A banda, fundada em São Paulo por Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee, foi uma das principais formações de rock experimentalista e psicadélico dos anos 60, responsável por êxitos como «Panis et Circenses», «Ando Meio Desligado», «A minha menina», «Baby» ou «É proibido proibir».
O concerto em Lisboa surge um ano depois de os Mutantes se terem juntado novamente a convite do Barbican Center, em Londres, onde gravaram em Maio de 2006 um CD e DVD ao vivo.
Na altura, Rita Lee recusou voltar a actuar, tendo sido substituída na voz por Zélia Duncan.
Em Lisboa deverá ser essa a formação, com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista, Zélia Duncan e Ronaldo Leme (Dinho), baixista que se juntou à banda original na gravação do segundo álbum, «Mutantes» (1969).
O primeiro festival Delta Tejo decorrerá entre os dias 20 e 22 de Julho no Alto da Ajuda, em Lisboa.
O cartaz tem como mote a escolha de artistas provenientes de países produtores de café, como o Brasil, o México, Cuba, Espanha e Portugal.
Do cartaz farão ainda parte os brasileiros Carlinhos Brown e Daniela Mercury, os cubanos Orishas e os portugueses João Gil e Luís Represas, que se juntam ao vivo mais de dez anos depois da separação dos Trovante.