, Júlio Pereira e os Tocá Rufar, entre outros, no espaço ACERT, de 14 a 18 de Julho.

World Music Festival LX'09 Nem só fora dos grandes centros se realizam festivais deste género. A LX Factory recebe o World Music Festival LX'09 de 14 a 19 de Julho. O cartaz é praticamente geminado com o Tom de Festa.

FMM Sines O maior festival deste tipo em Portugal. Este ano, destacam-se Lee Scratch Perry, a Chucho Valdés Big Band e os portugueses OqueStrada, além de múltiplas actividades paralelas. Início marcado para 17 de Julho e encerramento oito dias depois.

Andanças Um festival de dança com música que se realiza de 3 a 9 de Agosto no concelho de São Pedro do Sul.