28 junho 2009

Sumol Summer Fest - Verão Mas Pouco


O nome falava em Summer Fest mas quem esteve na Ericeira na noite de ontem sentiu mais um Winter Fest com forte vento, chuva, e um fresco nada condizente com a altura do ano em que estamos. Salvou-se o quente concerto dos Tiken Jah Fakoly que justificaram a boa adesão de público que apesar do mau tempo deu um bonito colorido ao recinto do Sumol Summer Fest.

Na primeira noite do festival Patrice agitou bem o público, e o consagrado Horace Andy trouxe a raíz do reggae à Ericeira.
Na segunda noite a coisa só aqueceu a sério com o quente reggae africano dos Tiken Jah Fakoly que arrancaram um excelente concerto. Forte secção de sopros, excelentes músicos e um reggae clássico ora cantado em inglês, ora cantado em francês, confortou os muitos resistentes a um noite sem pontos altos no palco.

Estava Justin Nokuza embalado na sua pop leve quando uma forte chuvada varreu os jovens espectadores para a tenda ainda vazia que iria receber de madrugada DJ Patife e outros. Os vestidos curtos, as pernas à mostra, e as havaianas nos pés eram a imagem de marca de uma tribo feminina traída pela meteorologia. Eles safaram-se por causa dos casacos da moda com as cores da Jamaica com capuz que tanto jeito deu.
Aliás, o facto de o género mais próximo do Festival ser o reggae não atraiu mais do que a fauna surfista/betinha da zona oeste que tanto vibra com o verdadeiro reggae africano como tolera as aproximações de Mishka, e Police in Dub ou a já distante pop de Ana Free.

Todos saíram felizes do molhado Sumol Summer Fest, o público que teve o seu primeiro festival de Verão(?) e a organização que viu o parque de estacionamento que serviu de recinto com numerosa afluência.