25 fevereiro 2010

Mike Scott dá música a W. B. Yeats

Os Waterboys já têm um caso com W. B. Yeats, o pai fundador da poesia irlandesa (e do mítico teatro nacional, da Irlanda, o Abbey Theatre), pelo menos desde que incluíram o poema "The stolen child" no alinhamento de "Fisherman's Blues", álbum de 1988. De 15 a 20 de Março levam esse caso mais longe com "An Appointment with Mr. Yeats".

Trata-se de uma série de cinco concertos (com prolongamento, em versão revista e aumentada, a 7 de Novembro, no novo Grand Canal Theatre) construídos a partir de uma "shortlist" de 20 poemas do autor.

É um projecto de Mike Scott, que se habituou em pequeno a folhear a poesia de Yeats nas prateleiras da mãe e que ali continua a encontrar os temas místicos e as cantigas de amor que o entusiasmam.

"An Appointment with Mr. Yeats" foi feito ao piano, com a poesia completa de Yeats à mão: "Lia a primeira linha de cada poema e, se ela me sugeria uma melodia, sabia que podia funcionar e que tinha ali material para trabalhar".

Os bilhetes para a primeira série de concertos já estão esgotados e, admite Mike Scott, é assustadora a ideia de levar Yeats "a sítios onde ele nunca foi" precisamente no teatro por ele fundado em 1904: "Yeats já foi musicado inúmeras vezes, mas sempre de maneira reverente. É o poeta nacional da Irlanda, e portanto pôr a poesia dele num concerto rock é um 'statement' radical. Mas o Abbey tem a tradição de investir em 'statements' radicais - a própria criação de um teatro nacional irlandês em 1904 foi um 'statement' radical".

À actual formação dos Waterboys vão juntar-se, em palco, Katie Kim (voz), Simon Wallace (teclas), Sarah Allen (flauta), Blaise Margall (trombone), Ash Soan (bateria), Marc Arciero (baixo) e Ruby Ashley (oboé). Dada a escala do projecto, ainda não é seguro que venha a circular por outros países; confirmada está, no entanto, uma edição em disco.

fonte Público