31 janeiro 2010
30 janeiro 2010
29 janeiro 2010
Caixa Mão Morta
Considerando que os três primeiros discos dos Mão Morta (Mão Morta, 1988; Corações Felpudos, 1990; O.D., Rainha do Rock & Crawl, 1991) estão há muitos anos esgotados no mercado, quer as edições originais em vinil quer as reedições em CD efectuadas em 1998, e que o mesmo acontece com o seu quarto disco (Mutantes S.21, 1992), originalmente editado em vinil e em CD e nunca reeditado, e dada a grande procura que existe pelos mesmos, a Cobra decidiu reeditá-los em CD, numa edição cuidada, respeitando o mais possível quer o conteúdo quer o grafismo das edições originais em vinil, utilizando capas de cartão e inserindo-lhe os desenhos gráficos que constavam das suas folhas interiores.
A reedição é feita numa sóbria e elegante caixa, de edição limitada, com o título Mão Morta 1988-1992, que acomoda os quatro álbuns individualizados e as respectivas capas. Pretende-se assim dar o devido destaque ao que já é considerado como património histórico da música portuguesa e valorizar a sua reedição, conferindo-lhe qualidades de objecto de colecção.
Estes discos compõem a primeira fase da já longa carreira dos Mão Morta, a mais acerrimamente underground, desde a pedrada no charco que foi o álbum homónimo e que lhes granjeou o culto que ainda hoje perdura até ao reconhecimento do grande público com Mutantes S.21 e o êxito de Budapeste, construindo os alicerces do nome incontornável que são hoje os Mão Morta na música nacional.
No site da editora Cobra a caixa está à venda por 25€.
28 janeiro 2010
Sian Alice Group na abertura de Florence + The Machine
Cut Copy no SW2008
Os Cut Copy:
27 janeiro 2010
Grizzly Bear em Portugal
A banda de Brooklyn estará a 26 de Maio no Coliseu de Lisboa e no dia seguinte no Coliseu do Porto.
Hino do Mundial é de K'naan
Agitando a bandeira, numa tradução do título da música, parte de uma já existente canção do rapper originalmente publicada no álbum Troubadour.
Esta foi remisturada - com mais coros e percussão, por exemplo - para ganhar um tom mais festivo e popular: o resultado foi Wavin’ Flag (The Celebration Mix).
26 janeiro 2010
25 janeiro 2010
Royal Mail Discos
A Royal Mail lançou uma colecção de selos que reproduzem 10 capas de alguns dos discos que marcaram a música britânica:
The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars', David Bowie
'Parklife', Blur
'London calling', The Clash
'A Rush of blood to the head', Coldplay
'Led Zeppelin', Led Zeppelin
'Power, corruption and lies', New Order
'Tubular bells', Mike Oldfield
'The division bell', Pink Floyd
'Screamadelica', Primal Scream
'Let it Bleed', The Rolling Stones
24 janeiro 2010
Neil Young e Dave Matthews pelo Haiti
23 janeiro 2010
22 janeiro 2010
Snow Patrol no Rock in Rio
A banda escocesa estreia-se em Portugal para a promoção da colectânea «Up To Now».
A organização anuncia também um concerto de Jorge Palma e Zeca Baleiro .
21 janeiro 2010
Mystery Jets na 1ª parte de Arctic Monkeys
O regresso dos Arctic Monkeys a Portugal está a gerar enorme expctativa - o concerto no Coliseu do Porto está completamente esgotado e restam muito poucos bilhetes para a actuação no Campo Pequeno. Parece que os Arctic Monkeys vão continuar a tradição de esgotar as salas sempre que tocam em Portugal!
O Regresso dos Gorillaz
Este é o single 'Stylo' dos Gorillaz que conta com a colaboração de Mos Def e Bobby Womack e que serve de apresentação ao novo disco Plastic Beach.
20 janeiro 2010
Diabo na Cruz pelo País
O supergrupo formado por Jorge Cruz, B Fachada, João Pinheiro, Bernardo Barata e João Gil leva na bagagem o disco de estreia, "Virou".
Figueira da Foz, Guimarães, Porto, Aveiro, Leiria e Portalegre são algumas das cidades que vão receber os Diabo na Cruz, numa digressão cujo ponto alto está marcado para os Cinemas São Jorge em Lisboa, no dia 3 de Março.
