26 fevereiro 2010

Screamadelica de Volta


Com a industria discográfica em constante crise, abundam as novas formas de explorar o negócio da música. Cedência de direitos de imagem a jogos de computador, venda de "ringtones" para telemóveis, regressos de bandas há muito inactivas e. visitas ao baú dos álbuns míticos.

Pixies, Dinosaur Jr, Mudhoney, Slint ou os Stooges de Iggy Pop já o fizeram. Desta vez, são os Primal Scream a recordar o aclamado "Screamadelica", de 1991.

No dia 27 de Novembro, o disco vai passar a ser concerto (no Olympia, em Londres); os bilhetes já estão à venda. O alinhamento do concerto não terá nada a ver com o daqueles que o nosso país recebeu nos últimos dois anos (em 2009 no Festival Marés Vivas, em Gaia, um ano antes em Paredes de Coura). Temas que nunca foram tocados ao vivo e outros que são não tocados há alguns anos serão apresentados pela banda de Bobby Gillespie.

O disco de "Loaded", "Movin' on up" e "Come together", canções que quebraram o gelo entre os ritmos dançáveis do tecno e o rock, será integralmente interpretado pelos elementos actuais do colectivo escocês, por um fundamental coro de gospel e por Denise Johnson que, por uma noite, regressa à banda que abandonou há 15 anos.

Paralelamente a este revisitar de "Screamadelica", os Primal Scream estão a trabalhar no sucessor de "Beautiful Future" (2008).

fonte Público