Banda formada por Jamie Smith, Romy Croft, Baria Qureshi e Oliver Sim, quatro jovens músicos, todos eles com 20 anos de idade, os XX lançaram no início de 2009 o extraordinário álbum “XX”, registo que revela uma música absolutamente intemporal, evocadora do melhor da pop electrónica das últimas décadas. De um momento para o outro, foram catapultados para o estrelato, iniciando uma digressão “non-stop” pelos quatro cantos do mundo.
Um breve olhar na lista de concertos agendados para os próximos tempos e ficamos com uma ideia clara do impacto que esta banda está, subitamente, a ter em todo o mundo. Seis meses foram o suficiente para que o disco de estreia ocupasse um lugar de destaque em quase todas as listas dos melhores do ano, conquistando uma unanimidade pouco usual em torno da sua música.
Agora com uma formação de três elementos, com relatos de concertos que apontam o seu espectáculo ao vivo como uma experiência que nos marca profundamente, os XX continuam imparáveis, perpetuando um som vibrante, hipnótico e sensual. No texto do Jornal Público que os apontava como um dos melhores projectos de 2009, Victor Belanciano referia: “Um ritmo, uma linha de baixo, uma guitarra serpenteante, em redor espaço, e duas vozes num jogo de movimentos circulares. É um disco de uma era onde já não interessa caracterizar os géneros... música de aderência imediata, capaz de tocar várias gerações com uma facilidade desconcertante”.
25 de Maio, 22h
Preço 25€