Confira as datas ao vivo do grupo português:
Fevereiro
12 Figueira da Foz, Centro de Artes e Espectáculos
13 Guimarães, Centro Cultural Vila Flor
Março
05 Porto, Passos Manuel
13 Aveiro, Teatro Aveirense
Abril
01 Leiria, Teatro José Lúcio da Silva
02 Portalegre, Centro de Artes e Espectáculos
08 Guarda, Teatro Municipal
15 Beja, Pax Julia Teatro
24 Alcobaça, Cine-Teatro
19 janeiro 2010
David Bowie - Álbum de tributo em Março
Para algo de completamente diferente, os Megapuss, a banda de Devendra Banhart, e o ex-Red Hot Chili Peppers John Frusciante, em "jointventure" com os Swahili Blonde, optaram por versões em castelhano dos temas "Sound + Vision" e "Red money", respectivamente.
Os MGMT, anteriormente anunciados como parte do projecto, já não constam na lista de participações do álbum, ainda sem nome, cuja receita reverte inteiramente para a instituição de caridade Warchild.
Entretanto, já no dia 25 de Janeiro, o camaleão do rock lança o trabalho ao vivo "A reality Tour", gravado em 2003, também com edição em DVD.
in Público
Yoko Ono em concerto com a Plastic Ono Band
Quarenta anos após o concerto Live Peace in Toronto, que juntou John Lennon e a Plastic Ono Band - com Eric Clapton na guitarra, Klaus Voorman no baixo e Alan White, que depois integraria os Yes, na bateria -, a banda de Yoko Ono vai voltar ao palco, no próximo dia 16 de Fevereiro, para um espectáculo único na Academia de Música de Brooklin, em Nova Iorque.
Além de Ono, Clapton e Voorman, que integraram a formação original - se a expressão faz sentido aplicada a um grupo que nunca teve um elenco fixo -, o concerto incluirá ainda uma série de ilustres músicos convidados, como Paul Simon, Thurston Moore, Kim Gordon, Martha Wainwright, e ainda os japoneses Yuka Honda, Cornelius e Haruomi Hosono, da Yellow Magic Orchestra. Está também prevista a participação de Sean Lennon, filho de Yoko e John.in Público
18 janeiro 2010
17 janeiro 2010
AIR no Coliseu de Lisboa : corrente de ar
Primeiro grande concerto de 2010 em Lisboa primeira enchente do Coliseu dos Recreios. A sala esgotou para receber os franceses AIR e ouvir os sons que marcaram o fim dos anos 90 e que entusiasmaram muito mais que a produção actual dos parisienses.
O facto da lotação do Coliseu ter esgotado explica-se com Moon Safari. O disco de 1998 que revelou a dupla gaulesa ao mundo é , cada vez mais, um marco sonoro dos anos 90. Não é de estranhar que tenha conhecido recentemente um reedição luxuosa porque é lá que moram os grandes clássicos dos AIR que alongaram a magia já em plena década 00 com a banda sonora do filme de Sofia Coppola !The Virgin Suicides!. Depois souberam sobreviver com mais 4 discos que nunca chegaram a ser de má qualidade mas também nunca superaram o arranque da carreira. O mais recente, "Love 2", é o que serve de pretexto para mais uma digressão e uma passagem por Portugal.
Indo directo ao que achamos ser os defeitos de uma apresentação ao vivo de Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel, acompanhados por um baterista, é que ignoram algumas das suas composições mais belas no alinhamento. Estamos a pensar em "All I Need", canção maior da sua obra. Já nem pedíamos a presença de Beth Hirsch mas podiam facilmente ter trazido uma vocalista para o efeito. Até deste recente disco é esquecida "Sing Sang Sung" que foi o single de apresentação.
Os AIR tocam duas dezenas de canções no seu concerto mas preferem hipnotizar, para não dizer adormecer, os seus fãs no primeiro terço da noite com apresentação dos temas mais recentes o que faz perder a ligação quente entre plateia e palco. Depois compensam quando a meio chegam a "Cherry Blossom Girl", "How Does It Make You Feel?", "Talisman", ao assobio de "Alpha Beta Gaga" e acabam com "Kelly Watch The Stars".
