12 maio 2007

Porquê ir a Coimbra Ver George Michel?

Porque é uma das personagens principais do chamado Pop nas últimas décadas.
Passou os anos 80 de jeans rasgados a tirar da sua guitarra alguns dos refrões mais reconhecidos pelo mundo fora, e que ainda hoje fazem as delícias das rádios. Isto enquanto espalhava charme pelas teenagers que vacilavam só de ouvir falarm em Wham!.
Passada a fase pop teen, George Michel avança com toda a segurança para uma carreira a solo que marcaria os primeiros anos da década de 90 vendendo milhões de discos, ganhando Grammys, actuando ao lado de velhos ídolos como Aretha Franklin, ou Elton John. Num registo mais badaladeiro, entre a soul, e o r&b, o homem lá acertava na fórmula que o levou aos pícaros da fama pop.
Depois de começar tão bem os 90's, assinaram-lhe a sentença de morte (artística, claro) numa casa de banho público num parque dos Estados Unidos. Foi a sua homosexualidade a vir ao de cima, e a imprensa a massacrá-lo. O golpe de génio veio quando menos se esperava.
Se George Michael ainda hoje parte para grandes e rentáveis digressões muito se deve à fabulosa resposta audiovisual no formato de Outside:


Foi o relançar da carreira assumindo tudo o que era, e ridicularizando tudo o que lhe aconteceu, principalmente tendo na mira a critica norte americana.
O tema foi um sucesso e um pouco por todo o mundo voltou-se a dançar nas pistas ao som de George Michael!
Já no século XXI veio o completar da reviravolta do inteligente artista. Com um só videoclip gozou com políticos, e políticas, inglesas, e americanas. O single Shoot The Dog foi recebido com sorrisos, e aprovação geral:


Para trás ficam mais de 20 anos de canções reconhecidas por quaquer humano aos primeiros acordes. Hoje em Coimbra, George Michael vai apresentá-las aos portugueses pela primeira vez, e ali vão desfilar pedaços da rica, e complexa, história da Pop Music que não é indiferente à geração de 70, especialmente aqueles que costumam frequentar este tipo de eventos (e hoje este o primeiro grande concerto de massas em 2007) e não conseguem recusar companhia às amigas da mesma geração. É como ir ao cinema ver um filme inofensivo.