16 maio 2007

Logo à Noite; The Who no Pavilhão Atlântico

Após quatro décadas de espera, Portugal vai finalmente ver The Who. Quem? Aquela banda que deu ao mundo clássicos tão marcantes e influentes como "My generation", "Baba O' Riley" ou "The kids are alright". O concerto está agendado para dia 16 de Maio, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.Os veteranos e lendários Pete Townshend e Roger Daltrey são os anfitriões desta viagem de memórias. É um canal de recordações com grandes momentos musicais, mas também com vários episódios trágicos que quase paralisaram a banda de vez. A morte do baterista Keith Moon, em 1978, foi um deles. A morte de John Entwistle, em 2002, reavivou o luto.

Mas algo reacendeu a vontade de continuar a espalhar a palavra. No ano passado, Townshend e Daltrey voltaram a gravar com The Who, pela primeira vez em mais de 20 anos. O resultado? "Endless Wire", que tem sido francamente aplaudido pela critica, pondo em cheque os sobrolhos levantados perante uma manobra que podia, à primeira vista, ser encarada como puramente comercial. "É uma movimentação rara e inesperada, de uma banda do Passeio da Fama, que ganha créditos por ser mais do que o habitual esquema pensionista do dá-às-pessoas-o-que-elas-querem", escreveu a "Pitchfork".

Os The Who que vêm a Portugal cantar versos-chave como "Hope I die before I get old" podem ser "apenas" metade. Mas essa metade ressurge com uma energia renovada. E vem bem acompanhada: nas teclas, John "Rabbit" Bundrick, velho conhecido dos anos 70; no baixo, Pino Palladino, músico já convocado por Eric Clapton e Paul McCartney; na bateria, Zak Starkey, filho de Ringo Starr; na guitarra, Simon Townshend, irmão de Peter.

in Público