Uma actuação verdadeiramente em crescendo acordando a sala para as felizes memórias dos tempos em que descobrimos Moon Safari.
O encore serve para aclamar os clássicos "Sexy Boy" e "La Femme D'Argent" que chega a ser épico instrumentalmente e que encerra em beleza o concerto.
16 janeiro 2010
15 janeiro 2010
Metallica em Dose Dupla no Atlântico
14 janeiro 2010
Último álbum de estúdio de Johnny Cash editado em Fevereiro
O último álbum de estúdio do cantor norte-americano Johnny Cash, gravado em 2002, um ano antes da sua morte, vai ser editado no final de Fevereiro, foi hoje anunciado.
O álbum é intitulado "American VI: Ain´t no grave" e faz parte da série de discos que Johnny Cash gravou desde os anos 90 com o produtor Rick Rubin para a editora American Recordings.
Cash, considerado um dos nomes mais importantes do country-rock, morreu em 2003, aos 71 anos, mas deixou pelo menos quatro registos daquela série discográfica, três dos quais já editados entre 2003 e 2006.
"American VI: Ain't no grave" apresenta dez temas que gravou num registo mais intimista, à guitarra acústica, e, à semelhança dos registos anteriores, volta a ter versões de canções de outros artistas, como Bob Dylan, Sheryl Crow e Kris Kristofferson. Há ainda um inédito, intitulado "First Corinthians".
De acordo com a revista "New Musical Express", a edição do álbum está aprazada para o final de Fevereiro, de forma a coincidir com o 78º aniversário de Johnny Cash, a 26 de Fevereiro.
Nos cinco álbuns anteriores, produzidos por Rick Rubin, Johnny Cash gravou temas de Beck, Depeche Mode, U2, Soundgarden e Tom Waits.
As gravações da série "American Recordings" começaram a ser publicadas em 1994 e devolveram Johnny Cash à ribalta da cena musical, depois de vários anos de pausa.
"Ring on fire", "Man in Black", "Folsom Prison Blues" e "I walk the line" são alguns dos temas mais emblemáticos assinados por Johnny Cash.n
13 janeiro 2010
Uma Bela Prenda para o Meu Aniversário
Simon & Garfunkel have been added to the first weekend of this year’s New Orleans Jazz & Heritage Festival, marking the lone U.S. performance the legendary duo will make in 2010. The pair will perform on Saturday, April 24th, the second day of the festival, which runs until May 2nd. Simon is a vet of the Big Easy’s Jazz Fest; he performed there with the Neville Brothers in the ’80s and played a memorable closing set at the first post-Katrina event.
11 janeiro 2010
George Pringle na 1ª Parte de Air
10 janeiro 2010
The XX Esgotados!
fonte Blitz
09 janeiro 2010
08 janeiro 2010
07 janeiro 2010
Colouring of Pigeons - The Knife, em Colaboração com Planningtorock e Mt. Sims
A dupla Karin Dreijer Andersson e Olof Dreijer, que formam os The Knife, anunciaram o lançamento de um novo álbum baseado nas teorias do naturalista inglês Charles Darwin. Este novo álbum é uma ópera que conta com a colaboração do DJ Mt. Sims e de Planningtorock.
Baptizado como “Tomorrow, In a Year”, o álbum tem o lançamento agendado para Março. A dupla disponibilizou na internet uma das novas músicas para os fãs obterem gratuitamente. A faixa tem o nome de “Colouring of Pigeons” e está disponível para audição e ‘download’ no endereço www.theknife.net.
06 janeiro 2010
Sherlock Holmes
Fui ver o filme Sherloke Holmes e aquelas imagens despertaram em mim a enorme vontade de recuperar um disco que já estava esquecido e que é relativamente recente.
The Good, The Bad and The Queen
Câmara de Lisboa garante recuperação do edifício do Hot Clube
A direcção do Hot Clube saiu satisfeita da reunião. Inês Cunha disse à TSF que a melhor garantia para a reabertura foi dada esta tarde. O edifício será integrado no plano de recuperação do Parque Mayer.
