27 fevereiro 2010

Festival de Vilar de Mouros só regressa em 2011

O Festival de Vilar de Mouros vai regressar apenas em 2011, depois de goradas as tentativas de realização de uma edição em 2010, confirmou hoje à agência Lusa a autarca local, Sónia Fernandes.

O decano dos festivais portugueses de música ao ar livre pretende regressar com uma edição "em grande" comemorativa dos 40 anos do chamado "Woodstock português", que em 1971 levou à aldeia do Alto Minho milhares de pessoas para assistir aos concertos de Elton John e Manfred Mann.

Nos últimos meses, a Câmara de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros tiveram contactos com algumas produtoras na tentativa de retomar o festival em 2010, mas não conseguiram reunir as condições necessárias.

O Festival de Vilar de Mouros não se realiza desde 2006, ano em que o 35.º aniversário foi assinalado com 35 bandas ao preço único de 35 euros.

A edição de 2007, para a qual estava anunciada a estreia em Portugal de Brian Wilson, dos Beach Boys, foi cancelada três semanas antes das datas programadas, com críticas da Portoeventos e Junta de Freguesia à escassez de apoios da Câmara de Caminha.

O diferendo só ficou sanado em abril de 2009, quando as três entidades assinaram um protocolo que abria a possibilidade do regresso do festival ainda esse ano, o que não chegou a acontecer.

O documento preconizava a criação de uma entidade constituída pela câmara e pela junta, "que, complementada com eventuais parcerias a celebrar com entidades terceiras, consiga levar a bom porto a reedição do festival já no ano de 2009".

As duas autarquias passaram a ter a mesma cor política em outubro de 2009, quando o PSD reconquistou a Junta de Vilar de Mouros por dois votos, interrompendo 20 anos de liderança da CDU.