24 outubro 2007

Quarteto 1111 no MusicBox: Lendas revisitadas

Noite de festa, e casa cheia no MusicBox em Lisboa para celebrar o lançamento do livro dedicado à história do mítico grupo Quarteto 1111. Várias gerações de músicos, e apreciadores das raízes do nosso rock, misturaram-se num convívio animado que muito orgulhou António Pires, o autor do livro.

O livro «As Lendas do Quarteto 1111» andava de mão em mão e amigos de longa data procuravam o autor para ficarem com uma dedicatória. Muitas caras conhecidas entre jornalistas e músicos, não tendo sequer faltado a presença de Luís Pinheiro de Almeida a quem António Pires dedicou um capítulo inteiro. Aliás, foi no grupo de conversas onde esteve Pinheiro de Almeida que se ouviram as histórias mais interessantes da noite, e onde se podia ouvir as explicações para as verdadeiras relíquias da música portuguesa que o DJ João Carlos Callixto ia passando. E deu também para ver o single em vinil que Cândido Mota passou há 40 anos no seu programa de rádio altura em que «A Lenda d'El Rei D. Sebastião» foi ouvido pela primeira vez. O single pertence a Pinheiro de Almeida que o levou para casa devidamente autografado.

Foi precisamente a canção «A Lenda d'El Rei D. Sebastião» que foi mais celebrada. Abriu e fechou a pequena actuação do Quarteto 1111, que foi apresentado por Cândido Mota. Apesar de não contar com Tozé Brito, ausente por motivos profissionais em Nova Iorque o agora patrão da Universal não deixou de mandar uma mensagem lida por António Pires. Já o sempre enérgico José Cid comandou as operações, visivelmente satisfeito com o momento vivido e sentido.

No fim ficou o anúncio de um grande concerto marcado para Novembro no Campo Pequeno em que José Cid contará com a presença dos outros 1111. Uma festa bonita à volta de um livro que é de aquisição obrigatória por quem se interesse pela música feita em Portugal.