Os responsáveis vão nos próximos dias tentar encontrar instalações provisórias para o Hot Clube funcionar até as obras estarem concluídas. Para já, a programação está cancelada até Agosto.
Mão Morta Com Disco Novo no 25º Aniversário
05 janeiro 2010
The XX na Aula Magna a 25 de Maio
Banda formada por Jamie Smith, Romy Croft, Baria Qureshi e Oliver Sim, quatro jovens músicos, todos eles com 20 anos de idade, os XX lançaram no início de 2009 o extraordinário álbum “XX”, registo que revela uma música absolutamente intemporal, evocadora do melhor da pop electrónica das últimas décadas. De um momento para o outro, foram catapultados para o estrelato, iniciando uma digressão “non-stop” pelos quatro cantos do mundo.
Um breve olhar na lista de concertos agendados para os próximos tempos e ficamos com uma ideia clara do impacto que esta banda está, subitamente, a ter em todo o mundo. Seis meses foram o suficiente para que o disco de estreia ocupasse um lugar de destaque em quase todas as listas dos melhores do ano, conquistando uma unanimidade pouco usual em torno da sua música.
Agora com uma formação de três elementos, com relatos de concertos que apontam o seu espectáculo ao vivo como uma experiência que nos marca profundamente, os XX continuam imparáveis, perpetuando um som vibrante, hipnótico e sensual. No texto do Jornal Público que os apontava como um dos melhores projectos de 2009, Victor Belanciano referia: “Um ritmo, uma linha de baixo, uma guitarra serpenteante, em redor espaço, e duas vozes num jogo de movimentos circulares. É um disco de uma era onde já não interessa caracterizar os géneros... música de aderência imediata, capaz de tocar várias gerações com uma facilidade desconcertante”.
25 de Maio, 22h
Preço 25€
Nomes para 2010
Os nomes que vão dar que falar e ouvir em 2010 segundo os destaques da Blitz e da imprensa internacional em geral:
Joy Orbison
Tem 22 anos e chama-se Peter O'Grady. O artista londrino escolheu como nome artístico Joy Orbison e apresenta-se como um dos novos valores do dubstep. O primeiro single "Hyph Mngo" recolheu bastantes elogios e os novos temas sairão com a chancela Doldrums, propriedade do artista.
The Drums
Com influências que vão dos Joy Division aos Smiths, passando pelas Shangri-Las, os nova-iorquinos Drums são uma das grandes apostas da britânica BBC para este ano. Rock simples e directo ao assunto é o mote das canções do quarteto, entre as quais se encontram "I Felf Stupid" ou "Let's Go Surfing" .
Ke$ha
É a nova menina rebelde da pop californiana. Ke$ha, de apenas 22 anos, começou por dar que falar no tema "Right Round" de Flo Rida mas acaba de estrear com o primeiro álbum Animal . "TiK ToK" é a canção de que se fala.
Washed Out
O norte-americano Ernest Greene está a dar que falar do lado de lá do Atlântico (a Pitchfork e a Rolling Stone apostam nele). Sob o nome Washed Out, o músico já deu a conhecer temas como "You'll See It" e "Feel It All Around" através do seu blog pessoal http://ernestgreene.blogspot.com/ .
Erik Hassle
É sueco mas está baseado em Londres. Erik Hassle tem apenas 21 anos e estreou-se em 2009 no país natal com o álbum Hassle , a ser editado internacionalmente com a chancela de uma grande editora. "Hurtful" e "Don't Bring Flowers" são os singles editados até à data.
Ellie Goulding
Escritora de canções do País de Gales, Ellie Goulding está neste momento a gravar o primeiro álbum de originais, a editar com o carimbo de uma grande editora. Arrebatou no final do ano passado o prémio da crítica nos Brit Awards e tem já editado o single "Under the Sheets", que terá como sucessor "Starry Eyed".
Drake
Começou como actor de televisão mas resolveu fazer a ponte para a música. O primeiro álbum do canadiano Drake intitula-se Thank Me Later e tem edição assegurada pela editora de Lil Wayne, que assegura também a produção do registo. O single mais recente intitula-se "Forever" e conta com colaborações de Eminem, Kanye West e Lil Wayne.
