28 maio 2007

Terrakota - Oba Train

Os Terrakota estão de regresso com o seu 3º disco de originais. E que regresso, meus amigos!
O álbum "Oba Train" vem mesmo a tempo de ser adoptado como banda sonora dos dias de verão que estão para chegar. Nesta altura não há ninguém que não pense nas suas férias, e comprar o novo disco dos Terrakota pode ser o primeiro, e importante, passo para o sucesso ao nível de companhia musical quer se vá para o campo, ou para a praia.
Isto porque o grupo volta a atirar-se para muitas áreas diferentes dos chamados géneros musicais, e consegue fazê-lo de forma magistral.
"Oba Train" é o feliz casamento do conceito musical multifacetado, com a mensagem das letras críticas, e de mensagens fortes, inteligentes, certeiras, e cantadas em várias línguas. Há aqui muito por onde pegar.
O melhor elogio que se pode fazer aos Terrakota é que conseguem transpôr para disco a alma, e o ambiente dos seus festivos concertos, e por isso assinam o melhor disco que até hoje gravaram.

Para isso muito contribui a excelente performance de Romi que está a cantar cada vez melhor, e neste disco já aparece em nível muito elevado. Ela sente-se à vontade tanto no andamento mais hip hop, em que contam com a colaboração Ikonoklasta,e de Conductor, do Conjunto Ngonguenha, como nos ritmos africanos, sul americanos, ou jamaicanos. É um autêntico tratado de globalizão em forma de disco, e com grandes canções capazes de nos acompanharem meses a fio.
Interessante é também o facto do disco estrear uma nova editora ( Gumalaka ) que é o resultado da junção de esforços entre Matarroa e Rádio Fazuma, e que foi gravado no estúdios dos Blasted Mechanism. Tudo boa gente, portanto.
Além de ser um excelente disco, há que dizer que uma edição que conta com a colaboração do grande U-Roy já merece tudo de bom, e a verdade é que a lenda jamaicana participa no disco. Os Terrakota aproveitaram a sua passagem por cá para o convidarem. E fizeram muito bem porque valorizaram ainda mais um disco que merece ser reconhecido por toda a gente.