Justin Bieber
Com apenas 15 anos, o canadiano Justin Bieber começou a dar que falar no YouTube, mas rapidamente assinou com uma multi-nacional (com uma ajudinha de Usher). A primeira parte do álbum de estreia saiu para as lojas em 2009 e a segunda parte está agendada para o próximo mês de Março. Da primeira parte de My World faz parte o single "One Time".
Marina and the Diamonds
Passou o ano nos ouvidos dos melómanos mais atentos, com singles como "I Am Not a Robot" ou "Mowgli's Road", mas é em 2010 que edita o primeiro álbum de estúdio. "Hollywood" é o single que apresenta The Family Jewels e aquele que se arrisca a colocar a galesa Marina Diamandis no mapa das revelações do ano .
Delphic
"Counterpoint" foi o single que os apresentou ao mundo, mas só quase um ano depois se estreiam nos longa-duração. Acolyte é a estreia do projecto de Manchester, nas lojas ainda este mês, e tem em "Doubt" o primeiro single.
Daisy Dares You
É londrina e do alto dos seus 16 anos aponta como grandes influências Karen O dos Yeah Yeah Yeahs, Lykke Li ou Natasha Khan, mais conhecida como Bat for Lashes. Daisy Dares You está a preparar o álbum de estreia mas já mostrou o primeiro single "Number One Enemy".
Gold Panda
Já assinou remisturas para nomes como Marina and the Diamonds, Telepathe, Noah and the Whale ou Bloc Party e começa agora a dar que falar em nome próprio. Gold Panda editou o EP Miyamae em 2009, registo que incluia o single "Back Home".
Kid Sister
Rapper de Chicago, Kid Sister estreou-se no final de 2009 com o álbum Ultraviolet , mas já tinha sido apresentada ao mundo com o single "Pro Nails", em colaboração com Kanye West. O cartão de visita do álbum é "Right Hand Hi".
04 janeiro 2010
Novo disco dos Vampire Weekend está online
Morreu a cantora Lhasa de Sela
A cantora americano-mexicana Lhasa de Sela, que contava 37 anos, morreu na sexta-feira à noite em Montreal, no Canadá, onde vivia há vários anos. O anúncio foi feito ontem por David-Etienne Savoie, que geria a carreira da artista, que passou várias vezes por Portugal.
"Um cancro da mama que ela combateu com coragem e determinação durante mais de 21 meses finalmente levou-a", anunciou Savoie através de um comunicado divulgado em nome de familiares e amigos da cantora.Lhasa de Sela morreu na sua casa em Montreal no dia 1 de Janeiro, pouco depois da meia-noite, precisa o mesmo texto.
Tindersticks – Falling Down a Mountain (2010)
Aqui está a primeira proposta para 2010. O regresso dos Tindersticks aos discos com este Falling Down a Mountain.
The new album by Tindersticks picks up where the band’s wonderful return to form on The Hungry Saw (2008) left off. With founding members Stuart Staples (vocals, guitar), David Boutler (keys, vibes) and Neil Fraser (guitar) joined by longtime collaborator Terry Edwards (horns), recent recruit Dan McKinna (bass) and a cast of additional players, Tindersticks deliver a follow up album that brims with similar texture, swinging from exuberance to melancholy and back, with healthy tinges of ‘Northern Soul’ and Staples’ inimitable deadpan voice anchoring the album throughout.
Constellation is releasing Falling Down A Mountain in North America only in all formats: custom gatefold paperboard CD package; deluxe 180gLP edition that includes a CD copy of the album and a limited-edition poster; digital download; and exclusively through our direct mail-order web shop, an MP3 Poster that provides an exclusive silk-screen poster sent in a tube and a download code for an MP3 version of the album delivered via email.
E já pode ser ouvido por aqui.
Os Tindersticks vão estar a 7 de Fevereiro no Cineteatro de Estarreja.
Soundgarden de Volta
Os contornos da reunião não são por enquanto conhecidos, mas já existe um site onde os interessados se podem inscrever, repleto de links para redes sociais como o Facebook e o Twitter, nas quais a banda já marca presença.
via Blitz
03 janeiro 2010
Concertos para 2010
Erol Alkan
15 de Janeiro, Lux, Lisboa
16 de Janeiro, Teatro Sá da Bandeira, Porto (Clash Club). Bilhetes a 12,50 euros (venda antecipada) e 15 euros (próprio dia)
Air
16 de Janeiro, Coliseu de Lisboa. De 28 a 32 euros
Billy Talent
22 de Janeiro, Coliseu de Lisboa. Bilhetes a 25 euros.
Clubbing Optimus de Janeiro
23 de Janeiro, Casa da Música, Porto. Spank Rock, Lindstrøm e Makossa & Megablast.
Arctic Monkeys
2 de Fevereiro, Coliseu do Porto
3 de Fevereiro, Campo Pequeno, Lisboa. Bilhetes de 24 a a 35 euros.
Fu Manchu
5 de Fevereiro, Santiago Alquimista, Lisboa. Bilhetes a 20 euros.
Tindersticks
3 de Fevereiro, Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Raínha
5 de Fevereiro, Centro Cultural Olga Cadaval
Fields of the Nephilim
6 de Fevereiro, Coliseu do Porto. Bilhetes a 25 euros.
Joss Stone
14 de Fevereiro, Coliseu do Porto. Bilhetes de 26 a 34 euros.
15 de Fevereiro, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 28 a 32 euros.
Australian Pink Floyd
18 de Fevereiro, Campo Pequeno, Lisboa
19 de Fevereiro, Pavilhão Rosa Mota, Porto. Bilhetes de 22 a 35 euros.
Album Leaf
25 de Fevereiro, Santiago Alquimista, Lisboa. Bilhetes a 17 euros.
Fiery Furnaces
26 de Fevereiro, Santiago Alquimista, Lisboa. Bilhetes a 20 euros.
Adam Green
4 de Março, Santiago Alquimista, Lisboa. Bilhetes a 20 euros.
Joan Baez
8 de Março, Casa da Música, Porto. Bilhetes a 40 euros.
10 de Março, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 20 a 55 euros.
Cranberries
10 de Março, Campo Pequeno, Lisboa. Bilhetes de 22 a 36 euros.
Final Fantasy/Owen Pallett
10 de Março, Teatro Maria Matos, Lisboa
La Roux
13 de Março, Lux, Lisboa. Bilhetes a 25 euros.
Yo La Tengo
14 de Março, Aula Magna, Lisboa. Bilhetes de 23 a 30 euros.
15 de Março, Casa da Música, Porto. Bilhetes a 23 euros.
Spandau Ballet
14 de Março, Pavilhão Atlântico, Lisboa. Bilhetes de 25 a 40 euros.
Florence and the Machine
16 de Março, Aula Magna. Bilhetes entre 23 e 30 euros.
Beach House
17 de Março, Lux, Lisboa
18 de Março, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
Tangerine Dream
25 de Março, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 20 a 45 euros.
Blood Red Shoes
11 de Abril, Santiago Alquimista, Lisboa. Bilhetes a 20 euros.
Mika
16 de Abril, Campo Pequeno, Lisboa. Bilhetes de 30 a 35 euros.
Tokio Hotel
7 de Abril, Pavilhão Atlântico, Lisboa. Bilhetes de 28 a 40 euros.
Susanna and the Magical Orchestra
12 de Abril, Teatro Maria Matos, Lisboa
Ney Matogrosso
30 de Abril, Coliseu do Porto. Bilhetes de 15 a 50 euros.
1 de Maio, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 20 a 55 euros.
Cesária Évora
8 de Maio, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 15 a 50 euros.
Metallica
18 de Maio, Pavilhão Atlântico, Lisboa. Bilhetes de 35 a 50 euros.
Jamie Cullum
25 de Maio, Coliseu de Lisboa. Bilhetes de 20 a 50 euros.
Santana
25 de Maio, Pavilhão Atlântico, Lisboa. Bilhetes de 25 a 45 euros.
Muse
27 de Maio no Rock In Rio Lisboa 2010
Pearl Jam
10 de Julho no Optimus Alive!10 (um dia: 50 euros; três dias: 90 euros)
Mark Knopfler
27 de Julho, Campo Pequeno, Lisboa. Bilhetes de 25 a 60 euros.
U2
2 e 3 de Outubro, Estádio de Coimbra. Bilhetes esgotados.